Dia de São Lourenço: dois diáconos permanentes celebram 10 anos de ordenação diaconal

O Dia do Diácono é celebrado no dia 10 de agosto, em razão da comemoração do padroeiro dos diáconos, São Lourenço (225-258), mártir e diácono, acontecer neste mesmo dia. Data também muito especial para dois diáconos permanentes: Everson Neves Mendes e José Roberto Storniolo que completam 10 anos de caminhada diaconal nesta terça-feira (10/08), recordando a ordenação para o ministério diaconal na Diocese de Santo André pela imposição das mãos do até então bispo diocesano Dom Nelson Westrupp (atualmente emérito), na Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema.

Durante homilia realizada na festa litúrgica de Santa Ana e São Joaquim (26 de julho de 2019), o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, recordou que os diáconos são pessoas que Deus escolhe, entre os batizados, para servir o povo.

Os ministros ordenados recebem o Sacramento da Ordem em três graus: diácono, presbítero e o bispo. Na Igreja, temos os diáconos permanentes, que são homens que assumem esse primeiro sacramento da ordem. Eles podem pregar a palavra de Deus, evangelizar e são destinados, sobretudo, ao ministério da caridade, como está no capítulo 6 do Livro Ato dos Apóstolos.

Segundo o bispo diocesano, os diáconos quando assumem a sua vocação são de grande ajuda para a evangelização. “Os apóstolos escolheram homens de fé, dignos para distribuir o alimento aos pobres. Sempre na tradição, a primeira tarefa dos diáconos, como São Lourenço, que era o diácono da caridade, em Roma e em nome do Papa, é distribuir as esmolas da Igreja. Então, os diáconos devem em primeiro lugar exercer o ministério da caridade”, orienta.

Conheça a biografia de cada um dos dois diáconos:

Diácono Everson Neves Mendes

Lema de ordenação: “Sou agradecido Àquele que me deu forças, Cristo Jesus, Nosso Senhor, pela confiança que teve em mim, colocando-me a seu serviço” (1 Tm 1,12)

Filho de João Maria Moreira Mendes (in memorian) e Luzia Neves de Lima, Everson Neves Mendes nasceu no dia 11 de fevereiro de 1976, em São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, no estado de São Paulo. Tem dois irmãos, Elvis Neves Mendes e Elcio Neves Mendes. É casado com Eledi Soares dos Santos e pai de três filhos: Mayla Ananda dos Santos Mendes, Matheus Wallace dos Santos Mendes e Felipe Daniel dos Santos Mendes. Foi batizado na Igreja Nossa Senhora da Assunção e fez a primeira Eucaristia na Paróquia Sagrada Família e sua  atuação pastoral teve início na Paróquia Santa Luzia, no Jardim Beatriz, na Capela Santo Inácio, todas as paróquias localizadas na Região SBC – Anchieta.

Em 2004 iniciou os estudos no Instituto de Teologia da Diocese de Santo André. “Sempre senti um chamado de Deus em minha vida, pois em todas paróquias que visitava, as pessoas me convidavam para poder fazer leitura nas missas”, recorda diácono Everson, sobre o despertar para a vocação diaconal.

Em sua caminhada diaconal, atuou nas seguintes paróquias: Maria Mãe dos Pobres (Diadema); Paróquia Santa Maria (São Bernardo – Anchieta); Paróquia São João Batista (São Bernardo – Rudge Ramos); Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (São Bernardo – Centro); Santuário Nossa Senhora Aparecida (São Bernardo – Rudge Ramos); Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Diadema); Paróquia São Geraldo Magella (São Bernardo – Centro) e atualmente serve na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (São Bernardo – Anchieta).

Diácono Everson Neves Mendes também atua como assessor do Movimento para Viúvas e Pessoas Sós – Nossa Senhora da Esperança e como diretor espiritual da Escola Diaconal Diocesana Santo Efrém Diácono.

Diácono José Roberto Storniolo

Lema de ordenação: “Não se vive de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4)

Filho de João Storniolo e de  Rosa Barizon Storniolo, José Roberto Storniolo nasceu no dia  26 de janeiro de 1951, em Ibitinga, no interior do estado de São Paulo. Sua igreja de origem é a Paróquia São Camilo de Léllis, na Região Santo André – Utinga. Em 2005 iniciou os estudos no Instituto de Teologia da Diocese de Santo André. “Quando cursava o quarto ano, recebi o convite do Padre Guillermo Micheletti, atualmente vigário na Paróquia Santíssima Virgem, em SBC, para frequentar a Escola Diaconal”, revela diácono Storniolo

Em sua caminhada diaconal, atuou nas seguintes paróquias: Santa Joana D’Arc, na Região Santo André – Leste; Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Zaira – Mauá); e Paróquia São Jorge, na Região Santo André – Leste, onde permanece até os dias atuais.

Diácono José Roberto Storniolo atuou nas pastorais sociais e da Catequese de Pais e Padrinhos do Batismo, bem como das ações do Vicariato Episcopal para a Caridade Social.