Diocese de Santo André

Padre Valdenício Antônio é o novo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá

Recordando o Salmo 84 (85) “Quero ouvir o que o Senhor irá falar”, Pe. Valdenício Antônio da Silva, NDS, 48 anos, expressou gratidão ao povo de Deus, ao tomar posse na noite de domingo (26/09), como o novo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, na Vila Guarani, em Mauá. A missa de posse foi presidida pelo vigário geral da Diocese de Santo André, Pe. Ademir Santos de Oliveira, e contou com as participações de padres da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion. “É isto que desejo viver nesta comunidade: a escuta constante da Palavra de Deus. A Palavra de Deus que se dá por meio da palavra escrita na bíblia. Mas o Deus que é presente, o Deus que é atuante, que fala por meio do seu povo, que continua a se manifestar por meio daqueles que necessitam da presença da Igreja. Quero que essa palavra fale ao meu coração e ela mesma me inspire, me oriente na caminhada pastoral dessa paróquia. Quero que a Palavra de Deus fale nos lábios e nas ações desta comunidade me interpelando, me convidando e me chamando à fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo”, revela o sacerdote da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion.

Ele também agradeceu a acolhida dos paroquianos e das quatro comunidades (Cristo Rei, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sagrado Coração de Jesus e Santa Margarida), dos padres, diáconos e formandos religiosos de Sion, além dos membros das paróquias onde exerceu o pastoreio, como a São José do Bairro Ipiranga, em São Paulo, da Paróquia Bom Jesus, do Arujá (SP), e Santa Luzia, de Ribeirão Pires (SP), que participaram da celebração. “É uma responsabilidade muito grande na congregação e na diocese por ser uma paróquia representativa nesta cidade, mas de uma forma muito especial, trago comigo a vocação de Sion, que deve ser o que me orienta junto com a diretiva pastoral desta diocese. Nossa regra mais importante diz que a meditação constante das escrituras iluminadas pela tradição de Israel e da Igreja é o que alimenta a nossa vida espiritual e a nossa vida pastoral”, salienta.

Por fim, o padre mineiro de Santa Maria do Suaçuí relembrou o lema de sua ordenação sacerdotal “Nós somos cooperadores de Deus” (1 Co 3,9) para despertar o zelo como pastor. “Sei que de fato, o homem que sou é cheio de limites e de falhas, mas atrás de mim está o Deus que me chamou. Comigo está o Deus que me fortalece. Ao meu lado está o Deus que me sustenta. E este Deus que fará a obra e eu serei apenas instrumento, mas quero ser instrumento dócil”, afirma.

 

Bons cristãos e os sinais proféticos
Em sua homilia, Pe. Ademir destacou a chegada do sacerdote religioso de Sion como um presente para a comunidade, reforçou a necessidade de sempre como bons cristãos, partilharmos os bens, a verdade e a justiça; e a prática dos sinais proféticos, como a acolhida, um dos eixos principais surgidos a partir do Sínodo Diocesano, e o diálogo com os conselhos CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais) e CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e toda a comunidade, que concretizam o projeto de Deus na paróquia. “São sinais que demonstram essa profecia de cuidado, de zelo, de carinho, de cultivo desta relação saudável que faz crescer tanto os fiéis, como o pastor”, indica.  “Devemos agradecer a Deus por ele ter dado a vocês, então, o presente da vida, da vocação, do ministério do nosso irmão (Pe. Valdenício), que hoje aqui acolhemos. Que Deus o abençoe, padre! Que o Senhor possa encontrar aqui, de fato, mais um momento de realização na sua vida, na sua vocação, no seu ministério. Que Deus o acompanhe, assim como as orações deste povo, que hoje o senhor abraça como pai e eles o recebem exatamente como pai espiritual”, reflete Pe. Ademir.

 

Eliminar os pecados de nossas vidas
O viǵario geral refletiu sobre o Evangelho do dia (Mc 9,38-43.45.47-48), ao dizer que devemos eliminar os pecados de nossas vidas, ao cortar tudo aquilo que faz parte da maldade presente no mundo. “Jesus nos diz que é importante cortarmos fora aquilo que não é próprio do ser cristão, aquilo que nos afasta do Reino de Deus e da sua vontade”, reafirma Pe. Ademir, ao dizer que devemos “arrancar os olhos” da inveja, do preconceito e da cobiça, “cortar as mãos” que se fecham, acumulam e roubam, e “cortar os pés” que fogem do compromisso com Deus e com a comunidade.
“Veja quantos desafios temos como cristãos para continuarmos sendo discípulos de Jesus, para continuarmos sendo uma Igreja de Cristo, uma Igreja que acolhe e que se lança sempre na missão”, complementa Pe. Ademir.

Rito da posse
A leitura da provisão de posse do Pe.Valdenício foi lida pelo vigário paroquial Pe. Edivan de Andrade, NDS. Depois, o sacerdote realizou a profissão de fé e recebeu o evangeliário para proclamar os evangelhos. Logo após ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.

Após esse momento, o vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira declara oficialmente Pe. Valdenício como o novo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, sendo aclamado pelos paroquianos locais. Pe. Valdenício assinou a ata, que também fora assinada por Pe. Ademir, padres presentes e alguns leigos.

Sobre a paróquia
A Paróquia de São Pedro celebrou 59 anos de história em 2021, sendo fundada no dia 19 de março de 1962 pelo primeiro bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira. A matriz paroquial possui quatro comunidades: Comunidade Cristo Rei (Bairro Jardim Mauá), Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bairro Jardim Cruzeiro), Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Bairro Jardim Itapark Velho) e Comunidade Santa Margarida (Bairro Jardim Miranda D’Aviz).

A Paróquia São Pedro Apóstolo está localizada na Rua São Pedro, 80 – Vila Guarani, em Mauá. Mais informações pelo telefone: 4514-2056.

 

Sobre o novo pároco
Nome completo:
Valdenício Antônio da Silva
Data de Nascimento: 25/10/1972
Cidade natal: Santa Maria do Suaçuí (MG)
Ano de entrada no seminário: 07/01/1990 (Seminário dos Religiosos de Sion, em Castro, no Paraná)
Ordenação Diaconal: 09/08/2003
Ordenação Sacerdotal: 04/07/2004

Atuação nas paróquias: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro (PR), na Diocese de Ponta Grossa; auxiliou nas paróquias Santa Luzia, em Ribeirão Pires (SP), e São Pedro Apóstolo, em Mauá (SP), ambas na Diocese de Santo André; trabalhou na área pastoral Nossa Senhora do Carmo, em São Mateus, na Arquidiocese de São Paulo; em seguida, tornou-se responsável pela Paróquia São Benedito, em Pedreiras (MA), na Diocese de Bacabal; atuou na Paróquia Bom Jesus, em Arujá (SP), na Diocese de Mogi das Cruzes; retornou à Arquidiocese de SP para assumir a Paróquia São José, no Ipiranga; no segundo semestre de 2021 toma posse como pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá

Atuação na Congregação: trabalhou como formador em dois mandatos, foi membro do conselho da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion em dois governos e atualmente é auxiliar do superior geral no Brasil.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO