São José: modelo de fé e guardião das vocações

Como parte da programação mensal do Ano de São José e do Ano Família Amoris Laetitia, a Diocese de Santo André, por meio do Setor Família, promove nesta quinta (19/08), às 15h, a 6ª edição do Terço Diocesano para as Famílias em louvor a São José, com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube.  Na mensagem para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (25 de abril de 2021), intitulada “São José: o sonho da vocação” e divulgada no dia 19 de março deste ano, Papa Francisco destacou os carismas e dons de São José, como guardião das vocações.

Na matéria especial deste mês de agosto, o pároco da Paróquia São José Operário (Mauá), Pe. José Soares Rodrigues, o padre Zezé, nos apresenta as características do pai adotivo de Jesus e esposo de Maria que inspiram as vocações neste Mês Vocacional. Acompanhe:

Vocação do catequista
“São José é uma  inspiração para os catequistas, porque ele ensinou Jesus a prática da religião judaica. Aos sábados levava Jesus à sinagoga, às festas de Jerusalém junto com Maria, ensinava as orações cotidianas, os preceitos da religião, e provavelmente levava Jesus na escolinha judaica, que era costume também na sinagoga. E fazia também a recordação dos grandes feitos de Deus no Antigo Testamento, recordando os patriarcas, os profetas, a figura de Abraão, de Moisés,  de Davi. Jesus devia se encantar ao ver essas histórias da boca de seu pai, José.”

Vocação laical
“José também inspira os leigos, porque ele era um homem de oração, um homem de fé, de obediência, que fez a vontade de Deus. Pronto para obedecer e imediatamente ao ouvir a voz do anjo, ele se pôs a caminho. É uma pessoa muito desapegada de si mesma.”

Vocação missionária
“Por isso, ele também é inspirador para os missionários, por esse desapego de si mesmo, pronto para partir. Disponibilidade total para Deus ao assumir a função que Deus lhe deu de proteger Jesus, proteger Maria, e ser um grande educador.”

Vocação familiar
“Para as famílias, José inspira por ser um esposo fiel, casto, trabalhador, sem crise, fez com prazer a vontade de Deus.”

São José, um homem contemplativo
“São José é uma fonte de inspiração para todas as vocações. E quero dizer também que José era um homem contemplativo, se deixava surpreender e se encantar com a sabedoria de Jesus, ainda menino, aos 12 anos, surpreendeu os doutores da lei e também a José e Maria, porque ele já atingira a maturidade aos 12 anos,  para poder ser entronizado uma nova fase em sua vida já poderia então conversar e responder perguntas dos doutores da lei.”

“São José, um homem justo, fazia de tudo para cumprir aquilo que Deus lhe confiava e realizou os planos de Deus na sua vida. Então, para nós, hoje, São José continua sendo e sempre vai ser uma pessoa que inspira a fé, a  generosidade e a missão de ser um educador na fé.”

Os sonhos de São José: as revelações de Deus ao guardião da família e defensor da vida

Patris Corde: três características de São José como pai amoroso e que acolhe o projeto de Deus

Comunidade Famílias Novas: São José, o protetor de todas as famílias e intercessor pela paz mundial

A paternidade de São José: inspiração para ser um pai acolhedor e amoroso