Revisado e atualizado, Diretório Diocesano dos Sacramentos já pode ser adquirido no Centro de Pastoral

O novo Diretório Diocesano dos Sacramentos já está disponível para todo o povo da Diocese de Santo André. Revisado e atualizado, o exemplar já pode ser adquirido no Centro de Pastoral (3º andar do Edifício Santo André Apóstolo), localizado na Praça do Carmo, 36 – Centro de Santo André, de segunda a sexta, no horário das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Informações pelo telefone: (11) 4469-2077 ou pelo WhatsApp: (11) 99981-1233.

O documento foi apresentado pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini durante a Missa Crismal e entregue aos presbíteros na reta final da celebração ocorrida na última quarta-feira (04/08). A leitura do decreto foi realizada pelo chanceler do bispado, Pe. William Mariotto Torres.

“Conclamo a todos os fiéis da diocese a se comprometerem, a fim de que este diretório seja lido, estudado, acolhido e assumido por todos. Seja a sua observância, um belo testemunho de comunhão e fidelidade à Igreja diocesana, empenhada na Acolhida e Missão, em favor do Reino de Deus, nosso objetivo último”, afirma Dom Pedro.

Decreto
Decreto de Aprovação do Diretório Diocesano dos Sacramentos da Diocese de Santo André publicado no dia 11 de junho de 2021 foi sancionado e promulgado pelo bispo diocesano, e diz que o presente documento é a atualização do que foi promulgado em 7 de junho de 2007, com base no Diretório dos Sacramentos da Província Eclesiástica de São Paulo, a qual pertencemos. Esta atualização é fruto de muito estudo e colaboração importante de nosso clero, por meio de uma comissão encarregada de sua revisão e atualização, comissão essa presidida pelo vigário episcopal para a coordenação diocesana de Pastoral, Pe. Joel Nery, em colaboração com a Comissão de Liturgia da Diocese.

Dom Pedro ainda menciona no decreto, que este Diretório dos Sacramentos seja praticado por todos, sendo os sacramentos, manifestações sensíveis da salvação, no âmbito de nossa Igreja, sinais sagrados instituídos por Jesus Cristo como fonte de graça.

“O sacramento original é o próprio Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado, revelação definitiva do Pai. A Igreja, comunidade de fiéis, formada pelos que creem em Cristo Jesus, constitui-se em sacramento primordial conforme a Lumen Gentium 1, em cujo seio são celebrados os sacramentos. Os sacramentos estão ordenados à santificação dos homens, a edificação do Corpo de Cristo e, enfim, a prestar culto a Deus, como sinais tem também a função de instruir, conforme a Sacramentum Caritatis 59.”

Ainda segundo o texto, os sacramentos ajudam a orientação da pessoa ao seus fins espiritual, felicidade espiritual e eterna, e fins temporais, felicidade natural para si e para os outros.

“Por isso é de máxima importância que sejam compreendidos pelos fiéis e bem administrados para que a Igreja, povo de Deus, possa crescer como sinal eficaz de salvação”, finaliza.

Conteúdo
O material apresenta subsídios para a prática dos sacramentos da Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia), sacramentos de Cura (Penitência ou Reconciliação, Unção dos Enfermos), sacramentos do Serviço e da Comunhão (Ordem, Matrimônio) e os Sacramentais (Exéquias).

O Diretório Diocesano dos Sacramentos conta com 16 capítulos distribuídos em 120 páginas. A redação e revisão geral ficou a cargo dos padres Ademir Santos de Oliveira, Guilherme de Melo Sanches, Felipe Cosme Damião Sobrinho, Jean Rafael Eugênio Barros, Joel Nery, Paulo Afonso da Silva, Roberto Alves Marangon e William Mariotto Torres. Revisão gramatical do padre Vinícius Ferreira Afonso. Capa por padre Marcos Vinícius Wanderlei da Silva. Diagramação de Fernanda Minichello Manoel e impressão da Assahi Gráfica e Editora Ltda.