Diocese de Santo André

Santa Missa com Dom Pedro abre programação da V Semana Diocesana de Comunicação no dia 16 de maio

Promovida pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André, a V Semana de Comunicação acontecerá nos dias 16, 18, 19 e 20 de maio de 2021. A abertura ocorrerá no domingo (16/05), às 11h, com a Santa Missa em Ação de Graças pelos Comunicadores e por todos os agentes da Pascom, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

A ação integra as celebrações do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (16 de maio), inspirada na mensagem do Papa Francisco: “Vem e verás” (Jo 1, 46): Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.

A programação prossegue na terça, quarta e quinta (18 a 20/05), às 20h, com transmissão pelo YouTube da Diocese. Não é necessário fazer inscrição e as lives são abertas a todos os integrantes das Pascoms paroquiais e interessados nas temáticas que envolvem a comunicação.  A organização é da Pastoral da Comunicação sob a coordenação diocesana de Fernanda Minichello e dos padres Tiago Sibula (coordenador do Departamento de Comunicação) e Marcos Vinícius (vice-coordenador do Departamento de Comunicação).
*

Confira a programação: 

Domingo (16/05) – Horário – 11h

Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini em Ação de Graças pelos 32 anos da Pascom, pelos agentes das pastorais da comunicação e por todos os comunicadores

Terça (18/05) – Horário – 20h
Tema: “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.
Palestrante: Tiago Marcon (missionário/celibatário – Comunidade Canção Nova)

Quarta (19/05) – Horário – 20h
Tema: O design gráfico na comunicação católica
Palestrante: Tiago de Carvalho (ilustrador e sócio diretor de criação da Címbalo Comunicação e do perfil @naosouilustra)

Quinta (20/05) – Horário – 20h
Tema : O poder das redes sociais na comunicação católica
Palestrante: Matheus Victor (especialista em mídias sociais e designer gráfico; fundador da Sentinela da Comunicação)

*

Sobre a mensagem do Papa Francisco
A introdução da carta divulgada pelo sumo pontífice, na véspera da Memória de São Francisco de Sales, 23 de janeiro de 2021, padroeiro dos jornalistas e dos comunicadores, recorda a Mensagem para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que para poder contar a verdade da vida que se faz história é necessário sair da presunção cómoda do ‘já sabido’ e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em algum dos seus aspetos.

“Por isso, este ano, desejo dedicar a Mensagem à chamada a «ir e ver», como sugestão para toda a expressão comunicativa que queira ser transparente e honesta: tanto na redação dum jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social. “Vem e verás” foi o modo como a fé cristã se comunicou a partir dos primeiros encontros nas margens do rio Jordão e do lago da Galileia”, cita o Papa Francisco.  Os capítulos da mensagem abordam a necessidade de “gastar a sola dos sapatos”, não apenas produzir as notícias por meio da tecnologia oferecida para a humanidade, mas também promover a arte do encontro e do diálogo através da informação; Francisco ainda fala da dignidade dos profissionais, na busca incessante pela veracidade dos fatos, abrir espaço para boas notícias e pela coragem em denunciar as injustiças do mundo, tendo como objetivo uma sociedade livre da violência e das desigualdades.

Papa Francisco encerra a mensagem dizendo que: “Nas nossas mãos, temos os livros; nos nossos olhos, os acontecimentos”, afirmava Santo Agostinho, exortando-nos a verificar na realidade o cumprimento das profecias que se encontram na Sagrada Escritura. “Assim, o Evangelho volta a acontecer hoje, sempre que recebemos o testemunho transparente de pessoas cuja vida foi mudada pelo encontro com Jesus. Há mais de dois mil anos que uma corrente de encontros comunica o fascínio da aventura cristã. Por isso, o desafio que nos espera é o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são”, finaliza.

 

Leia aqui, a mensagem, na íntegra: 

 

*Recorde as quatro primeiras edições da Semana Diocesana de Comunicação:

1ª edição
Semana da comunicação tem início em nossa Mitra Diocesana

*
2ª edição
PasCom Diocesana transmite formação para seus agentes

*

3ª edição
Semana de Comunicação prioriza informação humanizada e inclusão nas mídias sociais

Missa em Ação de Graças pela Pastoral da Comunicação Diocesana

*

4ª edição
Abertura da Semana de Comunicação indica caminho das boas histórias

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André

Fé e esperança marcam a Peregrinação dos Enfermos e Idosos na Basílica Menor