Palavra de Deus: ouvintes do Programa Verbum relatam experiências de evangelização e graças alcançadas

Neste Mês da Bíblia que completa 50 anos em 2021, nada melhor do que sempre recordarmos uma iniciativa da Diocese de Santo André que tem levado conforto, esperança e transformado muitas vidas, principalmente durante o período da pandemia: desde o dia 22 de abril de 2019, o Programa Verbum é disponibilizado em formato de áudio pelo aplicativo de mensagens e voz WhatsApp.

Cerca de 3,5 mil pessoas recebem a reflexão diária do evangelho, número que se multiplica com a disseminação da Palavra de Deus para amigos, colegas e familiares, já que é possível compartilhar o conteúdo diretamente do seu número, para grupos e todos os seus contatos. A cada semana, o programa conta com participações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e padres convidados.

Para receber o áudio do Programa Verbum é muito fácil: basta enviar mensagem pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233 informando nome, paróquia e cidade.

Em nossa diocese, testemunhos não faltam sobre a importância dessa ação que renova a fé, alimenta a alma e fortalece a mente para superar os desafios do dia a dia e praticar os ensinamentos de Jesus Cristo na sociedade.

Graças alcançadas pelo Verbum
“Minha filha foi agraciada com a gravidez que tanto deseja, depois de 12 anos de casada. Jamais deixarei de ouvir o Verbum. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.” Elza Fermentoni de Oliveira, 74 anos, considera uma graça alcançada pela fé através da escuta diária do evangelho. “Todos os dias recebo graças de Jesus e de Nossa Senhora”, agradece. A paroquiana da Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, na Região Santo André – Centro, revela que ficou sabendo da iniciativa pelo folheto diocesano ABC Liturgico. “Eu recebo há dois anos o Programa Verbum pelo WhatsApp, desde que anunciaram no folheto da missa. Já faz parte da minha vida”, constata.

Evangelizando desde a infância
“É minha companhia do café da manhã, todos os dias. Minha filhinha chegou há 2,5 anos (adoção). Ela escuta comigo. Hoje ela tem 5 anos”. Um belo testemunho de mãe que utiliza a Palavra de Deus para evangelização desde a infância.  Além disso, a publicitária Maria Luzia Serraglio, 52 anos, que participa da Pascom da Paróquia São José Operário, no Jardim Bela Vista, na Região Santo André – Centro, também encaminha o Programa Verbum para os contatos da Pastoral da Comunicação e do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial), com o objetivo de que todos espalhem o evangelho do dia como sementes plantadas no coração de cada pessoa.

“Acho que a fidelidade de ouvir sempre e muitas vezes meditar em algum momento do dia sobre o que ouvi, faz toda a diferença. Sou grata pelo envio diário”, conta Maria Luzia, que recebe o áudio pelo WhatsApp há mais de dois anos.

Gratidão pela vida
Edson de Oliveira, 65 anos, é paroquiano da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Novo Oratório, na Região Santo André – Utinga, Há 32 anos, o aposentado/condutor escolar teve leucemia linfoide aguda (LLA) com mínimas possibilidades de sobreviver diante da gravidade da doença. “Acredito que minhas orações fazem eu estar aqui hoje”, acredita. Desde então, a reflexão diária da bíblia também se tornou algo permanente em sua vida e há mais de um ano, o Programa Verbum se tornou um parceiro inseparável pela praticidade de se ouvir em qualquer horário do dia no próprio telefone celular. “Gratidão a Deus por todas as graças alcançadas.”

Palavra de Deus sem fronteiras
Tatiane Dias da Silva, 25 anos, participa da Paróquia Verbo Encarnado, Vila Guacuri, na Diocese de Santo Amaro, próxima à divisa de Diadema. “Descobri o Verbum através de uma amiga que é coroinha na Igreja Matriz de Diadema (Paróquia Imaculada Conceição)”, afirma a técnica em química,  que recebe o áudio desde o dia 8 de janeiro de 2020. “Eu consigo ter um melhor entendimento sobre a Palavra de Deus”, cita Tatiane, ao elogiar a iniciativa da Diocese de Santo André.

Aprendizado e fortalecimento da fé
“Para mim está sendo muito bom receber a Palavra de Deus e aprender a cada dia mais. Sinto-me fortalecida na fé escutando o áudio todos os dias”. A aposentada Marieta da Silva Mendes, 67 anos, é uma ouvinte recente do Programa Verbum. “Comecei a escutar desde o dia 23 de julho”, conta. Membro da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia São Camilo de Léllis, no Bairro Camilópolis, na Região Santo André – Utinga, Marieta também participa da Capela Santa Isabel (Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto), no Jardim Utinga. “Sou muito feliz e agradecida a Deus por tudo”, frisa.

Conheça outros formatos que o Programa Verbum também é disponibilizado:

Podcast Spotify , Google Podcasts, Deezer, Apple, YouTube, Facebook, TwitterSite

TV Mais
O material também é exibido em vídeo pela TV Mais – canal 27/ 527 HD da Claro.

Rádio Imaculada Conceição
Aos domingos, às 19h30, no Programa A Voz da Diocese (AM 1490 ou pelo site) e aos sábados, às 9h, na Rádio Santíssima.

Evangelização sem fronteiras: Programa Verbum completa dois anos pelo WhatsApp

8º Plano de Pastoral: Diocese lança o podcast Verbum “A Palavra de Deus” nesta sexta (19)

25º Dia da Vida Consagrada: Santa Missa abençoa ouvintes do Programa Verbum