Consolidai vossa vocação – Mensagem na reunião geral do clero de 26/08/2021

“Por isso irmãos, esforcem-se para firmar o chamado pelo qual vocês foram escolhidos” 2Pd 1,10

Acolhendo a todos para esta nossa reunião dou as boas-vindas. Agradeçamos a Deus por esta oportunidade, por mais uma vez estarmos juntos para tratar de nosso Presbitério, de nossa Diocese. Permitam-me uma pequena reflexão neste início de reunião.

Todos nós sabemos das dificuldades que atravessamos em nosso ministério neste tempo de pandemia. Estamos sujeitos, a uma desintegração psicológica que pode incluir muitas vezes insegurança e até depressão. Somos tentados a ceder a falta de motivação e baixa autoestima. Nosso ministério do ponto de vista da nossa fé é sublime e divino, mas do ponto de vista de nossa sociedade se tornou irrelevante.

Vivemos numa sociedade que se caracteriza por forte imaturidade e muita confusão nos relacionamentos. Isto cria um ambiente de tensão e ansiedade, que nos impede de viver bem, com naturalidade e liberdade. E assim a alegria vai se acabando: alegria de ser padre.

Convido cada um de vocês a superar este momento difícil. Vamos ver o lado positivo, louvar a Deus por tantas coisas bonitas, iniciativas, trabalhos que cada um de vocês fizeram e estão fazendo durante esta pandemia. Só Deus sabe, e somente Ele poderá recompensá-los. Creio que nossa Igreja a Diocese de Santo André está superando esta crise. Graças à união e esforço de todos.

Temos mais motivos para nos alegrar e agradecer pelo nosso ministério, do que tristezas a recordar. Bendigamos a Deus pelo ministério, por podermos servir o rebanho neste momento de fragilidade. Digamos a nós mesmos: sim vale a pena ser padre! É bom ser padre! Esta é minha missão. Para isso fui escolhido por Jesus!

Que nada e ninguém roube tua alegria de ser padre!

Às vezes você precisa deixar de se agitar e passar a confiar, e receber mais de Deus. Às vezes você é atingido pela dor da solidão. Mas quem sabe, ela está ligada ao seu chamado de viver inteiramente para Deus. Precisa estar disposto a viver a sua solidão, a sua imperfeição e confiar que Deus lhe indicará o caminho. Tenha paciência e confie. Você tem que ir aos poucos entrando em seu coração. Há um lugar bem lá no fundo que é um rio turbulento, este lugar amedronta. Mas não tenha receio, um dia ele será calmo e cheio de paz.

Peço que não duvide que Deus é fiel às suas promessas. O que Ele prometeu para os que largaram tudo para o seguir ele cumprirá. Antes que você encerre sua jornada, você encontrará o amor e a aceitação que busca. Pode ser que não chegarão em tua vida do modo como você imagina. Mas Deus plenificará seu coração e lhe deixará satisfeito. Precisamos nos apegar às promessas que Jesus fez para os que o seguem: promessa de os realizar plenamente.

Enfim, convido você para ser fiel à direção que você deu a sua vida no dia de sua ordenação sacerdotal. Seja fiel às orações, ao seu trabalho, fiel a você mesmo e confie que um dia o amor vai brotar de dentro de você como um rio de água viva. Então, até a parte mais frágil que há em você vai permitir que o amor vença todo medo. Coragem, persevere, resista.

Que um dia todos possamos ouvir Jesus dizer para nós o que disse aos apóstolos conforme o que está no Evangelho de São Lucas 22,28 – 29: “Vós sois os que perseverastes comigo nas minhas provações. Eu entrego para vós o Reino, como meu Pai o entregou a mim”.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Reunião Geral do Clero, 26/08/2021