Infância e Adolescência Missionária promove série de encontros online para formação de novos assessores

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária promove entre os dias 2 de setembro e 6 de novembro, uma série de dez encontros para formação de novos assessores da IAM na Diocese de Santo André. O curso será totalmente online, gratuito e aberto também para membros de outras dioceses e arquidioceses. Para participar basta se inscrever pelo formulário: Clique Aqui. No dia do encontro será enviado um link de acesso para o Google Meet.

O coordenador diocesano da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência, Glauber Machado, reforça o convite a todos que desejam conhecer mais sobre a Infância Missionária, como se organiza, qual o carisma, como se faz os encontros e qual o papel do assessor e do coordenador. “Esse curso vai abordar muitas coisas interessantes sobre a IAM como: o que é missão? Como é a história da Infância Missionária? Quem são os padroeiros da missão? Quais os símbolos? Como implantar a Infância e Adolescência Missionária? Além da espiritualidade missionária, do perfil do assessor, da metodologia das quatro áreas integradas, como se desenvolvem as crianças e adolescentes e como se preparar os encontros para os coordenadores da IAM”, adianta Glauber.

Os horários disponíveis dos encontros de formação são os seguintes: às quintas-feiras, a partir do dia 2 de setembro até o dia 4 de novembro, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, quinzenalmente, do dia 4 de setembro ao dia 6 de novembro, das 8h ao meio-dia.

Sobre a IAM
A IAM (Infância e Adolescência Missionária) é uma Obra Pontifícia, ou seja, é uma obra de evangelização ligada ao Papa que é oferecida para toda a Igreja, como uma forma de animar e conscientizar as comunidades sobre as realidades da missão. Ela integra as Pontifícias Obras Missionárias, que englobam as missões e sua animação de maneira mundial, sendo um dos instrumentos para a formação e animação pastoral. Foi fundada em Nancy, na França, há 168 anos atrás, em 19 de maio de 1843 por Dom Carlos Forbin-Jansen, que desejava ajudar as crianças cuidadas pelos missionários na China. Inspirado, e com a ajuda da leiga Paulina Jaricot, desenvolveu a ideia de pedir a ajuda das crianças de sua diocese para contribuir com uma Ave-Maria por dia e uma moedinha por mês em favor das crianças chinesas.  Esse movimento se espalhou por mais dioceses, criando hoje a obra da Infância e Adolescência Missionária, que continua com esse carisma baseado na oração, no sacrifício e na solidariedade.

Presença na Diocese
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária tem cerca de 20 grupos, espalhados em 13 paróquias da Diocese de Santo André, chegando a atingir quase 200 pessoas. Atualmente, cerca de 50 mil crianças e adolescentes participam da obra em todo o Brasil.