Diocese de Santo André

Conselho Diocesano de Pastoral é formalizado como Equipe Sinodal Diocesana da etapa do Sínodo dos Bispos na Diocese de Santo André

Retomando os encontros presenciais na Cúria Diocesana, o CDP (Conselho Diocesano de Pastoral), reunido na manhã de sábado (02/10), formalizou que o próprio organismo, que possui característica sinodal através das participações dos padres, diácono e dos leigos, será a Equipe Sinodal da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos, que cuidará da preparação, organização e motivação das atividades propostas envolvendo a fase de escuta e consulta ao povo de Deus, em cada uma das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.

Com o tema Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão, a abertura da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos, será no próximo dia 19 de outubro (terça), às 19h, com a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, em unidade com todo o povo de Deus, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com transmissão nacional pela TV Evangelizar e compartilhada nas redes sociais diocesanas YouTube e Facebook.

Antes, dois encontros formativos online sobre a fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que aprofundarão o  Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão” e o Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais, estão previstos para acontecer nos dias 15 e 16 de outubro (sexta, às 20h, e sábado, às 9h) com os membros do CDPA – Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado). Através dessa preparação e com todos os subsídios em mãos, as formações regionais serão realizadas em novembro com os membros do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) de cada paróquia e demais membros envolvidos no processo de escuta, de forma presencial, observando a quantidade delimitada de cada local e seguindo todos os protocolos sanitários e normas do último decreto diocesano.

O Conselho Diocesano de Pastoral é composto pelos membros da Coordenação de Pastoral: Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o Vigário Geral Pe. Ademir Santos de Oliveira; o Vigário Episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke; Vigário Episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; Diácono Edson, a Secretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira; e Subsecretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mariana Silva Galhazi Oliveira. Somados a estes fazem parte do Conselho Diocesano de Pastoral, os Sacerdotes Coordenadores das dez regiões pastorais e os dez membros leigos, representantes de cada região pastoral.
*

Sínodo dos Bispos
Após a oração inicial, Dom Pedro disse que a proposta de uma Igreja de comunhão e participação vem desde as conferências gerais do Episcopado Latino-Americano, de Medellín, na Colombia (1968), e de Puebla, no México (1979), e essa modalidade sinodal articulada pelo Papa Francisco, tem a inspiração a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), que propõe uma Igreja mais participativa, onde todos caminham juntos, com a Igreja na América Latina e do Caribe saindo na frente nesta reflexão e prática com a assembleia eclesial que será realizada entre os dias 21 e 28 de novembro, no México.

“Temos o papa, que é da América Latina, e participou da Conferência de Aparecida (2007), onde foi um ponto de chegada de toda a caminhada da Igreja da América Latina, na busca de uma Igreja mais aberta, mais inclusiva e nós estamos neste ponto, que é exigente para nós, às vezes nós queremos, clamamos e projetamos uma Igreja que todos participem, sendo exigente executar um projeto de Igreja de acordo com essas coordenadas. Isso exige mais encontros e participações nas reuniões”, relata o bispo diocesano.

Dom Pedro reiterou que, apesar da pandemia, todos se empenharam neste processo de caminhar juntos, mesmo com as reuniões virtuais, e destacou que essa fase diocesana do Sínodo dos Bispos traz esse olhar, já expressado pelas prioridades surgidas no primeiro Sínodo Diocesano, a Acolhida e Missão, como fontes de inspiração para construirmos esse caminho em unidade até março de 2022.

“São sinais de que ser igreja é caminhar juntos. Cada um por si pode fazer maravilhas, mas se não tiver a união entre nós, a sintonia , nós não somos igreja. Cada um terá sua igreja, mas não seremos igreja de todos.”, conclui. Durante o encontro, Pe. Joel partilhou pontos importantes do Vademecum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas locais , falou das formações sobre o documento nos conselhos diocesanos e regiões pastorais, bem como todas as etapas para a entrega das reflexões a partir do processo de escuta, que deverá ser até o dia 22 de março de 2022, à Conferência Episcopal. A XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos será realizada em 2023, em Roma, na Itália.

