Diocese de Santo André

Comunidade Católica Shalom celebra 10 anos de Missão na Diocese de Santo André

A Comunidade Católica Shalom completou 10 anos de missão na Diocese de Santo André no dia 1º de maio de 2021. Um vídeo foi lançado em comemoração ao aniversário da missão, assista aqui.

E na noite do último dia 9 de julho (sexta), o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou missa juntamente com os membros da Comunidade Shalom e com o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André, com o objetivo de recordar os 39 anos da missão no Brasil, que teve início com a primeira “Lanchonete do Senhor”, no dia 9 de julho de 1982, em Fortaleza (CE): um lugar atraente onde os jovens tinham a oportunidade de experimentar momentos de oração, fraternidade e missão, crescendo assim em seu caminho de fé, e disseminando o carisma por todo o país durante quatro décadas.  “Vocês, ao completar 39 anos de caminhada, conhecidos como Shalom, dentro da Igreja, nossa Mãe, tem esse carisma de serem testemunhas dessa paz que vem de Deus, capaz de motivar evangelizadores na nossa sociedade, que nos apresenta tantos desafios”, enfatiza Dom Pedro, ao falar sobre a missão de viver o carisma na sua pureza, na sua exigência e testemunhar o evangelho no mundo, como o próprio Cristo diz na bíblia: “Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

A Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fiéis, com personalidade jurídica, reconhecida pela Santa Sé com o decreto do dia 22 de fevereiro de 2007, junto ao então Pontifício Conselho para os Leigos (cujas competências e funções são atualmente assumidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida). Na mesma data, em 2012, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva.

Presente em dezenas de países do mundo, a Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja, engajam-se em uma vida comunitária e missionária com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os homens e mulheres, especialmente aqueles distantes de Cristo e da Igreja.

E na Diocese de Santo André você pode conhecer e participar da Comunidade Shalom Missão Santo André. Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 95205-4224, falar com Jéssica Maia, missionária responsável pela evangelização; pelo Instagram: @shalomsantoandre ou presencialmente na sede: Rua Dom João VI, 102 – Centro – Santo André.

Saiba mais sobre a história da Comunidade Shalom na Diocese de Santo André:

O início

Tudo começou no fundo do coração de cada um dos primeiros. No início, éramos poucos. Éramos amigos do Shalom, em 2010. Tínhamos como consagrados nesta época Junior, Simone, Nice, Mauricio, Andreia, Adriana, Mirian, Ingrid, Cleiton e Genivaldo. Discípulos: Mario e Alessandra. Quanta oferta! Quanto esforço! Quanto amor! Após a inauguração do centro de evangelização, abríamos quase todos os dias, mas principalmente aos finais de semana.

Passado algum tempo, fundamos finalmente nossa missão no dia 1º de Maio de 2011 com irmãos da Comunidade de Aliança. Você lembra deste tempo? Começamos a criar nossos ministérios aqui na missão de acordo com nossas necessidades missionárias, e mais oferta. Mais perfume derramado! Éramos poucos. Primeira missão da Comunidade somente com membros da Comunidade de Aliança. A profecia está nos alicerces desta missão.

Projeto Artes
Iniciamos o Projeto Artes, criamos um lindo espetáculo: Pequeno Grande Rei. Muitos artistas se aproximaram de nós, e nos apresentamos no Teatro Municipal de Santo André. Realizamos grandes feitos, e muito mais ainda iremos realizar! Minha inspiração para o O Pequeno Grande Rei era de que por tratar-se de um espetáculo infantil, as crianças não iriam ao espetáculo sozinhas mas junto com suas famílias, e assim poderíamos evangelizar a todos. As artes exercem um grande papel na missão, a arte ocupa um papel de protagonismo. Quando vocês não investem na beleza, perdem na evangelização. A arte abre muitos espaços, ao evangelizar através da arte a missão ganha espaço. Eu dou a vocês a arte como um grande instrumento para a missão de Santo André.

Nesta época a missão era surpreendente viva, quase não havia ações de divulgação. Éramos poucos da aliança, e com isso havia pouco tempo, e assim surgiam novas pessoas.

