Em Ribeirão Pires, entronização da imagem da padroeira em capela marca os 55 anos da Paróquia Sant’Anna

Expressão de uma igreja em movimento e peregrina! Um momento cheio de simbolismo aconteceu na noite de segunda-feira (04/10), na Capela São Francisco de Assis, no Jardim São Francisco, para celebrar os 55 anos da Paróquia Sant’Anna de Ribeirão Pires: numa iniciativa acolhedora e missionária, um legado do Sínodo Diocesano para vivenciarmos através dos oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o povo de Deus acolheu a imagem da padroeira Sant’Anna, que foi entronizada e abençoada na comunidade com o objetivo de marcar a data festiva do jubileu e do padroeiro dos pobres e protetor dos animais.

Caminhada de fé, formação e evangelização
Pároco da Paróquia Sant’Anna desde dezembro de 2015, Pe. José Silva celebrou a missa com a presença de fiéis e disse que “é uma grande alegria comemorar essa caminhada de fé, formação e evangelização nesta paróquia tão e dinâmica”, onde tantos padres e leigos contribuíram e continuam contribuindo para levar a Palavra de Deus ao próximo e proclamar o Reino do Senhor aos mais pobres e carentes na sociedade. Na manhã deste dia 06 de outubro, Pe. José Silva recebeu a nova missão de pastorear o rebanho de Deus na Paróquia Nossa Senhora da Salete, região Santo André Leste. O novo pároco nomeado para a Paróquia Sant’Anna é o Padre Leandro Alves de Figueredo.

“É uma paróquia tradicional, organizada, onde os fiéis participam com muito amor, com muito carinho, com muita misericórdia. Onde realizamos tantos sacramentos como o Batismo, o Matrimônio, a Primeira Comunhão. Diante da entronização da imagem de Sant’Anna, pedimos a sua intercessão especialmente para os idosos, os doentes e para aqueles que mais sofrem em nossa sociedade”, salienta o sacerdote.

Durante o dia, Pe. José Silva abençoou os fiéis com os seus animais que chegavam até a Capela São Francisco de Assis.

Participação nas pastorais e a realização de um sonho

A Paróquia Sant’Anna conta com 23 pastorais, movimentos e associações de evangelização e promoção humana que praticam os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral por uma Igreja que prioriza a cultura e espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária.

Em comunhão com a paróquia e a diocese, Angélica Sanches, 43 anos, relata que é paroquiana há cerca de três décadas e atua em movimentos pastorais por volta de 25 anos. Atualmente coordenadora da Pastoral Familiar paroquial, ao lado do esposo Sandro Ricardo dos Santos, 49 anos, bem como no CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial), ela confidencia que já viveu muitos momentos marcantes dentro da igreja dedicada à Santa Ana, padroeira dos avós.

“O que mais me marcou foi quando nós implantamos a Pastoral Familiar na paróquia e realizamos o primeiro encontro de casal da Pastoral Familiar, tanto para casais de primeira e segunda união e com isso tivemos muitos frutos. Para  mim foi a realização de um sonho”, revela Angélica, que trabalha com a venda de doces e bolos.

Por sua vez, Sandro atua na paróquia desde a infância, há 47 anos, e serve em pastorais por quase três décadas. Para ele, celebrar os 55 anos da paróquia é muito gratificante, “pois tivemos uma oportunidade de aprendermos muito com todos os párocos que por aqui passaram e deixaram um legado maravilhoso e de muita satisfação para toda a comunidade, um aprendizado de como viver em comunidade, mesmo em meio a tantas diversidades no mundo em que vivemos”, avalia o paroquiano, que é formado em Engenharia em Processos de Produção e atuo na área da Qualidade.

O casal demonstra gratidão aos padres José Raschele, José Mateus, Alex Sandro Camilo e José Silva pelos ensinamentos e o comprometimento de sermos uma Igreja em saída, em unidade com todo o povo de Deus. “Somos gratos por nos trazerem a importância da evangelização e o regaste de tantos católicos que se encontravam afastados e pela conscientização de reavivar a essência de sermos igreja doméstica”, sintetiza.

Sobre a paróquia
A matriz paroquial Sant’Anna está localizada na Avenida Francisco Monteiro, nº 3149 – Santana, em Ribeirão Pires. A igreja conta com quatro capelas/comunidades: além da São Francisco de Assis, no Jardim São Francisco, onde foi realizada a missa desta segunda (4), a Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Luso; a Santa Rita de Cássia, no Bairro Santo Bertoldo; e a São Judas Tadeu, no Bairro Barro Branco.
As missas na Paróquia Sant’Anna são realizadas nos seguintes horários nestes tempos de pandemia: sábado (17h) e domingo (8h30 e 18h). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4828-1534 (telefone).

Conheça a história de 55 anos da Paróquia Sant’Anna: leia aqui

Fotos: Pascom Paróquia Sant’Anna