Diocese de Santo André

Em São Caetano do Sul, Paróquia São Francisco de Assis acolhe novo Pároco Padre Nelson Rosselli

“Me senti muito acolhido por todos vocês,  e no acolhimento veio no meu coração, a Constituição Sinodal (2018) de nossa diocese. Acolhida e Missão, pontos importantes para concretizarmos o que foi refletido e assumido pelo Sínodo Diocesano (2016-2017). Vamos caminhar juntos, unidos na amizade e nas orações.”

Recordando as prioridades do 8º Plano Diocesano de Pastoral que indicam os caminhos para a atuação junto ao povo de Deus, Pe. Nelson Rosselli Filho, 65 anos, destacou a nova missão e a acolhida dos fiéis da Paróquia São Francisco de Assis, na posse canônica realizada na tarde de sábado (23/10), durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, no Bairro Santa Maria, em São Caetano do Sul.

“Peço as orações de vocês para eu concretizar o que eu assumi da minha ordenação diaconal e presbiteral: servir com alegria, na diaconal, e na presbiteral, o Senhor me ungiu para ser ministro do Evangelho e pastor do seu povo. Nesse espírito venho aqui, como disse Jesus: “Eu venho para servir, e não para ser servido” (Mc 10,45). Essa é a nossa missão como presbítero”, ressalta Pe. Nelson, ao falar da admiração por São Francisco de Assis e do carisma franciscano, impulsionado pelas palavras “paz e bem” e pela frase “Senhor, fazei de mim, um instrumento de vossa paz”, como bases para uma comunidade de fé harmoniosa.

Sinodalidade e experiência
Com quase 30 anos de experiência de sacerdócio (completará três décadas de ordenação presbiteral no dia 23 de fevereiro de 2022), Pe. Nelson disse que a sinodalidade, assim como prega o Papa Francisco, tem que ser uma palavra-chave deste início de caminhada em sua nova comunidade de fé. “Me sinto acolhido e muito emocionado, disposto a trabalhar com vocês. Sem vocês, eu não sou nada. Queremos trabalhar juntos. Caminhar juntos. Chorar juntos. Nos alegrar juntos. Nada sozinho”, disse o sacerdote, que retorna à cidade após 30 anos, quando concluiu o processo de formação na Casa de Teologia, na Paróquia São Bento, no Bairro Olímpico.

Pe. Nelson também recordou as paróquias por onde atuou como pároco e vigário, em especial, a última, a Paróquia Nossa Senhora da Salete, onde permaneceu dois anos e meio e conquistou uma grande amizade com os paroquianos. Também participaram da posse, o Coordenador da Região Pastoral São Caetano do Sul, Pe. Luis Carlos Francisco; o Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Diadema), Pe. Clayton Ramos Costa; o secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves Lima; o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, e demais autoridades públicas, representantes de movimentos e pastorais.

Jesus nos apresenta o caminho da felicidade
Em sua homilia, Dom Pedro refletiu sobre o Evangelho (Mc 10,46-52) que trata da cura de um cego que estava impedido de enxergar a realidade. Jesus cura esse homem para que ele possa seguir pelo caminho. O bispo disse que o Filho de Deus propõe que esse caminho da felicidade é o caminho do amor. “Nós somos curados dessa cegueira para que possamos seguir Jesus. Qual cegueira que Jesus nos cura? Jesus nos cura daquela cegueira que ataca a muitos de nós, cristãos, de não conseguirmos ver, aquilo que Jesus ensina, o caminho que Ele nos mostra é o caminho da felicidade”, argumenta.

O bispo diocesano aponta a experiência e disponibilidade do Pe. Nelson como qualidades fundamentais para conduzir a paróquia no caminho da luz.  “Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não anda nas trevas” (João 8, 12). Ele (Pe. Nelson) vem para ajudar a comunidade a seguir o caminho da luz. É preciso que a comunidade, como um todo, escolha ser curada e não se deixe levar pelas trevas. mas caminhar na luz, caminhar no evangelho, nas propostas de Jesus, unidos, tendo na pessoa do padre, a  figura do Bom Pastor, que está no meio de vós, como aquele que serve”, projeta.

Rito da posse
A leitura da nomeação de Pároco foi lida pelo Coordenador da Região Pastoral São Caetano do Sul, Pe. Luis Carlos Francisco. Depois, Pe. Nelson Rosselli Filho realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.

Após esse momento, o novo Pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Nelson como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, sendo aclamado pelos paroquianos locais. No final da missa, Pe. Nelson assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.

Sobre a Paróquia
A Paróquia São Francisco de Assis celebrou 61 anos de fundação no dia 9 de março de 2021. A igreja está localizada na Rua São Francisco de Assis, 84, no Bairro Santa Maria, em São Caetano do Sul. Entre 25 a 30 pastorais, movimentos e associações atuam na comunidade de fé.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 8h, 10h e 18h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4220-4005.

Conheça a história da Paróquia São Francisco de Assis: leia aqui

Sobre o novo pároco
Nome completo: Nelson Rosselli Filho
Data de Nascimento: 06/10/1956
Cidade natal: Uchoa (SP)
Ordenação Sacerdotal: 23/02/1992, pela imposição das mãos do até então bispo diocesano Dom Cláudio Hummes, na Catedral Nossa Senhora do Carmo.
Atuação nas paróquias: em sua caminhada sacerdotal, padre Nelson atuou nas paróquias da Região Santo André – Utinga, como Santa Maria Goretti, Nossa Senhora de Fátima e São Camilo de Léllis; Nossa Senhora da Prosperidade, em São Caetano; como pároco na Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Mauá; em dezembro de 2015 foi nomeado como vigário paroquial na Paróquia São Judas Tadeu, na Região Santo André – Centro; em dezembro de 2016 assumiu como pároco na Paróquia São Jorge, na Região Santo André – Leste; em maio de 2019 tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete, também na Região Santo André – Leste. Em agosto de 2020 recebeu autorização para realizar tratamento de saúde. No primeiro semestre de 2021 retornaria à função, permanecendo até outubro do mesmo ano, quando assumiu no dia 23 de outubro de 20221, como pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em São Caetano do Sul.
Atuação na Diocese: foi coordenador do Centro Catequético, assessor diocesano da Pastoral Familiar, coordenador diocesano de Pastoral, coordenador da Pastoral Presbiteral, membro do Conselho Econômico da Diocese e do Colégio de Consultores, reitor do Seminário de Filosofia, formador do Seminário Propedêutico e coordenador das regiões pastorais Santo André – Leste e Utinga.
Atuação na CNBB: na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi secretário do Regional Sul 1 – São Paulo durante oito anos, subsecretário da Sub-Região Pastoral SP 2, membro do Projeto Missionário Sul 1-N1, e também assessor das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização da CNBB, em Brasília.

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José