Diácono permanente Ivo Marino completa 15 anos de ordenação diaconal

O diácono permanente Ivo Marino, 65 anos, completa nesta quinta-feira (30/09), 15 anos de ordenação diaconal na Diocese de Santo André.

Filho de Alfredo Marino e Maria José Marino, Ivo Marino nasceu no dia 8 de maio de 1956, em Lavínia (SP). Estudou filosofia e teologia no Instituto de Teologia da Diocese de Santo André. A ordenação diaconal de Ivo Marino ocorreu no dia 30 de setembro de 2006 pela imposição das mãos do até então bispo diocesano Dom Nelson Westrupp (atualmente emérito).

Em sua caminhada diaconal, Ivo exerceu funções como secretário na Região São Bernardo – Anchieta, além de atuar com uso de ordem como diácono nas paróquias Santa Maria e Santa Luzia Virgem e Mártir, ambas na mesma região.

As dimensões do ministério diaconal
Em reunião com os diáconos permanentes no fim do ano de 2019, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, pregou equilíbrio das três dimensões do ministério diaconal. A formação e a pregação da palavra são pontos importantes na atuação, porém, “é inconcebível um diácono que não tenha um pé no exercício da caridade da Igreja para com os pobres”, ou seja, o trabalho caritativo.

O diácono se consagra à comunidade eclesial pelo sacramento da Ordem e sua vocação abrange três dimensões: familiar, profissional e eclesial. Auxilia o padre nas celebrações, distribui comunhão, concede a bênção do Santíssimo, abençoa casamentos, preside batizados, realiza exéquias, faz homilias e celebrações da Palavra.

Diáconos na Diocese de Santo André
Neste novo período da Escola Diaconal Diocesana, iniciado a partir de 2005, foram ordenados 34 diáconos na Diocese de Santo André. No total, 31 diáconos estão na ativa em todo o território diocesano, composto pelas sete cidades do Grande ABC. Atualmente, 16 candidatos estão na fase final dos estudos para o diaconado permanente. Eles receberam os ministérios de leitor e acólito no último dia 25 de julho.

Dom Pedro, na Missa com os Diáconos: como as sementes, Deus faz os pequenos se tornarem grandes

Dom Pedro aos diáconos: coragem e entusiasmo para promover a caridade e a evangelização do povo de Deus