Oração do Pai Nosso inspira fiéis na celebração dos 55 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em SBC

“O evangelho nos deixa duas mensagens importantes: a necessidade de rezar e a importância da oração”. A passagem bíblica do Evangelho de Lucas (11,1-4), em que Jesus ensina os discípulos a rezarem o Pai Nosso, certamente não foi mera coincidência para esse dia, mas uma inspiração para a celebração de Ação de Graças pelos 55 anos de caminhada da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, ocorrida na tarde de quarta-feira (06/10), com a presença de fiéis na igreja localizada na Vila Marlene, em São Bernardo do Campo.

Uma comunidade acolhedora e participativa
As palavras iniciais são frutos da reflexão do Pe. Antônio Guimarães do Couto Filho, que está à frente da paróquia desde junho de 2017 e presidiu a celebração do jubileu, ao afirmar que tem a alegria de fazer parte desta história por onde tantos padres e leigos ajudaram a construir esse legado de acolhida e missão, como indicou o nosso primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017). Segundo o pároco, as principais características da igreja dedicada à Nossa Senhora de Fátima são a participação e o apoio em todas as atividades da matriz paroquial e suas duas comunidades. “Estou aqui há quatro anos e três meses e nesse período vivenciei momentos muito felizes. Uma comunidade bastante acolhedora, que tem me apoiado em todos os trabalhos pastorais. Mesmo diante da pandemia, percebi que a comunidade se manteve unida em oração, através das celebrações pelas redes sociais, e eventos para ajudar a manter a paróquia”, ressalta.

Por fim, Pe. Guimarães pede a intercessão de Nossa Senhora de Fátima  para que abençoe a todos os paroquianos. “Que o tempo que eu ficar aqui possa ser um instrumento de Deus e ajudar essa comunidade a caminhar, a crescer, a perseverar no caminho de Deus”, clama.

Momento de confirmação
A farmacêutica Sâmya Maria Marçon, 30 anos, começou a frequentar as missas na paróquia, em plena pandemia, no início do segundo semestre de 2020, quando as igrejas retomaram as celebrações presenciais com todos os protocolos sanitários. Logo, o seu coração foi tocado para ajudar nas celebrações. “Há oito meses recebi  a honra de ser convidada para servir nas missas, onde eu colaboro fazendo as leituras, e isso para mim foi muito especial, porque foi num momento que me confirmou, que eu passava por algumas dificuldades, mas Deus confirmou que eu estava no caminho certo”, confidencia.

Segundo Sâmya, o acolhimento do padre e da equipe das celebrações ajudaram para que continuasse a perseverar nesta paróquia já adotada por ela.  “O que me emociona é sentir a presença de Nossa Senhora de Fátima nesta paróquia. Estou muito feliz! Peço a Nossa Senhora de Fátima que abençoe todos os fiéis que nela servem e a todos os fiéis que participam das missas. Tenho a certeza que é especial para mim e para muitas pessoas”, complementa.

Presença desde a criação da capela
Maria de Lourdes Luques Teoles, 73 anos, relembra quando a imagem trazida de Portugal chegou à Vila Marlene no dia 16 de novembro de 1958, quando iniciaram as atividades na capela. Houve procissão pelas ruas da vila e no interior da capelinha, a imagem foi abençoada pelo Pe. Fiorente Elena. Hoje, a imagem é guardada com todo zelo no primeiro andar do salão paroquial, ao lado da Matriz da Vila Marlene.  “Faço parte da paróquia há 62 anos. Minha vida inteira nesta paróquia. Algo muito gratificante foi presenciar o crescimento desta igreja e todos os movimentos, pastorais, grupos sendo criados para atuar na evangelização e na missão, e os meus filhos que aqui foram batizados, crismados e receberam a Primeira Comunhão”, conta Lourdes, que já atuou em várias pastorais e trabalha com decoração floral e flores permanentes.

De acordo com uma das paroquianas mais antigas da matriz paroquial, um dos momentos mais marcantes aconteceu justamente durante o período da pandemia, quando ela participou da coroação de Nossa Senhora de Fátima, na celebração da padroeira do dia 13 de maio deste ano. “Eu tinha aquela vontade de coroar Nossa Senhora e ela me chamou. Por isso, estou aqui para servir a minha paróquia, comunidade e todas as pessoas”, afirma.

Sobre a paróquia
A matriz paroquial Nossa Senhora de Fátima está localizada na Rua Flávio Fongaro, nº 126 – Vila Marlene, na Região São Bernardo – Rudge Ramos da Diocese de Santo André. A igreja conta com duas capelas/comunidades: Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Jardim Hollywood, e Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, no Jardim Três Marias.

Atualmente, a paróquia contabiliza a atuação de aproximadamente 20 pastorais, grupos e movimentos. As missas são realizadas nos seguintes horários nestes tempos de pandemia: quarta (15h), quinta (19h30), sábado (18h) e domingo (10h e 18h). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4332-6953 (telefone).

Conheça a história de 55 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima: leia aqui