Live apresenta uma Igreja sinodal como proposta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Organizada pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, a Live Diocesana reuniu na noite de segunda-feira (07/06), entre 300 a 400 pessoas simultaneamente, que conheceram os objetivos e as orientações sobre como participar do processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Com o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”, o evento acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021, de forma presencial no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de modo remoto em outras localidades da América Latina e do Caribe.

Participaram da Live, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; e o vigário para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke. A transmissão ao vivo também contou com interpretação de Libras por uma das coordenadoras do Setor Inclusão, Mariana Bonotto.

Assista, na íntegra

A construção de uma Igreja Sinodal
Na primeira parte do encontro virtual, Dom Pedro mencionou a importância da sinodalidade como a referência para participação na assembleia e a necessidade de se criar uma mentalidade sinodal na Igreja, como o próprio Papa Francisco tem reforçado recentemente. “A realidade da sinodalidade é fruto de um processo que vem desde o Concílio Vaticano II. Esse processo de a Igreja caminhar junta na comunhão, solidariedade e fraternidade”, aponta o bispo.

Segundo Dom Pedro, esse processo requer de nós não apenas uma comunhão espiritual, mas uma comunhão efetiva. “Porque a Igreja não é uma realidade só espiritual, mas uma realidade social, também. Nós vivemos, nós comunicamos, somos uma comunidade que está caminhando na história. E a sinodalidade é esse ser Igreja que leva em conta a comunhão, mas também a participação de todos na vida da Igreja”, constata o bispo, ao enfatizar o compromisso e responsabilidade de cada cristão na evangelização dos povos.

Sínodo como grande referência
Uma grande experiência citada por Dom Pedro é o Sínodo Diocesano que ocorreu na Igreja Particular de Santo André e mobilizou todo o clero, paróquias, pastorais, movimentos, leigos e leigas sobre as prioridades da diocese para o quinquênio (2018-2022), resultando na prática do 8º Plano de Pastoral, por meio de seus oito itinerários baseados na Acolhida e na Missão. Essa caminhada demonstra como é fundamental o processo de escuta dentro da Igreja para que o sonho missionário chegue a todos, como dizia o próprio lema do sínodo na Diocese de Santo André. “O processo sinodal começa com a escuta. Para participar temos que nos conhecer. Depois dialogar e ter interesse. E assim vamos buscando o consenso, o entendimento, o respeito pelos carismas. A missão da Igreja é levar o evangelho. E como uma benção de Deus para a nossa diocese, esse processo de caminhar juntos rendeu muitos frutos”, destaca Dom Pedro.

Processo de escuta
O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, promoveu uma breve apresentação dos objetivos e subsídios para participação dos diocesanos (leigos, padres, religiosos) na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Dúvidas podem ser encaminhadas ao Centro de Pastoral no telefone: (11) 4469-2077 e WhatsApp: (11) 99981-1233.

O processo de escuta foi prorrogado até o dia 31 de agosto e será desenvolvido através de atividades comunitárias (pastorais, movimentos, grupos, associações) e contribuições individuais (leigos, sacerdotes, religiosos). Podem participar todas as mulheres e homens que compõem a Igreja na América Latina e no Caribe que queiram contribuir com sua palavra e testemunho através de três modalidades, todas disponíveis nos links: https://asambleaeclesial.lat/escucha/   e https://assembleiaeclesial.com.br .

Acesse os dois documentos fundamentais para orientar os passos neste processo de escuta: o “Documento para o Caminho em direção à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, que trata do conteúdo, e o “Guia Metodológico do Processo de Escuta do Povo de Deus”, que trata da forma.

CDPA inicia preparação do processo de escuta para Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

8º Plano de Pastoral inspira participação da Diocese na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe