Diocese de Santo André

Formação prepara membros do Conselho de Pastoral Ampliado para a fase diocesana do Sínodo dos Bispos

A Diocese de Santo André, por meio da Coordenação Diocesana de Pastoral, promoveu dois encontros formativos online nos dias 15 e 16 de outubro (sexta e sábado), que aprofundaram o Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão” e o Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais como preparação para a fase diocesana do Sínodo dos Bispos, com a participação dos membros do CDPA (Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado).

O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, conduziu os dois dias de formação. Em sua introdução, o pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo destacou a origem do Sínodo dos Bispos, sendo instituído pela Carta Apostólica Motu Proprio Apostolica Sollicitudo, em 15 de setembro de 1965; a sinodalidade na Igreja, em que recorda uma frase do Papa Francisco: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”; sobre o tema do Sínodo, através das palavras-chaves: Comunhão, o Senhor nos reúne numa só fé, Participação, todos somos chamados para uma escuta profunda e respeitosa uns aos outros, e Missão, a Igreja existe para evangelizar, não podemos estar centrados em nós mesmos.

Em seguida, Pe. Joel elencou alguns objetivos do Sínodo: escutar o que o Espírito Santo está falando à Igreja; renovar nossas mentalidades e nossas estruturas eclesiais a partir dos sinais dos tempos; e tomar decisões pastorais que correspondem mais a vontade de Deus, além de realizar uma análise sobre a atual situação que o mundo vive.

Na formação, o coordenador diocesano de Pastoral também aprofundou os dez eixos temáticos do Vade-Mécum: os companheiros de viagem; escutar  ouvir; tomar a palavra – falar; celebrar; corresponsáveis na missão; dialogar na Igreja e na sociedade; com as outras confissões cristãs; autoridade e participação; discernimento e decisão; e formar-se na sinodalidade. A partir destes dois dias de formação, os participantes realizarão os encontros da fase diocesana em suas paróquias, movimentos e pastorais durante o mês de novembro.


Missa de Abertura da Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos
Com o tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, a abertura solene da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos na Diocese de Santo André acontece nesta terça-feira (19/10), às 19h, com a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com transmissão nacional pela TV Evangelizar e compartilhada nas mídias diocesanas. Participarão da celebração, leigos representantes das 106 paróquias, pastorais, movimentos e associações, além dos sacerdotes, missionários, religiosos e consagrados das sete cidades do Grande ABC.

Essa é a primeira vez que o Papa convoca a Igreja inteira a participar da preparação de uma assembleia do Sínodo, que ao longo de dois anos ocorrerá de forma descentralizada e com um itinerário composto de três fases (diocesana, continental e universal), por meio de consultas e discernimento do povo de Deus (leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos, cardeais), que culminará com a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023, em Roma, na Itália. A abertura solene do Sínodo dos Bispos foi realizada pelo Papa Francisco no dia 10 de outubro, na Basílica São Pedro, no Vaticano.

 

Avaliações e expectativas para a fase de escuta e diálogo
Na avaliação dos participantes, o encontro formativo foi muito produtivo e irá contribuir para uma fase diocesana exitosa, como preparação para as etapas continental e universal.  A secretária da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, Maria Cristina Teles Nascimento, destaca a fala do Papa Francisco em que ele diz que o Sínodo não deve ser uma fachada, e sim um percurso de aprofundamento que encaminha para uma Igreja aberta onde todos possam participar.
“Uma Igreja da proximidade e da ternura não somente em palavras, mas na escuta dos irmãos. Com o Espírito Santo guiando para onde Deus quer, seguindo com coragem e docilidade. Pretendo vivenciar a etapa diocesana em união com os grupos dos quais participo”, afirma Cristina.

Para a coordenadora diocesana do Movimento dos Focolares, Telma Soares de Moura, o que chamou a sua atenção durante a formação foi o fato de que neste processo de preparação ao Sínodo, o objetivo principal não é simplesmente responder a um questionário técnico, frio, mas fazer desse instrumento um momento de encontro, de comunhão com o outro, na escuta de suas aspirações e por uma Igreja mais presente nas realidades humanas .

“Uma Igreja que pretende entender melhor o sinal dos tempos para tomar decisões  pastorais mais coerentes com a Vontade de Deus. Apesar de estar ainda procurando entender o processo de escuta como vai ser, pretendo levar essa motivação aos grupos de que faço parte (focolares, paróquia, etc), a fim de iniciar essa escuta de maneira amorosa e de unidade com a Igreja”, projeta.

Por fim, o casal coordenador da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários, Maria da Penha Santos Pestana e Cláudio Manoel Pestana, acreditam que o ponto de maior destaque é o envolvimento de todo o povo de Deus. “Bispos, presbíteros, pastorais, leigos e até mesmo paroquianos, dessa forma todos serão ouvidos. Nossa vivência será a participação em um grupo criado em nossa pastoral CDME para a escuta e diálogo sobre a etapa Diocesana do Sínodo dos Bispos”, aponta.

 

Livro sobre Sinodalidade
“Sinodalidade: Tarefa de Todos”. Esse é o título do novo livro de autoria do bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro Carlos Cipollini, que já está disponível nas lojas físicas e portal da Paulus Editora.

A publicação é inspirada na experiência do Sínodo Diocesano (2016-2017) e motivada pelo atual momento da Igreja, que vivencia o Sínodo dos Bispos em sua fase diocesana.

Acesse aqui para adquirir o seu exemplar

 

Leia mais:

Confira o calendário da fase diocesana do Sínodo dos Bispos com a participação do povo de Deus

 

Papa Francisco: Sínodo é um evento de graça, estar aberto às surpresas do Espírito

 

Inspirado pelos Sínodos Diocesano e dos Bispos, Dom Pedro lança livro “Sinodalidade: Tarefa de Todos”

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba