Missa de São Lourenço com os diáconos permanentes da Diocese de Santo André completa 15 anos em 2021

Celebrada desde 2006, a Missa de São Lourenço, que reúne anualmente todos os diáconos permanentes da Diocese de Santo André, completa 15 anos em 2021. Em tempos de pandemia, a celebração, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, respeitará todos os protocolos sanitários de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. A celebração ocorrerá na Paróquia Sagrada Família, na Região São Bernardo – Anchieta, com transmissão pelas mídias da paróquia e compartilhamento da missa nas mídias diocesanas.

São Lourenço é o padroeiro dos diáconos e, por isso, o Dia do Diácono também é celebrado nesta data.

Sobre São Lourenço
O testemunho deste santo mártir, nascido na Espanha, na primeira metade do século III, destaca-se pela sua piedade e caridade. Após a sua eleição, o Papa Sisto II confiou-lhe a função de arquidiácono. Como responsável das atividades caritativas na diocese de Roma, Lourenço administrou os bens e as ofertas para prover às necessidades dos pobres, órfãos e viúvas.

Sua juventude foi abalada pelo drama da perseguição. No ano 258 d.C., foi emanado um decreto do imperador Valeriano, com o qual todos os bispos, presbíteros e diáconos deveriam ser condenados à morte.

Lourenço, alguns diáconos e o Papa Sisto II foram presos. O Pontífice foi assassinado no dia 6 de agosto. Em um primeiro momento, o imperador poupou a vida de Lourenço, ao qual pediu que lhe entregasse os “tesouros da Igreja”.

Então, ele apresentou ao imperador os enfermos, os indigentes e os marginalizados, dizendo-lhe: “eis os tesouros da Igreja”. Quatro dias depois, no dia 10 de agosto, São Lourenço também foi martirizado.

Segundo uma antiga “Paixão”, coletada por Santo Ambrósio, São Lourenço foi queimado em uma grelha.

Santo Ambrósio, em “De Officiis”, narra um encontro imaginário entre Lourenço e o Papa Sisto II, ao longo da via do martírio. No encontro, Lourenço diz: “Para aonde o senhor vai, pai, sem seu filho? Aonde vai com tanta pressa, santo bispo, sem o seu diácono? O senhor nunca ofereceu um sacrifício sem seu ministro. O que lhe desagradou de mim, pai? Talvez, o senhor acha que eu seja indigno? Procure ver se escolheu um ministro indigno para a distribuição do sangue do Senhor! Será que vai rejeitar aquele, que admitiu aos divinos mistérios, como seu companheiro na hora de derramar o sangue?”

(Com informações do Vatican News)

Oração de São Lourenço

“Onipotente Deus, que ao vosso bem aventurado mártir São Lourenço destes forças para triunfar os tormentos, concedei-me que se extingam em mim as chamas do pecado. Reparti comigo vossa coragem para enfrentar os perigos e vossa fé para depositar em Deus vossa vida e vossa alma. Por Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina para sempre, Amém!”

Encontro Anual dos Diáconos Permanentes celebra Dia de São Lourenço