Desejo uma Igreja pobre para os pobres” (Papa Francisco)
Essa frase estampou as camisetas de todos que participaram do encontro “Com Deus tem Jeito”, que aconteceu no último sábado (13/11), na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e resumiu muito do sentimento de todos que participaram direta ou indiretamente para que a Diocese de Santo André pudesse estar presente.
Tudo começa com um trabalho de Pastoral de Rua fazendo um convite aos irmãos e irmãs para uma real mudança de vida. Da Diocese de Santo André, 33 irmãos disseram sim. A coordenadora diocesana da Pastoral do Povo da Rua, Jaqueline Pereira, e o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, também participaram do encontro.
Na noite de sexta (12/11) ocorreu uma concentração na Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema, onde todos puderam jantar, montar uma pequena mochila com itens básicos para um recomeço (roupas, produtos de higiene, calçados) e também puderam descansar um pouco.
Ao chegar em Cachoeira Paulista, ônibus de várias cidades, com monitores voluntários, levaram os irmãos para uma profunda experiência de amor num dia repleto de testemunhos de pessoas que passaram pelas mesmas situações e mudaram de vida, aconselhamento, confissão e alimentação. Ao final, aqueles que abraçaram essa nova chance foram encaminhados para casas de acolhida parceiras do evento (todas as vagas são ofertadas de forma gratuita pelas instituições).
Tivemos a felicidade de encaminhar 33 irmãos para os seguintes locais: Fazenda da Esperança (Iguape, Santa Branca, Mairiporã, Guaratinguetá, São Miguel Arcanjo, Piraju e Pouso Alegre), Obra Lumen (São Carlos) e para Comunidade Padre Pio (Cachoeira Paulista).
“Vivemos a experiência de unidade e de uma Igreja viva, em saída e para os pobres. Participar deste encontro foi uma experiência viva com Jesus Abandonado que foi profundamente amado por cada um”, analisa Jaqueline Pereira.
Fonte e fotos: Jaqueline Pereira (coordenadora diocesana da Pastoral do Povo da Rua)