 

Iniciação à Vida Cristã
O assessor diocesano da Comissão de Animação Bíblico-Catequética, Pe. Eduardo Calandro, abordou sobre o projeto de retomada dos trabalhos e a permanente formação de Iniciação à Vida Cristã, aos catequistas nas paróquias das dez regiões pastorais. Pe. Eduardo também adiantou sobre a organização do Ano Catequético, em 2023.

 

Conferimento dos ministros
O assessor diocesano da Comissão dos Ministros Extraordinários, Pe. Gonise Portugal da Rocha, apresentou detalhes para o conferimento e renovação dos ministros na Diocese de Santo André, que será realizado no início do segundo semestre de 2022.

 

Vicariato Episcopal para a Caridade Social
O vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, partilhou as próximas ações que estão em andamento pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social: a preparação para o V Dia Mundial dos Pobres, que será realizado no dia 14 de novembro, nas regiões pastorais da Diocese de Santo André; a 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, que será realizada no dia 28 de maio de 2022; o núcleo de mapeamento sobre a realidade das comunidades e o dossiê sobre o trabalho caritativo nas regiões pastorais e o diálogo com o poder público.

Pe. Ryan também relembrou pontos importantes como a organização do 1º Encontrão da Pastoral do Povo da Rua, que será realizado na segunda quinzena de outubro deste ano; e as articulações para a criação da Comissão Justiça e Paz e da Pastoral da Ecologia Integral na Diocese de Santo André.

Por fim, o vigário para a Caridade Social também destacou a  importância de motivar a arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza, por meio de nova campanha a ser realizada em todas as paróquias do Grande ABC, na segunda quinzena de outubro, com o objetivo de atender muitas famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Também está sendo estudada a parceria com colégios católicos como pólos de arrecadação e a participação na Feira da Pastoral do Migrante, neste mês.

 

Indicação do Coordenador Diocesano de Pastoral
A partir dos formulários preenchidos pelos representantes leigos dos CRPs (Conselhos Regionais de Pastoral) até o dia 30 de setembro, os membros leigos do CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) de cada região pastoral indicaram três nomes de padres. Até o dia 13 de novembro o clero de cada uma das regiões pastorais, deve também indicar três nomes.

No dia 18 de novembro, durante a última Reunião do Clero em 2021, a partir da lista com o nomes indicados pelos leigos e pelo clero de cada região pastoral, será feita, por meio de votação, a indicação de três nomes de padres será encaminhada ao bispo Dom Pedro Cipollini, que dentre esses três mais votados, escolherá o novo coordenador diocesano de Pastoral.

 

Próximas agendas

Antes do encerramento da reunião e da benção final, Pe. Joel e Mércia apresentaram algumas iniciativas previstas na Diocese de Santo André:

*Encontros da Semana Nacional da Vida, com os subsídios da “Hora da Vida”, que serão realizados entre os dias 1º e 7 de outubro, sempre às 18h, com transmissão pelo Facebook: https://bit.ly/35YfmwA e YouTube: https://bit.ly/2zHgOqU.

 

*Novena Missionária que será realizada no formato online, entre os dias 20 a 28 de outubro, às 20h, cada dia celebrada por um padre diocesano, com transmissão pelas mídias diocesanas YouTube e Facebook. Os livrinhos para acompanhamento da Novena estão disponíveis em sua paróquia ou no Centro de Pastoral. Mais informações pelo telefone: 4469-2077 ou pelo WhatsApp: 99981-1233.

*Novena de Natal 2021 será realizada mais uma vez no formato online, entre os dias 13 a 17/12, e 20/12 a 23/12, sempre às 20h. O Centro de Pastoral está recebendo as encomendas dos livrinhos da novena.

*Folder das Exéquias, que poderá utilizado no Dia de Finados (2 de novembro), e de forma permanente na Diocese de Santo André.

*Lançamento do Programa de Evangelização “Apóstolos: Acolhida e Missão”, em outubro: Live, a princípio mensal, com temas que envolvam toda a Igreja no Brasil e no mundo.

 

Leia mais:

Santa Missa marca início da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos no dia 19 de outubro

Diocese de Santo André começa preparação para a etapa diocesana do Sínodo dos Bispos

Conselho Diocesano de Pastoral projeta iniciativas para o Ano da Família e Ano de São José

 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO