Diocese de Santo André

Diocese de Santo André começa preparação para a etapa diocesana do Sínodo dos Bispos

Pela primeira vez num formato descentralizado, o próximo Sínodo dos Bispos com o tema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão iniciará o seu caminho sinodal de três anos a partir das Igrejas particulares. A inauguração solene será realizada pelo Papa Francisco nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, no Vaticano. Na semana seguinte, um momento de reflexão, oração e celebração eucarística acontecerá nas dioceses. O itinerário trienal proposto pelo sumo pontífice será articulado em três fases (diocesana, continental e universal), por meio de consultas e discernimento, que culminará com a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023, em Roma, na Itália.

 

Articulação da equipe diocesana
Cada bispo, antes de outubro de 2021, nomeará um responsável diocesano como ponto de referência e conexão com a Conferência episcopal, que acompanhará a consulta na Igreja particular a cada passo. Nos próximos dias, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, indicará uma comissão de articulação do processo diocesano do Sínodo dos Bispos, antes da abertura da etapa diocesana (no dia 19 de outubro).

 

Abertura da etapa diocesana
Em unidade com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André participará desse momento com a realização da Santa Missa presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, em unidade com todo o povo de Deus, no dia 19 de outubro (terça), às 19h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, com transmissão pela TV Evangelizar.

 

Processo de escuta
Na fase diocesana, o objetivo é a consulta do povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados (leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos, cardeais), conforme consta do documento do sínodo, por meio de momentos de reflexão e estudo nas paróquias, através de um material que será enviado às regiões pastorais, paróquias, movimentos, pastorais, religiosos e ao clero. Essa etapa começará em outubro de 2021 e terminará em abril de 2022.

 

Documento preparatório
Para facilitar a participação de todos, a Secretaria Geral do Sínodo divulgou o texto preparatório e o Vade-mécum para orientar o caminho do Sínodo sobre a Sinodalidade para a fase de escuta às dioceses e arquidioceses. O documento pretende ser sobretudo “um instrumento” para facilitar a primeira fase de escuta e consulta do Povo de Deus nas Igrejas particulares. Enquanto o Vade-mécum é concebido como “um manual” que oferece “apoio prático” aos referentes diocesanos para preparar o Povo de Deus. Inclui orações on-line, exemplos de Sínodos recentes, um glossário de termos para o processo sinodal. “Não um livro de regras”, mas, “um guia para apoiar os esforços de cada Igreja local”

 

Conheça e baixe aquiDocumento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão”

 

Leia mais
Secretaria Geral do Sínodo divulga “Documento Preparatório” para a fase de escuta às Igrejas Locais

Sínodo dos Bispos: itinerário trienal começa com a participação do povo de Deus nas dioceses em outubro

 

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui