Coroinhas: Entenda o que eles e o sacerdócio têm em comum

Os coroinhas são crianças, adolescentes e jovens que ajudam o sacerdote nas missas e celebrações. Além de atuarem juntos no altar, coroinhas e sacerdotes podem compartilhar muitas coisas comuns.

Ser coroinha um dom. É um serviço, um ministério!

A Igreja quis contar com a participação dos coroinhas no Mistério Pascal que se renova em cada santa missa. O sacerdote, ao lado do coroinha, conduz o momento mais importante para todo cristão: a adoração a Deus no momento do sacrifício de Cristo na consagração do Pão e do Vinho – Corpo e Sangue de Cristo.

O que acontece durante a santa missa é como que um reflexo do que é vivido no céu, onde o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, é oferecido por meio de um sacrifício único, atemporal e eterno para a salvação da humanidade. No céu, os anjos e os santos adoram a Jesus. Na terra, o sacerdote é Cristo, e os coroinhas representam os anjos e santos que adoram a Jesus em seu sacrifício de amor e de misericórdia a cada celebração Eucarística.

Servir é tornar Jesus próximo
“Ajudando os vossos sacerdotes no serviço do altar, vós contribuís para tornar Jesus mais próximo, de tal modo que as pessoas possam sentir e dar-se conta disto em maior medida: Ele está aqui; vós colaborais a fim de que Ele possa estar mais presente no mundo, na vida de todos os dias, na Igreja e em todos os lugares.” (Papa Bento XVI, Audiência Geral no Dia de São Tarcísio, Padroeiro dos Acólitos e Coroinhas)

Como você já pode perceber, a presença dos coroinhas no altar não é decorativa, ou apenas para carregar objetos litúrgicos quando o padre necessita deles. É algo muito mais profundo! E pelo grande valor que sua função representa, de serem reflexo na terra daqueles que estão no céu, é que a Igreja espera também dos coroinhas a santidade dentro e fora da Igreja. De que forma? Com o compromisso de ser um cristão melhor a cada dia, corrigindo e reparando os erros, evitando o pecado, ajudando os necessitados quando se tem oportunidade ou possibilidade e buscando servir a Deus de um modo mais perfeito.

O zelo e o amor com que os coroinhas, assim como os sacerdotes, servem a Deus no seu serviço ao altar é também um reflexo de santidade e um testemunho de seu amor. Como diz o ditado popular: palavras convencem e testemunhos arrastam. As palavras do sacerdote em sua homilia convencem e tocam muitos corações, pois são as palavras do próprio Cristo. O testemunho dos coroinhas, quando têm sido reflexos de santidade, arrastam mais pessoas para a Igreja, principalmente crianças e jovens.

Pastoral de coroinhas: celeiro de vocações
Outro importante laço entre coroinhas e o sacerdócio é a vocação. Muitos padres descobriram sua vocação sacerdotal na infância, no serviço ao altar. Não significa que ser coroinha tenha algum elemento mágico para fazer surgir vocações, mas o simples fato de estarem tão próximos do ministério sacerdotal permite com que crianças e adolescentes conheçam e se abram à graça de Deus neste sentido. Por isso, a Pastoral dos Coroinhas representa para a Igreja um celeiro de vocações.