Diocese de Santo André

No dia 14 de outubro, Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil promove live sobre a etapa de escuta nas Igrejas particulares

No próximo dia 14 de outubro, das 19h30 às 20h45, a Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, promove a live “Por uma Igreja Sinodal” com foco na organização da etapa diocesana, com início previsto para a primeira quinzena deste mês. A transmissão poderá ser acompanhada nas redes oficiais da CNBB: Youtube e Facebook.

A  16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, acontece em outubro de 2023 como ponto culminante do processo de escutas diocesanas, nacionais e continentais.

De acordo  com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, padre Júlio César Resende a live terá o objetivo de formar e capacitar os coordenadores e animadores nas diversas dioceses para que possam conduzir o processo de escuta sinodal em cada uma das Igrejas Particulares.

Confira a programação da live:

19h30 – Oração inicial (Oração de Santo Isidoro de Sevilha)

19h32 – Palavra de boas-vindas – Mariana Venâncio

19h35 – A que se propõe o Sínodo 2023? (Ver + Julgar) – Dom Ricardo Hoepers

19h50 – Respostas às cinco perguntas dos participantes – Mariana Venâncio e padre João da Silva Mendonça Filho

20h10 – Agir: dez núcleos temáticos, etapas até 2023, o que compete à equipe diocesana de animação e como fazer o lançamento em diocese – padre Júlio César Resende

20h25 – Interação com os participantes – Mariana Venâncio e padre Mendonça

20h45 – Encerramento – irmã Teresinha Del’Acqua

Sínodo dos Bispos 2023

Convocado pelo Papa Francisco, o próximo sínodo terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. A primeira é a fase diocesana, seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, antes da fase definitiva em nível eclesial. Universal.

O Papa Francisco ressaltou durante a comemoração do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2015, que “o Sínodo dos Bispos é o ponto de convergência do dinamismo da escuta recíproca no Espírito Santo, conduzida em todos os níveis da Igreja” Assim, a Secretaria do Sínodo pontua que a articulação das diferentes fases do processo sinodal possibilitará a escuta real do Povo de Deus e será garantida a participação de todos no processo sinodal: “Não é apenas um acontecimento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio Episcopal e o Bispo de Roma, cada um segundo a sua função”.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO