I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: propostas e preparação para as celebrações na Diocese

Convocado pelo Papa Francisco e com o tema “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28, 20), o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado na Diocese de Santo André neste domingo (25/07), às 11h, durante missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo (Centro de Santo André), e nas celebrações realizadas nas paróquias das sete cidades do Grande ABC.

Após reunião online da Pastoral da Pessoa Idosa com os coordenadores paroquiais realizada na manhã do dia 17 de julho, a coordenadora estadual da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Sul 1, Sandra Regina Capana Michellim. 55 anos, e o coordenador diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa, Antonio Mario Pinto, 65 anos, apresentam algumas propostas e orientações como preparação para a celebração dessa data, em comunhão com o sumo pontífice, que tem demonstrado juntamente com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, preocupação com as pessoas idosas que vêm sofrendo neste momento de pandemia.

A proposta para o dia 25 de julho é celebrar na liturgia em todas as paróquias, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, sendo valorizados nas reflexões, e ainda solicitado que a comunidade se mobilize para estar levando alguns idosos para as celebrações. Algumas lives estão sendo realizadas pela CNBB, numa parceria das Comissões Episcopais para a Vida e Família, para a Juventude e as Pastorais da Pessoa Idosa, Juvenil e Familiar, como ação da I Jornada dos Avós e Idosos. Saiba aqui .

Por outro lado, os avós ou idosos que não puderem participar das missas presencialmente, que sejam orientados a acompanhar pelos meios de comunicação (TV, Rádio, Internet) para receber as indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica. O documento ressalta ainda as condições habituais para receber as indulgências: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação). As indulgências também poderão ser aplicadas em sufrágio das almas do Purgatório.

Também foi proposta aos jovens de cada comunidade que estivessem com seus avós na celebração ou que visitassem os mesmos  ou algum idoso, seguindo todas as medidas sanitárias.

Mensagem do Papa Francisco
Durante as missas também serão orientadas a leitura da mensagem do Papa Francisco direcionada aos avós e idosos. Acesse a carta na íntegra, aqui .

Oração do Papa Francisco
As paróquias também estão se mobilizando para a entrega da oração que o Papa Francisco escreveu para esse dia, aos avós e idosos que estiverem presentes na celebração e posteriormente chegue até aquele que não pôde estar participando da missa.

Clique aqui para acessar a oração.

Campanha Ligue para uma Pessoa Idosa
Em razão do isolamento de muitos avós e idosos, a Pastoral da Pessoa Idosa também lançou a Campanha Ligue para uma Pessoa Idosa desde o início da pandemia e intensificada durante a I Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, onde todos os líderes da pastoral são orientados a ligarem para as pessoas idosas, para que não se sintam sós. “A partir disso veio a ação do auxílio, na compra dos remédios, na ida aos supermercados, na oferta de máscaras e produtos de higiene conseguidos através de doações das redes de apoio. A campanha Ligue para uma Pessoa Idosa deu tão certo que  acabou por se estender à comunidade. Todos foram convidados a participar e orientados a ligar para as pessoas vizinhas, aquelas que conhecem e que estão precisando de atenção. Acolher é o melhor remédio”, destaca Sandra, que também participa da Paróquia São Francisco de Assis, em Americana, na Diocese de Limeira.

Visitas Pastorais
Acolher é o melhor remédio! Os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa também são orientados a realizar visitas para aqueles que não tem internet ou mesmo telefone, seguindo todos os protocolos sanitários. Sem entrar nas casas, do portão mesmo, levando alegria, um bom dia e uma palavra amiga fazem toda a diferença na vida daqueles que muitas vezes estão na solidão ou doentes.

“O desafio é fazer com que a nossa mensagem de esperança chegue ao idoso. Por uma carta, pelo telefone, pelo WhatsApp. Mas sempre uma visita, nem que seja do portão, um bom dia! ajuda e muito. O idoso, sozinho, se sente vulnerável, e nós como Igreja devemos valorizá-los, trazer a pessoa para perto de nós. Não tratar o idoso como se fosse passado, mas sim como presente em nosso dia a dia. É um modo de cuidar do próximo, principalmente daqueles que são muitas vezes esquecidos durante a pandemia”, avalia Antônio, que também participa da Paróquia São Sebastião, a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra.