Celebração Diocesana reúne coordenadores paroquiais da Pastoral da Acolhida no dia 11 de julho

A Celebração Diocesana da Pastoral da Acolhida reunirá cerca de 200 coordenadores paroquiais das dez regiões pastorais no domingo (11/07), a partir das 14h, com um momento de espiritualidade e oração na presença do Santíssimo Sacramento, na Paróquia Santo Antônio (Largo São Francisco, 113 – Vila Alpina), em Santo André. A missa começará às 15h e será presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo assessor diocesano da Pastoral da Acolhida, Pe. Vanderlei Nunes.

Tanto o momento de espiritualidade quanto a celebração serão transmitidas pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube

A iniciativa atende aos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente aqueles que visam fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, por meio de uma vida comunitária orante; e proporcionar um caminho de vivência com Jesus e reforçando a cultura e a espiritualidade do acolhimento.

De acordo com o comunicado diocesano de abril de 2021, a celebração segue todos os protocolos sanitários e de segurança para os fiéis: capacidade de até 25% da ocupação do templo; uso de máscaras e álcool em gel; distanciamento mínimo de dois metros, a fim de evitar aglomerações; e igreja bem ventilada (com portas e janelas abertas).

Sobre a Pastoral da Acolhida
A Pastoral da Acolhida é conhecida por ser a porta de entrada da Igreja. A partir dela, as pessoas se sentem inseridas como parte das comunidades. Mas esse trabalho vai além do acolhimento nas celebrações. É uma missão permanente de cada agente a ser praticada no dia a dia.

São três pilares de atuação para esse ano: auxiliar as paróquias que manifestarem o desejo de implantar a Pastoral da Acolhida ; articular a pastoral como uma expressão de conjunto; e realizar momentos de formação nas regiões pastorais, com o tema da espiritualidade e da cultura do acolhimento.

“As paróquias que não podem contar com os membros da pastoral (por conta da pandemia), recebem ajuda de outras pastorais. Cito a Igreja Matriz de SBC, por exemplo, que tem mais de 50 pessoas ajudando que não são da Acolhida, mas realizam um lindo trabalho e muitos querem integrar a nossa pastoral”, revela a coordenadora Rizomar Matos.

Mais informações sobre como participar da Acolhida pelo WhatsApp: (11) 96288-6350.

O assessor diocesano da Pastoral da Acolhida é o Pe. Vanderlei Nunes; o assessor seminarista Jorge Luís Bonfim; e a coordenadora diocesana, Rizomar Lopes de Matos.

Acolhida em tempos de pandemia: veja destaques da pesquisa diocesana

Pastoral da Acolhida planeja novas ações

8° Plano em Ação: Pastoral da Acolhida incentiva diálogo e escuta virtuais

Acolhida em tempos de pandemia (artigo do seminarista Jorge)