Novo Centro de Evangelização
Em 2012, no segundo semestre, inauguramos um novo Centro de Evangelização. Passamos a ousar mais com ações de evangelização, com eventos mais estruturados. O primeiro centro de evangelização foi marcado com ações muitos vivas. As artes começaram a avançar mais, houve o Canto das írias, no Teatro Municipal de Santo André. Começamos a ser muito vistos com o ministério de música com vários convites para cantar na Diocese. Surgiram novos ministérios na missão. Realizamos eventos artísticos, ações de centro de formação e o vocacional. Após alguns meses neste centro de evangelização, iniciaram problemas com a vizinhança, não podíamos mais ser nós mesmos em nossas celebrações e orações comunitárias. Vieram muitas provações. Evasão na obra e comunidade. Por mais de um ano permanecemos realizando células e demais atividades na casa dos irmãos até entregar a casa em 2014.

No Natal de 2013 foi anunciado um novo centro de evangelização e somente em 2014 fomos transferidos para nova casa.  Tratava-se de um ano de refundação. Neste ano as atividades do Projeto Artes estavam bem estruturadas, a comunidade foi convidada para tocar na vigília pascal. Houve o Canto das Írias, sarau no dia da vida consagrada na Diocese de Santo André. Ano de muitas atividades. Novo centro de evangelização. Ano da retomada da organização, rotina do centro de formadores.

Evangelização e acolhida a Dom Pedro
Em 2015 nossas ações, após 5 anos somente tendo a missão com a Comunidade de Aliança, nos preparamos para receber a Comunidade de Vida. A comunidade continuava evangelizando e realizando sua missão evangelizadora. Neste ano acolhemos nosso novo bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini. Em 2016 ocorreu a chegada da comunidade de vida no segundo semestre. Meus missionários por muitas vezes cansados, desgastados agora enfrentam o desafio de incorporar no seio comunitário os novos membros da comunidade de vida. Os primeiros consagrados da comunidade de vida que chegaram foram Paulo, Josiane, Juliana e Nayara.
Mais desafios foram enfrentados neste tempo. É preciso olhar para trás com gratidão, com amor, pois em todos os momentos Eu estava contigo, a segurar-te, a amar-te!

“Vós sois uma carta de Cristo, escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus Vivo, não em tábua de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações…Pois, se o que é passageiro foi assinalado pela glória, com mais razão o que permanece deve ser glorioso.”  Eu desejo renovar em nós como missão a fé na santidade e na radicalidade evangélica. Desejo curar a missão de Santo André através de uma oferta de vida total, radical, feliz, na certeza de que se é amado por Deus.

Sois uma carta de Cristo, escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus Vivo, não em tábua de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações…Pois, se o que é passageiro foi assinalado pela glória, com mais razão o que permanece deve ser glorioso. Eu realizo essa obra de forma gloriosa.

Missão abençoada
Nesses 10 anos eu te fiz do transitório para o definitivo, para que tuas raízes se fixem na eternidade. Eu vos quero como filhos da Igreja. Vós sois parte de meu Corpo Místico, vós não estais sozinhos, nem desamparados. Desejo que cada um de vós construa uma grande catedral para receber o Santo dos Santos, O Sagrado. E que exalem o perfume do Carisma a todo ABC; o seu chamado é o de irradiar o Carisma com a sabedoria e autoridade do Espírito.  Não tenham medo de tocar a miséria, de expor a verdade, a necessidade do coração do homem. Eu desejo alcançá-los com a verdade e a misericórdia.

Qual o presente que vós dareis a Mim? A esta Diocese, aos jovens, aos pobres deste lugar? Qual é a resposta? Eu tenho sede, qual é a resposta? É na fenda do coração do Filho que fostes gerado, amado e escolhido para toda a eternidade.

Fonte: Comunicação Shalom Missão Santo André e site da Comunidade Católica Shalom (comshalom.org)

Fotos: Comunicação Shalom Missão Santo André


Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani