Diocese de Santo André

Grupo de Assessores da CNBB aprofunda o processo do Sínodo 2023 tendo em vista sua missão pastoral

Os assessores das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram na manhã desta terça-feira, 19 de outubro, virtualmente, para mais uma reunião ordinária. O encontro contou ainda com a presença das secretárias e secretários executivos dos 19 Regionais da CNBB.

Tratou-se, segundo o secretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, de um encontro com caráter mais de estudo do Grupo de Assessores com o foco na reflexão sobre a XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos e no Documento Preparatório e do Vade mecum para o Sínodo 2023, cujo tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

O grupo mesmo se desafiou a estudar os documentos a partir de algumas perguntas orientadoras ao invés de convidar um especialista no assunto. Os participantes foram motivados a refletir sobre a seguintes perguntas: Segundo sua compreensão, quais seriam as três principais ideias constantes do Documento Preparatório? Por que você destaca esses aspectos? O que há neles de tão importante? Quais os aspectos de conteúdo que merecem nossa atenção para que a reflexão avance? Quais são os pontos controversos, não unívocos, pouco claros, sobre os quais precisamos dedicar mais atenção? Que indicações podemos recolher para a nossa missão como Equipe de Animação Nacional?


Sintonia com a caminhada a Igreja
De acordo com o padre Marcus conhecer bem o conteúdo e a proposta do Sínodo 2023 é fundamental para a missão dos assessores e assessoras das comissões episcopais de pastoral da CNBB. “Hoje procuramos nos debruçar, com profundidade, no Documento Preparatório e no Vade mecum Ecumênico do Sínodo 2023 para estarmos numa maior sintonia com a caminhada da Igreja e oferecermos nossos frutos de comunhão, participação e missão para uma Igreja Sinodal”, disse.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Juarez Albino Destro, reuniões formativas e de partilha de estudos são fundamentais para que os diversos serviços dos assessores, de diferentes comissões e organismos, sejam realizados “em conjunto”, interligados, garantindo maior eficiência na evangelização como um todo. “Estas reuniões fortalecem a missão e, ao mesmo tempo, os próprios assessores, cientes de que  formamos um time”, avaliou.

A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, irmã Sandra Regina Amada destacou o caráter especial desta reunião com a inclusão dos secretários-executivos dos 19 regionais da CNBB e de alguns coordenadores de pastorais de dioceses para o estudo do processo sinodal. “É sempre bom ouvir e partilhar das contribuições sobre a reflexão do processo sinodal nas várias regiões da Igreja do Brasil dentro do processo sinodal que a Igreja universal já iniciou”, avaliou.

A religiosa avalia que os documentos preparatórios reforçam o Sínodo como um processo participativo, um caminho sinodal que é parte constitutiva da identidade da Igreja. “O Sínodo é um grande evento eclesial missionário na história da Igreja aberto à condução pela ação do Espírito Santo que aponta para uma necessidade vital de abertura e escuta”, disse.

Para a irmã Sandra, as palavras que resumem este evento sinodal a partir da missão são proximidade, sensibilidade e conversão. “O caminho Sinodal para ser relevante exige inclusão de todas as instâncias da vida eclesial e da sociedade em geral. Então o estilo sinodal deve ser compreendido e assumido por toda a Igreja em saída para que realmente seja relevante no hoje da nossa humanidade”, aponta.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO