Pelo segundo ano consecutivo, a Semana Diocesana de Liturgia ocorrerá no formato online, nos dias 12, 13, 14, 15, 20 e 27 de julho, das 19h30 às 21h30, com transmissão nas mídias sociais Facebook: https://bit.ly/35YfmwA e YouTube: https://bit.ly/2zHgOqU.
Todos os dias contarão com intérpretes de Libras. Não é necessária inscrição para participação. Todos os diocesanos, inclusive membros de outras dioceses e arquidioceses do Brasil também são convidados a participarem das formações. Mais informações com a coordenadora diocesana de Liturgia, Risocleide Matos: (11) 97289-7474.
Os temas que serão abordados nesta edição foram escolhidos pela Comissão Diocesana de Liturgia, que é formada pelos representantes das dez regiões pastorais. A abertura será realizada com a palestra “Liturgia e os Meios Tecnológicos”.
“A Pascom de nossa diocese tem realizado um excelente trabalho e desde o início da pandemia tem se destacado, ao fazer com que todos participem tanto das celebrações quanto das formações, através das transmissões (pelas mídias sociais). Então, apresentaremos um tema que destaca Pascom e Liturgia trabalhando juntas para favorecer o povo de Deus”, enfatiza Risocleide.
No segundo dia, o tema “Documentos da Igreja” aprofundará o Missal Romano. “Percebemos que há um desejo em conhecer mais sobre os documentos da Igreja e o missal desperta a curiosidade das pessoas”, aponta a coordenadora diocesana.
Outro assunto que demanda dúvidas é “Como Organizar um Retiro”, tema do terceiro dia.
“A maioria das pastorais realizam retiros espirituais, mas muitos ainda não sabem como organizar e o quê priorizar num retiro nas paróquias. Vamos apresentar o caminho nesta palestra”, indica.
Outro ponto muito importante é em relação à música. Daí a escolha do tema “Como escolher repertório de cantos para missas semanais” para o quarto dia.
“Observamos dificuldade na escolha de cantos para as missas semanais, às vezes estamos no Tempo Pascal e ouvimos cantos do Tempo Quaresmal, por exemplo. Claro, que isso às vezes acontece por falta de conhecimento. E essa palestra ajudará na escolha do repertório apropriado”, destaca Risocleide.
E no quinto dia, a “Oficina de Preces e Comentários”.
“Temos os subsídios do ABC Litúrgico para as missas dominicais e solenidades, mas quando temos em nossas paróquias, novenas, envio de agentes de pastoral, hora santa, como devem ser elaboradas essas preces e comentários? Vamos falar sobre essas orientações”, projeta a coordenadora de Liturgia.
Para concluir a Semana Diocesana de Liturgia, um sexto dia será realizado para esclarecer dúvidas encaminhadas nos comentários das lives e pelo e-mail: liturgia@diocesesa.org.br .
Confira a programação de palestras:
Segunda-feira (12/7): Liturgia e os Meios Tecnológicos
Palestrante: Fernanda Minichello (coordenadora diocesana da Pastoral da Comunicação)
Terça-feira (13/7): Documentos da Igreja – Missal
Palestrante: Pe. Ademir Santos de Oliveira (vigário geral da Diocese de Santo André)
Quarta-feira (14/7): Como organizar um retiro
Palestrante: Vagner e Simone Colonhezi (casal leigo em preparação para o ministério de acompanhamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola; Paróquia Bom Jesus de Piraporinha – Diadema)
Quinta-feira (15/7): Como escolher repertório de cantos para missas semanais
Palestrante: Jorge dos Santos (coordenador de Ministério de Música; participa da Paróquia São José do Belém – Arquidiocese de São Paulo)
Terça-feira (20/7): Oficina de comentários e preces
Palestrante: Pe. Guilherme Franco Octaviano (coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia)
Terça-feira (27/7): Esclarecimento de dúvidas
Com Pe. Guilherme Franco Octaviano (coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia) e Risocleide Matos (coordenadora da Comissão Diocesana de Liturgia)
Leia mais:
Participação expressiva e palestras produtivas marcam Semana de Liturgia