Dia do Radialista: Programa A Voz da Diocese leva a Boa Nova e muita informação aos ouvintes

O Dia do Radialista é celebrado em duas datas: no dia 7 de novembro, como homenagem ao nascimento do lendário compositor e radialista Ary Barroso, em 1903, e também no dia 21 de setembro, porque nessa data, em 1943, o então presidente da república, Getúlio Vargas, assinou uma lei que criou um piso salarial para a profissão.

Esse profissional que narra, dirige, escreve, planeja e produz programas…E a importância dos radialistas na vida das pessoas se tornou cada vez mais fundamental com o passar das décadas. Desde o século passado, quando no Brasil ocorreu a primeira transmissão de Rádio, em 1922, no dia do Primeiro Centenário da Independência do Brasil – o discurso do presidente Epitácio Pessoa, feito no Rio de Janeiro foi ouvido em grandes alto-falantes na Praça da Sé, em São Paulo, bem como em Niterói e Petrópolis, dentro do programa de comemorações do Centenário da Independência, – os profissionais se reinventam com o advento da internet e das novas tecnologias para trazer informação, entretenimento e porque não evangelizar pelas ondas do rádio.

Na Diocese de Santo André, o Programa “A Voz da Diocese” é um desses instrumentos de evangelização por meio das vozes dos radialistas e de convidados. Há mais de duas décadas no ar e com a produção da Pastoral da Comunicação, o conteúdo da programação semanal vai desde a reflexão do evangelho e veiculação de músicas até reportagens e agendas diocesanas, com participações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, padres, representantes de pastorais, movimentos e fiéis da Igreja Católica no Grande ABC.

Produção do programa
Antes de chegar às vozes dos radialistas, o Programa A Voz da Diocese passa por algumas etapas, como a preparação da pauta e produção de reportagens, o roteiro de todo o programa (desde as palavras ditas pelo locutor, a sequência de reportagens até os efeitos sonoros, músicas, utilização de vinhetas e a edição final), a sonoplastia até a equipe técnica que leva a programação ao ar.

Descoberta da vocação
Radialista desde 1999, Sandra de Paula é locutora do Programa “A Voz da Diocese” desde 2012, pela Rádio Milícia da Imaculada, e do Programa Vida e Fé desde 2018, pela Web Rádio Santíssima. “Descobrir que estar em contato com os ouvintes e evangelizar através das ondas do rádio é minha grande vocação. Desde então, nunca mais parei. Cada programa sinto-me fortalecida pela oração e reflexão conjuntas com os ouvintes”, afirma.

Sonho realizado
Integrante da Pastoral Operária, Antônia Carrara recorda que sua paixão pelo rádio teve início na infância. “Em casa se ouvia muito, e até hoje permanece essa paixão. Como trabalho em casa, o rádio fica ligado o tempo todo”, confidencia sobre seu veículo de comunicação preferido. Segundo Toninha, mesmo que seja algo conquistado há pouco tempo, “trabalhar no rádio é um sonho realizado.”

Dinamismo do rádio
Desde junho de 2003 atuando na Pascom e posteriormente na edição e locução do programa, Genivaldo Inacio acredita que o rádio ainda continua sendo um dos grandes veículos de comunicação junto ao povo, pois diferentemente da TV e da internet, a pessoa pode escutá-lo em qualquer lugar executando tarefas do trabalho ou praticando atividades físicas. “Com o advento da telefonia possibilitou ainda mais com que o ouvinte também participasse da programação. E agora com a internet via redes sociais ficou muito mais fácil o ouvinte fazer parte das programações radiofônicas”, salienta.

Genivaldo agradece a Deus por ter despertado o dom da comunicação em tantas pessoas que utilizam desse importante veículo de comunicação para o serviço da evangelização chegar a milhares de lares.

*
Vale ressaltar a contribuição durante anos de José Luiz Montroni, que apresentava a reflexão do evangelho e partiu para a Casa do Pai no ano de 2020.

Ouça o programa
Com apresentação de Genivaldo Inacio, momentos de reflexão com Sandra Paula, quadro da Classe Trabalhadora com Toninha Carrara e reportagens de Fábio Sales, o Programa A Voz da Diocese vai ao ar aos sábados, das 9h às 10h, na Rádio Santíssima pelo site: www.radiosantissima.com, e aos domingos, das 19h às 20h, na Rádio Imaculada Conceição 1490 AM ou pelo site: https://www.miliciadaimaculada.org.br/radio-imaculada .

Para ouvir as edições dos programas, basta acessar:

https://www.diocesesa.org.br/2017/03/programa-a-voz-da-diocese/ .