“É sempre nossa missão balancear dois aspectos importantes na vida do agente de Pastoral da Comunicação: a espiritualidade e a técnica”. Realizada nos dias 16, 18, 19 e 20 de maio de 2021, a V Semana de Comunicação da Diocese de Santo André proporcionou aprendizado, num formato interativo, por meio de palestras online aos comunicadores, agentes da Pascom e interessados nos temas para potencializar os meios de evangelização e apresentar subsídios para que a Boa Nova chegue a todos. A ação integrou as celebrações do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (16 de maio), inspirada na mensagem do Papa Francisco: “Vem e verás” (Jo 1, 46): Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.
Não conseguiu assistir todas as palestras? Aqui você pode acessar todo o conteúdo e promover até formações em suas paróquias:
1º Dia: “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são
Palestrante: Tiago Marcon (missionário/celibatário – Comunidade Canção Nova): https://www.youtube.com/watch?v=3HFLAU1xBn4
2º Dia: O design gráfico na comunicação católica
Palestrante: Tiago de Carvalho (ilustrador e sócio diretor de criação da Címbalo Comunicação e do perfil @naosouilustra): https://www.youtube.com/watch?v=D758CDW_Fu8&t=3172s
3º Dia: O poder das redes sociais na comunicação católica.
Palestrante: Matheus Victor (especialista em mídias sociais e designer gráfico; fundador da Sentinela da Comunicação): https://www.youtube.com/watch?v=b7wFp40puVo
Vale recordar que a abertura da V Semana de Comunicação aconteceu no domingo (16/05), no 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com a Santa Missa em Ação de Graças pelos Comunicadores e por todos os agentes da Pascom, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.
A missão de unir técnica e espiritualidade
A Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André, sob a coordenação diocesana de Fernanda Minichello, do seminarista Gustavo Laureano, da leiga Taíse Palombo, e dos padres Tiago Sibula (coordenador do Departamento de Comunicação) e Marcos Vinícius (vice-coordenador do Departamento de Comunicação), elaborou um texto em que destaca a avaliação positiva desses três dias de formação e os frutos que serão gerados em todas as sete cidades da Igreja Católica no Grande ABC e através do formato online chegando a outras dioceses/ arquidioceses do país. “Na Semana da Comunicação, é sempre nossa missão balancear dois aspectos importantes na vida do agente de pastoral da comunicação: a espiritualidade e a técnica. Refletindo sobre a mensagem do Papa Francisco, recordamos a importância de estarmos juntos às pessoas onde elas estão e como elas estão, “gastando as solas dos sapatos”, querendo sempre anunciar a Boa Nova do Reino.”
“No seu formato online, a Semana da Comunicação teve a oportunidade de convidar palestrantes que estão mais distantes geograficamente, capazes de aprendermos com outras experiências pastorais. Além disso, atingimos grupos fora do contexto diocesano, mostrando a importância destes novos meios de encontro.”
*
Formato interativo e democrático
O agente da Pascom da Paróquia Cristo Rei (Diadema), Yuri Novaes, destaca que a V Semana Diocesana de Comunicação veio num formato bem interativo e acessível neste ano. “Essa plataforma online faz com que aumente a participação e deixe ainda mais democrático todo conhecimento passado nesses dias”, comenta. Quanto às formações, Yuri considera todas excepcionais ao conhecimento para que se coloque em prática nas paróquias.
“Começando com um toque profundo na espiritualidade, refletindo a carta do Papa Francisco e iluminando a quem devemos chegar por meio dessa evangelização com o Tiago Marcon e passando por dicas técnicas, práticas e que nos empolga a aplicar em nossas paróquias com Tiago de Carvalho e Matheus Victor. Por fim, voltamos a nossos grupos cheios de espírito de mudança e aperfeiçoamento do nosso trabalho”, agradece.
*
Anunciar Cristo nas mais distantes realidades
O coordenador da Pascom Guadalupana (Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Região SBC – Anchieta), Ramon Lopes, sintetiza que nesta V Semana da Comunicação aprendemos a anunciar Cristo nas mais distantes realidades, ao utilizar dos recursos disponíveis em nossas mãos e ao nosso alcance. “Sob a luz e condução do Espírito Santo, o qual somos chamados de início a um encontro íntimo com o Senhor, a fim de que, possamos colocar em prática os nossos dons e dádivas de comunicar! Anunciar a boa nova é a nossa missão! Amando sem limites, sem fronteiras, ultrapassando barreiras e obstáculos, para que assim de uma forma evangelizadora, o Reino de Deus cresça!”, enfatiza.
“Que o maior e verdadeiro comunicador de todos os tempos, o nosso Salvador, Jesus Cristo, nos conduza nessa missão de proclamar o Evangelho a todas as criaturas!”, completa Ramon.
*
A importância da evangelização a distância
Por fim, uma das coordenadoras da Pascom Região Pastoral São Caetano do Sul e da Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade, Andréa Gunter, elogiou todas as palestras apresentadas nesta edição da Semana de Comunicação. “Todos os pontos foram importantíssimos. Porém, vale destacar a importância da evangelização a distância, de levar Jesus a quem não conhece como foi dito no primeiro dia. Outro ponto importantíssimo foi a questão da identidade visual, da harmonização das artes, da página, entre outros pontos. Enfim, valeu demais estas formações”, conclui.