Diocese de Santo André

Com presença do bispo, Paróquia São Pedro e São Paulo entroniza imagens dos padroeiros em São Bernardo

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu na tarde de domingo (04/07), a Solenidade de São Pedro e São Paulo em que as imagens dos santos apóstolos foram entronizadas e abençoadas no altar da Paróquia São Pedro e São Paulo, na Vila São Pedro, na Região São Bernardo – Centro.  Acolhido pela comunidade, o bispo diocesano disse que a celebração do rito da entronização e da bênção das imagens, mesmo em tempos de pandemia com a capacidade reduzida a 25% dos fiéis nas missas, representa um momento de esperança para todos os cristãos, através do importante legado dos apóstolos Pedro e Paulo para a Igreja, ontem , hoje e sempre.

“Mesmo com todas as dificuldades, a nossa fé não esmoreceu. Estamos festejando os padroeiros dessa paróquia, dois santos queridos, colunas da Igreja, imagens que simbolizam a presença espiritual desses santos acompanhando o itinerário dessa comunidade paroquial”, elucida Dom Pedro.

Neste fim de semana, o bispo também ministrou o sacramento da Crisma para jovens na Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito (Região São Bernardo – Centro) e participou de reunião online com diáconos permanentes.

 

Missionários a serviço de Cristo e dos irmãos
Escolhidos por Cristo como dois dos doze apóstolos, Pedro e Paulo são considerados alicerces dos cristãos e  protagonistas do projeto de Deus na terra. Os dois apóstolos também são exemplos e referências de missionariedade, um dos pilares do 8º Plano Diocesano de Pastoral. “Pedro e Paulo nos ensinaram a sermos cristãs e cristãos missionários. O missionário é o cristão que não é acomodado, que não vive só de pedir, fazer orações, mas com uma grande confiança em Deus vive, dá testemunho, guarda a sua fé, e leva a sua fé aos irmãos”, ressalta o bispo.

Ainda segundo Dom Pedro, somos encarregados de uma missão como Igreja Apostólica, descendentes dos apóstolos, como proclamadores da palavra de Deus ao próximo.

“Ide pelo mundo pregar o evangelho a toda criatura, o evangelho da justiça, da paz, da fraternidade,  do amor cristão que transforma o coração de cada um, e transforma a nossa realidade. Que essa comunidade paroquial possa ser sempre unida sob a proteção de São Pedro e São Paulo”, salienta.

O administrador paroquial Pe. José Carlos da Silva, o padre Zeca, agradeceu a presença do pastor da Igreja Católica no Grande ABC numa ocasião especial para toda a comunidade. “É um presente tão grandioso tê-lo conosco na entronização e benção das imagens dos nossos padroeiros, fazendo com que essa Igreja seja anunciadora da Boa Nova, na luz de Jesus Cristo”, sintetiza.

*

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4,7)
A secretária paroquial Cintia Breda, 47 anos, disse que é um momento feliz para comunidade, com a entronização e benção das imagens, ao destacar que São Paulo é um dos pilares mais importantes da Igreja. “A paróquia está em festa! Recebemos um presente, e esse presente veio para testemunhar e fortalecer a nossa fé”, resume. “Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la” (Mt 16, 18) A missionária Zilda de Andrade, do ISFE (Instituto Secular de Fraternidades Evangelizadoras), 68 anos, expressou felicidade ao reencontrar o bispo diocesano. “Foi meu professor na PUC-Campinas”. Ela reitera os agradecimentos da comunidade à presença de Dom Pedro e ao apóstolo padroeiro, pedra fundamental da Igreja. “Importante o carinho e o olhar do bispo voltado para uma área geográfica muito grande onde está localizada a paróquia. E São Pedro é a pedra fundamental da Igreja Católica Apostólica Romana”, comenta.
*

Leia mais:
Dom Pedro: o pastor caminha com suas ovelhas propagando a devoção a Nossa Senhora
Dom Pedro volta a ministrar o sacramento da Crisma nas paróquias da Diocese de Santo André

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO