Catorze seminaristas de Teologia darão um passo importante da formação presbiteral rumo ao sacerdócio durante a celebração eucarística que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na terça-feira (31/08), às 19h30, na Paróquia São José, no Baeta Neves, na Região São Bernardo – Centro. Os diocesanos poderão acompanhar a transmissão da missa através do Facebook diocesano.
Dez deles que estudam no primeiro ano serão admitidos às ordens sacras; do segundo ano, três serão instituídos ao ministério de leitor; e um receberá o ministério de acólito. Saiba mais sobre a admissão e os ministérios:
Admissão às Ordens Sacras
A Admissão do candidato às Ordens Sacras ocorre quando o seminarista é oficialmente aceito pela Igreja como candidato para o ministério presbiteral. É um rito prescrito pela igreja como mais um passo na caminhada vocacional, que é um período de discernimento, de encontro e de experiência com Jesus Cristo. Representa o primeiro passo dos seminaristas de Teologia em preparação à ordenação e exercício do presbiterado.
Serão admitidos os seguintes seminaristas do 1º ano: Bruno Xavier Biazutti, Victor Pereira Guimarães; Lucas Chagas de Souza; Eduardo Barbosa Pereira; Romário da Rocha Cunha; Jhonatan Kauê Fernandes dos Santos; André Lucas Chaves; Thiago Batista da Silva; Joel dos Santos Machado e Paulo Henrique Louback da Silva.
Ministério de Leitor
A instituição do ministério de leitor oficial das Sagradas Escrituras na liturgia representa a função de anunciar, viver de forma mais afirmada e ensinar as Escrituras, pela pregação, vida e oração.
Recebem o ministério de leitor os seguintes seminaristas do 2º ano: William Maia Gomes Leite, Gustavo Laureano Pinto e Diego das Dores Gonzaga.
Ministério de Acólito
A instituição do ministério de acólito torna o ministro responsável por algumas funções na liturgia, no cuidado com o altar e auxílio aos celebrantes. É uma das grandes etapas que antecede a ordenação presbiteral e tornar-se servidor do Povo de Deus, principalmente oferecendo no altar o sacrifício Eucarístico. Os seminaristas de Teologia que são instituídos ao acolitato também se tornam ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, podendo distribuir a Eucaristia durante a missa ou levá-la aos enfermos.
Recebe o ministério de acólito o seguinte seminarista do 3º ano: Douglas Colácio.