Padre Alcides Ribeiro assume como administrador paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, em Mauá

“Todas as vezes que assumo um trabalho dedico aos meus pais. Hoje é Dia dos Pais e é muito significativo ser pai ou ser mãe, porque você transmite aos filhos aquilo que você é! Então precisamos transmitir o melhor de nós para que eles também sejam bons. O que eu sou hoje devo aos meus pais, que eram pessoas tementes a Deus, católicos convictos e participantes, que me transmitiram grandes valores.”

Recordando o legado dos saudosos pais (falecidos seis meses antes de sua ordenação), Pe. Alcides Ribeiro Filho, OPraem., 54 anos, foi acolhido com carinho e emoção pela comunidade de fiéis da Paróquia São Vicente de Paulo, ao assumir na noite de domingo (08/08), como administrador paroquial da igreja localizada no Parque São Vicente, em Mauá. A missa de posse foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Vindo da Diocese de São Carlos (SP), o religioso-presbítero da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratense (fundada por São Norberto no início do século XII) sucede Pe. William Mariotto Torres, que permaneceu cinco anos à frente da Paróquia São Vicente de Paulo e tomará posse na próxima quinta-feira (12/08), como pároco da Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, na Vila Príncipe de Gales (Região Santo André – Centro).

Resposta de Deus
O sacerdote inicia o período de experiência na Diocese de Santo André e mesmo com os desafios das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, no ministério sacerdotal junto ao povo de Deus, promete empenho através do processo de diálogo e escuta para dar continuidade aos objetivos de evangelização e promoção humana na comunidade local. “Darei o melhor de mim, assim como eu fazia na Diocese de São Carlos, mesmo em meio a tantos desafios nestes tempos difíceis. Gosto do que faço e faço com amor. É vocação!”, salienta Pe. Alcides, ao agradecer as paróquias em que atuou ao longo da caminhada sacerdotal de 12 anos, a  Diocese de São Carlos e a Ordem Premonstratense pela oportunidade de servir na Igreja Católica no Grande ABC.

“Vejo isso como uma resposta de Deus para minha vocação. Me sinto em casa pela acolhida com carinho de Dom Pedro e da paróquia , e pela dedicação do Pe. William em mostrar como funciona a diocese”, destaca.

A Paróquia São Vicente de Paulo está localizada na Rua Vice-Presidente Francisco Silviano Alves Brandão, 88 – Parque São Vicente, em Mauá. Mais informações pelo telefone: 4555-4205.

Vocação e o dinamismo do amor
Durante a homilia, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini refletiu sobre a necessidade de vivenciarmos a vida eterna neste mundo, entrando no dinamismo do amor de Deus, com o objetivo de praticar os ensinamentos de Jesus Cristo no dia a dia.

“Jesus disse: “O Reino de Deus está dentro de nós, agindo em nós”. Se você tem isso, não pode guardar só para você. Tem que expandir essa vida eterna, trabalhando para que haja neste mundo essa prática do amor de Deus, dom de Deus para os irmãos, e que essa civilização do amor, imagem da vida eterna se realize no meio de nós”, medita.  Segundo o bispo, esse dinamismo do amor também deve ser praticado na acolhida ao novo pastor, Pe. Alcides, que começa a jornada na Paróquia São Vicente de Paulo. “Pe. Alcides tem experiência de ter atuado em várias paróquias e veio para ajudar. Vai pastorear essa paróquia. Peço a todos que recebam o padre com muito carinho, como dom de Deus, e rezem pelas vocações sacerdotais”, conclama Dom Pedro.

Rito da posse

A leitura da provisão de posse do Pe. Alcides foi realizada pelo Pe. William Mariotto Torres. Depois recebeu o evangeliário para proclamar os evangelhos. Logo após ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo.

Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Alcides como o novo administrador paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, sendo aclamado pelos paroquianos locais. Pe. Alcides assinou a ata, que também fora assinada por Dom Pedro, padres presentes e alguns leigos. O secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima auxiliou na posse.

Sobre o novo administrador paroquial

Nome completo: Pe. Alcides Ribeiro Filho
Data de Nascimento: 05/01/1967
Cidade natal: Carmo de Minas (MG)
Data de entrada no seminário: 02/02/2003
Ordenação Diaconal: 02/02/2009 (Paróquia São Sebastião – Jaú – SP)
Ordenação Presbiteral: 05/06/2009 (Paróquia São Sebastião – Jaú – SP)
Atuação nas paróquias: pároco na Paróquia São Judas Tadeu, em Piracicaba (SP); Paróquia São José, em São Paulo (SP);  Paróquia Nossa Senhora Imaculada, em Varginha (MG);  vigário paroquial na Paróquia Bom Jesus de Pirapora, em Pirapora do Bom Jesus (SP); Paróquia São Judas Tadeu, em Jaú (SP), Paróquia São José, em Varginha (MG)
Atuação diocesana: Na Diocese de São Carlos (SP) foi orientador espiritual, a nível de diocese, da Pastoral da Inclusão.

Crédito das fotos: Pascom Paróquia São Vicente de Paulo – Mauá