Iniciativas de acolhida e solidariedade aos avós e idosos em nossa Diocese

Convocado pelo Papa Francisco e com o tema “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28, 20), o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado na Diocese de Santo André neste domingo (25/07), às 11h, durante missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo (Centro de Santo André), e nas celebrações realizadas nas paróquias das sete cidades do Grande ABC. Em nossa Igreja Particular de Santo André contamos com muitas ações de acolhida aos avós e idosos, uma missão de todo cristão. Confira:

Palestras e encontros As pastorais da Pessoa Idosa, Familiar e da Saúde promovem ao longo do ano, atividades como palestras, encontros de formação, simpósios e retiros de espiritualidade que também acolhem os idosos de nossa diocese, na questão dos cuidados com a saúde e com a mente para uma melhor qualidade de vida, do fortalecimento da fé para enfrentar os desafios do dia a dia, bem como encontrões de acolhida aos viúvos, viúvas e pessoas sós. Em tempos de Covid-19, algumas atividades ocorrem no formato online.

Saiba mais: Palestra aborda “Autocuidado” com dicas para qualidade de vida

II Simpósio da Família deixa legado inovador na evangelização e formação

Retiro fortalece espiritualidade de 300 agentes da Pastoral da Saúde

“Terapia do Riso” afasta solidão e propaga alegria na 6ª edição do Encontrão de Viúvos, Viúvas e Pessoas Sós

Campanhas de solidariedade No período de temperaturas mais baixas, aquecer o coração dos idosos é missão de todo cristão. Campanhas do Vicariato Episcopal para a Caridade Social como a arrecadação de agasalhos e alimentos contam com apoio dos fiéis das paróquias das sete cidades do Grande ABC. No dia D da Campanha do Agasalho realizado no fim de semana dos dias 3 e 4 de julho, 16 paróquias arrecadaram 750 cobertores, 830 peças de roupas e 20 pares de sapatos. Algumas paróquias também promovem atividades como bazar e brechós beneficentes.

Saiba mais:

#ÉTempodeCuidar: contribua via Pix e doe alimentos nas paróquias

Campanha do Agasalho 2021: doações podem ser realizadas em todas as paróquias da Diocese de Santo André

Transmissões online Durante a pandemia, a Pastoral da Comunicação têm levado esperança e fé a diversos lares, através das transmissões ao vivo da Santa Missa e encontros temáticos, onde os avós e idosos podem participar tranquilamente e realizar a comunhão espiritual, em tempos de isolamento.

Saiba mais: Diocese de Santo André anuncia projeto de lives diárias

#TBT – Há um ano, 1ª edição do “Cantando a Esperança” reunia padres em prol da solidariedade

Acolhida aos idosos A Diocese de Santo André também conta com casas de acolhimento aos idosos: Lar Nossa Senhora das Mercedes: completou 55 anos de fundação em São Caetano do Sul, na Diocese de Santo André. A instituição de longa permanência para idosas, particular – filantrópica, pertence à Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, com sua sede na Espanha.

Atualmente, o Lar atende 65 idosas e conta com os serviços de cinco irmãs, além dos funcionários e voluntários. A instituição permeia suas ações objetivando uma postura mais atuante e menos contemplativa de suas idosas residentes para que possam resgatar sua autonomia, valorização e autoestima.

O Lar Nossa Senhora das Mercedes está localizado na Rua Arlindo Marchetti, 627– Bairro Santa Maria – São Caetano do Sul. Mais informações pelo telefone: 4220-3207.

Lar Nossa Senhora das Mercedes celebra 55 anos em São Caetano

Casa de São Vicente de Paulo: fundada no dia 5 de maio de 1957, trata-se de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos). Uma Obra da SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo), atualmente com 58 idosos, sendo 38 mulheres e 20 homens.

Conta com uma equipe técnica formada por médico, coordenadora de cuidados,  nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social. Os idosos recebem seis refeições por dia. São realizadas atividades internas como roda de história, roda de conversa, seção de filmes, jogos como dominó, jogos da memória, caixa lúdica, artesanato, dança, jogos adaptados, festas internas, etc.

A Casa de São Vicente de Paulo está localizada na Estrada dos Alvarengas, 999 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo. Mais informações pelo telefone: 4109-5099.

Sociedade de São Vicente de Paulo reforça parceria pela justiça social