A Diocese de Santo André, por meio da Coordenação Diocesana de Pastoral, promoveu dois encontros formativos online nos dias 15 e 16 de outubro (sexta e sábado), que aprofundaram o Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão” e o Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais como preparação para a fase diocesana do Sínodo dos Bispos, com a participação dos membros do CDPA (Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado).
O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, conduziu os dois dias de formação. Em sua introdução, o pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo destacou a origem do Sínodo dos Bispos, sendo instituído pela Carta Apostólica Motu Proprio Apostolica Sollicitudo, em 15 de setembro de 1965; a sinodalidade na Igreja, em que recorda uma frase do Papa Francisco: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”; sobre o tema do Sínodo, através das palavras-chaves: Comunhão, o Senhor nos reúne numa só fé, Participação, todos somos chamados para uma escuta profunda e respeitosa uns aos outros, e Missão, a Igreja existe para evangelizar, não podemos estar centrados em nós mesmos.
Em seguida, Pe. Joel elencou alguns objetivos do Sínodo: escutar o que o Espírito Santo está falando à Igreja; renovar nossas mentalidades e nossas estruturas eclesiais a partir dos sinais dos tempos; e tomar decisões pastorais que correspondem mais a vontade de Deus, além de realizar uma análise sobre a atual situação que o mundo vive.
Na formação, o coordenador diocesano de Pastoral também aprofundou os dez eixos temáticos do Vade-Mécum: os companheiros de viagem; escutar ouvir; tomar a palavra – falar; celebrar; corresponsáveis na missão; dialogar na Igreja e na sociedade; com as outras confissões cristãs; autoridade e participação; discernimento e decisão; e formar-se na sinodalidade. A partir destes dois dias de formação, os participantes realizarão os encontros da fase diocesana em suas paróquias, movimentos e pastorais durante o mês de novembro.
Missa de Abertura da Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos
Com o tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, a abertura solene da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos na Diocese de Santo André acontece nesta terça-feira (19/10), às 19h, com a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com transmissão nacional pela TV Evangelizar e compartilhada nas mídias diocesanas. Participarão da celebração, leigos representantes das 106 paróquias, pastorais, movimentos e associações, além dos sacerdotes, missionários, religiosos e consagrados das sete cidades do Grande ABC.
Essa é a primeira vez que o Papa convoca a Igreja inteira a participar da preparação de uma assembleia do Sínodo, que ao longo de dois anos ocorrerá de forma descentralizada e com um itinerário composto de três fases (diocesana, continental e universal), por meio de consultas e discernimento do povo de Deus (leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos, cardeais), que culminará com a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023, em Roma, na Itália. A abertura solene do Sínodo dos Bispos foi realizada pelo Papa Francisco no dia 10 de outubro, na Basílica São Pedro, no Vaticano.
Avaliações e expectativas para a fase de escuta e diálogo
Na avaliação dos participantes, o encontro formativo foi muito produtivo e irá contribuir para uma fase diocesana exitosa, como preparação para as etapas continental e universal. A secretária da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, Maria Cristina Teles Nascimento, destaca a fala do Papa Francisco em que ele diz que o Sínodo não deve ser uma fachada, e sim um percurso de aprofundamento que encaminha para uma Igreja aberta onde todos possam participar.
“Uma Igreja da proximidade e da ternura não somente em palavras, mas na escuta dos irmãos. Com o Espírito Santo guiando para onde Deus quer, seguindo com coragem e docilidade. Pretendo vivenciar a etapa diocesana em união com os grupos dos quais participo”, afirma Cristina.
Para a coordenadora diocesana do Movimento dos Focolares, Telma Soares de Moura, o que chamou a sua atenção durante a formação foi o fato de que neste processo de preparação ao Sínodo, o objetivo principal não é simplesmente responder a um questionário técnico, frio, mas fazer desse instrumento um momento de encontro, de comunhão com o outro, na escuta de suas aspirações e por uma Igreja mais presente nas realidades humanas .
“Uma Igreja que pretende entender melhor o sinal dos tempos para tomar decisões pastorais mais coerentes com a Vontade de Deus. Apesar de estar ainda procurando entender o processo de escuta como vai ser, pretendo levar essa motivação aos grupos de que faço parte (focolares, paróquia, etc), a fim de iniciar essa escuta de maneira amorosa e de unidade com a Igreja”, projeta.
Por fim, o casal coordenador da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários, Maria da Penha Santos Pestana e Cláudio Manoel Pestana, acreditam que o ponto de maior destaque é o envolvimento de todo o povo de Deus. “Bispos, presbíteros, pastorais, leigos e até mesmo paroquianos, dessa forma todos serão ouvidos. Nossa vivência será a participação em um grupo criado em nossa pastoral CDME para a escuta e diálogo sobre a etapa Diocesana do Sínodo dos Bispos”, aponta.
Livro sobre Sinodalidade
“Sinodalidade: Tarefa de Todos”. Esse é o título do novo livro de autoria do bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro Carlos Cipollini, que já está disponível nas lojas físicas e portal da Paulus Editora.
A publicação é inspirada na experiência do Sínodo Diocesano (2016-2017) e motivada pelo atual momento da Igreja, que vivencia o Sínodo dos Bispos em sua fase diocesana.
Acesse aqui para adquirir o seu exemplar
Leia mais:
Confira o calendário da fase diocesana do Sínodo dos Bispos com a participação do povo de Deus
Papa Francisco: Sínodo é um evento de graça, estar aberto às surpresas do Espírito