Encontro reforça acolhida e missão dos catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo da Região SBC-Anchieta

Atendendo aos itinerários de formação para a missão, espiritualidade, oração e acolhimento, catequistas do Setor Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Região São Bernardo – Anchieta da Diocese de Santo André se reuniram presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, durante encontro regional ocorrido na manhã de domingo (19/09), na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Bairro dos Finco, no Riacho Grande, na cidade são-bernardense.

Com o tema “Acolher: missão de todo batizado” e o lema “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5, 13), a programação da atividade teve início com a Santa Missa presidida pelo Frei Diogo Luís Fuitem, OFM Conv, em comunhão com os fiéis na igreja, seguida da acolhida aos catequistas para o café no salão da capela, com cartazes de boas-vindas espalhados pelas paredes do espaço.

Na sequência, o psicólogo e neuropsicólogo, César Fialho, começou a reflexão e interação com os presentes ao longo da manhã, acompanhado da animação musical do casal Sueli Campiotti Ferreira e Mauro dos Reis Ferreira, da Paróquia Sagrada Família, finalizando com um momento de oração. O encontro seguiu todos os protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Conteúdo da palestra
César Fialho refletiu junto aos catequistas, sobre as dificuldades e a necessidade da superação das adversidades nestes tempos de pandemia, a importância dos momentos de paz para bem desenvolver o serviço na Igreja e na sociedade; e o compromisso de assumir a vocação na missão de evangelizar o próximo. O psicólogo ainda destacou o Ministério Laical de Catequista instituído pelo Papa Francisco. Os subsídios apresentados nessa reflexão visam despertar nos catequistas uma consciência de atitude diante dos desafios, uma melhor preparação para lidar com os obstáculos que surgem pelo caminho, além da prática e da vivência dos ensinamentos cristãos no dia a dia.

Reencontro
A atividade também proporcionou um emocionante reencontro. Há quatro décadas, Sueli Campiotti Ferreira, 64 anos, foi catequista de João Bosco de Souza, 56 anos, hoje atuante ao lado da esposa Akira Maria da Silva Souza na coordenação da Pastoral Familiar e na Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Paróquia Santo Antônio, no Bairro Batistini.

“Depois da catequese, nos reencontramos uma vez no ECC (Encontro de Casais com Cristo), quando a Sueli e o Mauro (marido de Sueli) estavam tocando no encontro. Foi uma surpresa muito bacana, já que eu estava vivendo um momento difícil na minha vida pessoal, pois havia acabado de perder meu pai. E nesse caso estava se fortalecendo espiritualmente”, conta João Bosco, ao considerar sua esposa Akira Maria como um pilar espiritual para que retornasse a servir na igreja.  “Fico muito feliz de reencontrar minha catequista e poder demonstrar que aquela semente frutificou e hoje, como catequista, procuro despertar nas pessoas essa vontade de participar ativamente das atividades das igrejas”, revela.

Antes de participar da Sagrada Família, Sueli frequentava a Paróquia Santa Maria, onde começou a atuar como catequista desde os 14 anos de idade. Hoje, ao lado do esposo Mauro, participava do ministério de música. “Depois de tanto tempo ter reencontrado um aluno e ver que aquelas sementinhas plantadas vão frutificando com o tempo, isso nos traz uma felicidade muito grande. Um motivo para termos forças para continuar lutando. Mesmo que a caminhada seja longa e dura, não desistam. Peça para a mãezinha, Nossa Senhora Aparecida. Quando eu tinha algum problema, ela me ajudava sempre. Cantar para Deus é muito bom e ser catequista é melhor ainda”, confidencia Sueli.

Avaliações
O casal coordenador do Setor Catequese com Pais e Padrinhos da Região SBC – Anchieta, Marina e Toni Cortes, avaliou positivamente o retorno das atividades presenciais. “Foi excelente! Esses momentos de reflexão são muito importantes para o aprendizado e fortalecimento da fé dos catequistas”, comenta. Coordenador diocesano da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo ao lado da esposa Eliane, Carlos Martinez também compareceu ao encontro, elogiou a organização e destacou o conteúdo da exposição apresentada por César Fialho.

Diretório dos Sacramentos
Os catequistas também adquiriram o Diretório Diocesano dos Sacramentos, que apresenta subsídios para a prática dos sacramentos da Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia), sacramentos de Cura (Penitência ou Reconciliação, Unção dos Enfermos), sacramentos do Serviço e da Comunhão (Ordem, Matrimônio) e os Sacramentais (Exéquias). Revisado e atualizado, o exemplar já pode ser adquirido no Centro de Pastoral (3º andar do Edifício Santo André Apóstolo), localizado na Praça do Carmo, 36 – Centro de Santo André, de segunda a sexta, no horário das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Informações pelo telefone: (11) 4469-2077 ou pelo WhatsApp: (11) 99981-1233.

8º Plano de Pastoral

Esse encontro reforçou a missão de cada catequista na ação evangelizadora na Igreja e na sociedade, atendendo ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio dos seguintes itinerários:

Itinerário 1: fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, ao propor um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária;

Itinerário 2: proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento.

Itinerário 3: fortalecer as estruturas de acolhimento nos movimentos e pastorais.

Itinerário 5: desenvolver a formação e a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações.