Diocese de Santo André

Live apresenta uma Igreja sinodal como proposta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Organizada pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, a Live Diocesana reuniu na noite de segunda-feira (07/06), entre 300 a 400 pessoas simultaneamente, que conheceram os objetivos e as orientações sobre como participar do processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Com o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”, o evento acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021, de forma presencial no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de modo remoto em outras localidades da América Latina e do Caribe.

Participaram da Live, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; e o vigário para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke. A transmissão ao vivo também contou com interpretação de Libras por uma das coordenadoras do Setor Inclusão, Mariana Bonotto.

Assista, na íntegra
*

A construção de uma Igreja Sinodal
Na primeira parte do encontro virtual, Dom Pedro mencionou a importância da sinodalidade como a referência para participação na assembleia e a necessidade de se criar uma mentalidade sinodal na Igreja, como o próprio Papa Francisco tem reforçado recentemente. “A realidade da sinodalidade é fruto de um processo que vem desde o Concílio Vaticano II. Esse processo de a Igreja caminhar junta na comunhão, solidariedade e fraternidade”, aponta o bispo.

Segundo Dom Pedro, esse processo requer de nós não apenas uma comunhão espiritual, mas uma comunhão efetiva. “Porque a Igreja não é uma realidade só espiritual, mas uma realidade social, também. Nós vivemos, nós comunicamos, somos uma comunidade que está caminhando na história. E a sinodalidade é esse ser Igreja que leva em conta a comunhão, mas também a participação de todos na vida da Igreja”, constata o bispo, ao enfatizar o compromisso e responsabilidade de cada cristão na evangelização dos povos.
*

Sínodo como grande referência
Uma grande experiência citada por Dom Pedro é o Sínodo Diocesano que ocorreu na Igreja Particular de Santo André e mobilizou todo o clero, paróquias, pastorais, movimentos, leigos e leigas sobre as prioridades da diocese para o quinquênio (2018-2022), resultando na prática do 8º Plano de Pastoral, por meio de seus oito itinerários baseados na Acolhida e na Missão. Essa caminhada demonstra como é fundamental o processo de escuta dentro da Igreja para que o sonho missionário chegue a todos, como dizia o próprio lema do sínodo na Diocese de Santo André. “O processo sinodal começa com a escuta. Para participar temos que nos conhecer. Depois dialogar e ter interesse. E assim vamos buscando o consenso, o entendimento, o respeito pelos carismas. A missão da Igreja é levar o evangelho. E como uma benção de Deus para a nossa diocese, esse processo de caminhar juntos rendeu muitos frutos”, destaca Dom Pedro.
*

Processo de escuta
O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, promoveu uma breve apresentação dos objetivos e subsídios para participação dos diocesanos (leigos, padres, religiosos) na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Dúvidas podem ser encaminhadas ao Centro de Pastoral no telefone: (11) 4469-2077 e WhatsApp: (11) 99981-1233.

O processo de escuta foi prorrogado até o dia 31 de agosto e será desenvolvido através de atividades comunitárias (pastorais, movimentos, grupos, associações) e contribuições individuais (leigos, sacerdotes, religiosos). Podem participar todas as mulheres e homens que compõem a Igreja na América Latina e no Caribe que queiram contribuir com sua palavra e testemunho através de três modalidades, todas disponíveis nos links: https://asambleaeclesial.lat/escucha/   e https://assembleiaeclesial.com.br .

Acesse os dois documentos fundamentais para orientar os passos neste processo de escuta: o “Documento para o Caminho em direção à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, que trata do conteúdo, e o “Guia Metodológico do Processo de Escuta do Povo de Deus”, que trata da forma.
*

Leia mais: 

CDPA inicia preparação do processo de escuta para Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

8º Plano de Pastoral inspira participação da Diocese na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO