Como a Serva de Deus Pauline Jaricot nos inspira para sermos missionários da compaixão e da esperança

Neste Mês Missionário, vamos recordar a vida da Serva de Deus que nos inspira para sermos missionários da compaixão e da esperança: Pauline Marie Jaricot (1799-1862), uma leiga francesa nascida em Lyon, que viveu no século XIX, fundadora da Associação para a Propagação da Fé e o Movimento do Rosário Vivo.

Ela foi declarada Venerável em 25 de fevereiro de 1963, pelo Papa São João XXIII (1881-1963). Em 26 de maio de 2020, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão da Venerável. Essa decisão do Vaticano abriu caminho para sua beatificação, que acontecerá no dia 22 de maio de 2022.

Pauline Marie Jaricot e outros Lyonnais viram a importância da missão universal. Eles se organizaram para apoiar muitos missionários. Desde os primeiros anos deste trabalho florescente, a ambição é clara: apoiar todos os missionários que precisam de ajuda. Em 3 de maio de 1822, a Propagação da Fé foi fundada em Lyon. A adesão de cristãos franceses e europeus foi tão importante que em 3 de maio de 1922 o Papa Pio XI declarou a obra de Propagação da Fé como Pontifícia (ver texto de Pio XI, “Extensão da obra de Propagação da Fé – Motu proprio “Romanorum Pontificum”, (in Documentation Catholique, n ° 158, 24 de junho de 1922, col. 1534).

As outras Pontifícias Obras Missionárias (POM) são: Santa Infância – hoje Infância Missionária – fundada em Paris, em 1843, por Dom De Forbin-Janson, Obra de São Pedro Apóstolo criada em Caen, em 1889, graças a Jeanne Bigard e sua mãe Stéphanie, para apoiar a formação do clero indígena, e a União Missionária do Clero, fundada em 1916 em Parma (Itália) do Padre Paolo Manna, que se tornou Pontifícia União Missionária em 28 de outubro de 1956.

Pauline Marie Jaricot, a quem Paulo VI atribuiu, em 22 de outubro de 1972, “a intuição, a iniciativa e o método” deste belo trabalho, portanto, merece atenção especial, envolvido em seguir Jesus? Como você vinculou as orações e as coleções para as missões? Como surgiu seu compromisso missionário em uma espiritualidade que você pôde compartilhar com sua família e amigos? Estas são as principais questões às quais a vida de Pauline Marie Jaricot dá respostas luminosas. Esta jovem de Lyon está empenhada em seguir Jesus na evangelização.

Pauline Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799 em uma família de ricos fabricantes de seda, recebeu uma boa educação cristã. Linda e muito vaidosa, ela procurou agradar, pois escreve tão bem. “Meus pais davam algumas festas divertidas aos domingos. Uma grande sociedade de pais, mães, moças e alguns jovens se reuniu por todo o país, que vieram com meus irmãos ou como seus amigos. Lá jogávamos jogos de palavras, rodadas, ou então dançávamos… Dissipação implicava necessariamente o esquecimento da presença de Deus, entregamo-nos inteiramente às loucas alegrias do século: cantávamos ternos cantos, divertíamos-nos, durante estes jogos, os beijos que exigem e que naturalmente perturbam o coração das pessoas… O desejo de agradar, o desejo de prevalecer sobre os outros e às vezes a raiva ali (no meu pobre coração) ficavam escondidos… Você tinha que estar morto ou doente, para não sentir pelo menos certas impressões de tantos elogios, atenções, palavras doces por parte dos jovens que nos rodeiam “(J. Servel, Un autre visage? Textos inéditos de Pauline Jaricot, Lyon, Ed. Du Chalet, 1962, p. 95).

Cada vez mais paqueradora, Pauline não parecia voltada para um grande compromisso missionário. Mas graças a seu irmão Philéas, aluno do seminário Saint Sulpice de Paris, vinculado às Missões Estrangeiras de Paris, e que se preparava para partir como missionário na China, Pauline foi informada da situação crítica das missões. Anteriormente, ele teve uma experiência de conversão que virou sua vida de cabeça para baixo. O encontro sincero com o Senhor suscita sempre o desejo de conversão, a alegria de estreitar as relações com Ele e com os outros.

Fonte: com informações das Pontifícias Obras Missionárias (POM)