Diocese de Santo André

Padre Leandro Alves assume como Pároco da Paróquia Sant’Anna, em Ribeirão Pires

“Na minha vida, eu não me vejo sem a companhia de Nossa Senhora. Tive a graça, um mês antes da pandemia (início de 2020), de ir para Jerusalém e quando visitava Ain Karin, a gente via, sentia a sua família. Sentia Sant’Ana (mãe de Nossa Senhora). Sentia, de fato, onde foi gerada Maria, onde foi aprendendo a viver essa experiência de fé. Eu me senti presenteado. Gosto muito de trazer essa experiência da padroeira. Ela nos ajuda muito a nos inspirar a descobrir o quanto a fé é importante para nós também sermos bons patronos de Sant’Ana.”

A devoção mariana, a lembrança da viagem para Jerusalém, e as palavras do pastor que chega para continuar o pastoreio do rebanho das ovelhas de Cristo enchem de esperança toda a comunidade da Paróquia Sant’Anna, que acolheu na noite de domingo (17/10), o seu novo Pároco, Pe.Leandro Alves Figueredo, 44 anos, durante a posse canônica realizada na celebração eucarística presidida pelo Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, no Bairro Santana, em Ribeirão Pires.

Conhecer a história e trabalhar em conjunto
Em suas primeiras palavras aos fiéis, Pe. Leandro disse que está disposto a conhecer mais sobre a trajetória da paróquia e caminhar junto com o povo para que os trabalhos pastorais produzam cada vez mais frutos para o Reino de Deus.

“Que Sant’Ana me oriente, me conduza e que eu possa aprender um pouquinho mais com ela e com todos vocês, que já trazem isso na sua história”, disse Pe. Leandro, ao exaltar o legado deixado pelo Pe. José Raschele (1923-2020), que durante várias décadas foi responsável pelo crescimento da igreja e pela construção das capelas, além de agradecer a acolhida dos fiéis da matriz paroquial e das quatro comunidades: São Francisco de Assis, Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita de Cássia e São Judas Tadeu.

Com uma década de ordenação sacerdotal, o presbítero completará 11 anos de sacerdócio no próximo dia 11 de dezembro e sucede a Pe. José Silva, que esteve à frente da paróquia por quase seis anos (desde dezembro de 2015) e assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Salete (Região Santo André – Leste), no próximo sábado (23/10), às 16h. Na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema, onde Pe. Leandro atuava, a comunidade acolherá o Pe. Alex Sandro Camilo (Reitor e Pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Bernardo), como administrador paroquial “pro tempore”.

Participaram também da celebração, os padres Cícero Soares da Silva Neto (Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Santo André), Clayton Ramos Costa (Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Diadema), Silvânio José da Silva (Paróquia Santa Luzia – São Bernardo), Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal), o diácono Luciano José Dias, seminaristas, o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, o presidente do legislativo da cidade, Guto Volpi, e demais autoridades públicas.

Imitadores de Cristo e sinal do Bom Pastor na comunidade
Em sua homilia, Dom Pedro Cipollini falou aos paroquianos sobre a característica que identifica o cristão, o serviço, como um sinal e um modo de vida de servir o próximo, que faz de nós imitadores de Cristo; chamou a atenção para a lição que a Palavra de Deus nos deixa, de que seremos julgados pelo amor; e o exemplo de Maria, a mãe de Jesus, como a primeira na fé e modelo de missionária para os fiéis.

Nas palavras do bispo, Pe. Leandro tem um “coração bom” e é uma “pessoa de fácil convivência”, que chega para sinalizar a presença de Cristo, o Bom Pastor, na comunidade. “Jesus disse: “Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (Mt 10, 40). A presença de um sacerdote numa comunidade paroquial é uma benção de Deus. Que vocês possam acolhê-lo e ajudá-lo em sua missão. Ele veio para servir”, destaca Dom Pedro, ao se referir também ao trabalho realizado pelos padres José Silva e José Raschele, como testemunhos do serviço à Igreja durante várias décadas.

Rito da posse
A leitura da nomeação de posse do Pároco foi lida pelo Diácono Luciano José Dias. Depois, Pe. Leandro Alves Figueredo realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro Carlos Cipollini declarou oficialmente Pe. Leandro como Pároco da Paróquia Sant’Anna sendo aclamado pelos paroquianos locais. No final da missa, Pe. Leandro assinou a ata, que também foi assinada pelo Bispo e demais testemunhas.

Sobre a paróquia
A matriz paroquial Sant’Anna completou 55 anos de história no último dia 4 de outubro. A igreja está localizada na Avenida Francisco Monteiro, nº 3149 – Santana, em Ribeirão Pires. A paróquia conta com quatro capelas/ comunidades: São Francisco de Assis, no Jardim São Francisco; a Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Luso; a Santa Rita de Cássia, no Bairro Santo Bertoldo; e a São Judas Tadeu, no Bairro Barro Branco.

A Paróquia Sant’Anna conta com 23 pastorais, movimentos e associações de evangelização e promoção humana que praticam os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral por uma Igreja que prioriza a cultura e espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária.

As missas na Paróquia Sant’Anna são realizadas nos seguintes horários nestes tempos de pandemia: sábado (17h) e domingo (8h30 e 18h). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4828-1534 (telefone).

Conheça a história de 55 anos da Paróquia Sant’Anna: leia aqui

Sobre o novo pároco
Nome completo:
Leandro Alves Figueredo;
Data de Nascimento: 17/05/1977;
Cidade natal: São Paulo (SP);
Ano de entrada no seminário: 11/02/2001;
Ordenação Diaconal: 10/07/2010, na Catedral do Carmo, em Santo André;
Ordenação Sacerdotal: 11/12/2010,  na Paróquia São João Batista do Rudge Ramos, em São Bernardo;
Atuação nas paróquias: Em 2011 foi nomeado para a primeira Paróquia, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Vila Palmares, em Santo André. no dia 1º de julho de 2017 assumiu como pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema; e no dia 17 de outubro de 2021 torna-se pároco da Paróquia Sant’Anna, em Ribeirão Pires;
Atuação na Diocese: foi assessor da Pastoral Carcerária e desde 2015 atua como assessor da Pastoral do Menor. Entre os anos de 2017 e 2019 foi membro da Pastoral Presbiteral. Em 2019, foi nomeado na Comissão para a Tutela dos Menores e Pessoas Vulneráveis, presente no Tribunal Eclesiástico Diocesano.

Fotos: Pascom Paróquia Sant’Anna (Ribeirão Pires)

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui