Rede Vida: Dom Pedro Carlos Cipollini fala sobre o projeto de Deus para os casais e a catequese matrimonial

O Bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro Carlos Cipollini, participou na noite de sexta-feira (13/08), do jornal JCTV da Rede Vida de Televisão para falar sobre a vocação matrimonial.

Assista a entrevista, na íntegra

Na conversa com o jornalista Paulo Júnior, Dom Pedro refletiu sobre o evangelho do dia 13 de agosto (Mt 19, 3-12) em que os fariseus questionam Jesus em relação ao matrimônio, ao passo que Ele apresenta as duas colunas de sustentação do casamento: unidade e fidelidade.  “De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”, diz Jesus.

“Um homem e uma mulher juntos por toda a vida. E ao questionarem isso a Jesus, Ele reporta-se à questão que está na bíblia, na criação, no projeto de Deus. O projeto de Deus é o amor. O amor não é por uma temporada, é por toda vida”, explica Dom Pedro.

De acordo com o bispo diocesano, a Palavra de Deus nos indica para vivenciarmos o matrimônio como uma vocação, mesmo diante das dificuldades do dia a dia.

“Na medida que o amor é grande tudo se supera, porque o amor tudo pode. Mas se o amor é fraquinho, aí o carro vai dando muito tranco. Não pega direito, mas à medida que o amor é grande, até o sofrimento se integra  porque o sofrer ensina a amar também”, sintetiza.

Os casais precisam ter maturidade e as igrejas prepararem momentos para que eles possam assumir o matrimônio com esta consciência madura, ou seja, os casais vão se abrindo cada vez mais à possibilidade desta preparação, uma catequese matrimonial, como define Dom Pedro Cipollini.

O Bispo participou na manhã de sábado (14/08/2021) da abertura do III Simpósio Diocesana da Família com a celebração da Santa Missa.