Diocese de Santo André

Padre Paulo Roberto assume como pároco da Paróquia São João Batista, em Mauá

“Vamos caminhar juntos! Esse é o meu lema, sempre. Vamos construir o Reino de Deus aqui. Vocês sabem que tenho um carinho especial por vocês.”

Após mais de três anos atuando como vigário e posteriormente como administrador paroquial, Pe. Paulo Roberto Vicente, 68 anos, fez um breve discurso sobre a importância da sinodalidade, ao tomar posse na noite de sexta-feira (03/12), como pároco da Paróquia São João Batista, na Vila São João, em Mauá, na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Nascido na capital fluminense, o sacerdote, que trabalha como advogado/patrono no Tribunal Eclesiástico da Diocese de Santo André, agradeceu a confiança do bispo diocesano e o apoio de todos os membros da matriz paroquial, das cinco comunidades e das 20 pastorais, movimentos e associações.

“Sou de família da periferia do Rio de Janeiro. Morei lá durante 25 anos. Então, a gente valoriza muito a periferia. Fico muito orgulhoso quando ando de trem. Me lembra o que fui na minha vida. Então, vamos caminhar, evangelizar e trabalhar pelo Reino de Deus, ao mesmo tempo, olhar para as comunidades, fazer consertos, reparos e promover as atividades pastorais. Vamos juntos nesta caminhada”, projeta Pe. Paulo Roberto, ao também se referir a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral e da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos.

Pe. Paulo Roberto sucede o Pe. George Rodrigues, que atuava como pároco da Paróquia São João Batista e está de licença médica para tratamento de saúde.

Somos “luzes” para iluminar o mundo

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). Em sua homilia, Dom Pedro Cipollini recordou o Natal que está chegando como uma inspiração para os cristãos se converterem a cada dia. “Que possamos imitar Jesus, iluminando sempre, não andando nas trevas, mas levando um incentivo, uma palavra de carinho para uma criança, a luz da nossa paciência, da caridade, a luz de tantas coisas boas que o Espírito Santo faz em nossa vida. Devemos sempre escolher a luz. Natal é a festa da luz para o cristão”, elucida.

Segundo Dom Pedro, o pároco que chega tem a função de ser aquele que preside na caridade. “Por que é o padre que preside a eucaristia? Porque ele preside a comunidade. A eucaristia faz a comunidade. E a comunidade celebra a eucaristia. E o padre, em nome de Jesus, preside a eucaristia e a comunidade. Porém, essa presidência conta com a participação de todos. A comunidade é feita de comunhão e participação, porque todos foram batizados. Pelo batismo, somos membros da Igreja”, disse o bispo, ao agradecer a disponibilidade do Pe. Paulo Roberto e a acolhida de toda a comunidade, citando o tema do Sínodo dos Bispos 2023 – Por uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão.

Rito da posse

A leitura da nomeação de posse do pároco foi realizada pelo Pe. José Soares Rodrigues, o Pe. Zezé. Em seguida aconteceu a profissão de fé. Após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, Pe. Paulo Roberto recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.

Após esse momento, o presbítero fez o juramento de fidelidade e Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Paulo Roberto como pároco, sendo aclamado por toda a assembleia. No final da missa, o sacerdote assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.

Participaram da posse, cerca de 200 pessoas, entre elas, membros da matriz paroquial e das cinco comunidades Cristo Redentor, Santo Expedito, Santo Antônio de Pádua, Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Sant’Ana Galvão; os padres Zezé (pároco da Paróquia São José Operário, em Mauá), Fabiano Felicio da Silva (uso de ordem na Paróquia São João Batista, em Mauá) e Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal); e o diácono Celso Francisco da Silva (Paróquia São Felipe Apóstolo, em Mauá).

Sobre a paróquia

A Paróquia São João Batista foi criada no dia 13 de março de 1998 pelo saudoso bispo Dom Décio Pereira (1940-2003). A igreja está localizada na Avenida Barão de Mauá, nº 3970 – Vila São João, em Mauá.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 8h, 17h e 19h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4576-1330.

A matriz paroquial conta com cinco comunidades: das cinco comunidades Cristo Redentor, Santo Expedito, Santo Antônio de Pádua, Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.
Cerca de 20 pastorais, movimentos, associações e grupos estão atuantes na paróquia.

Saiba mais sobre o Pe. Paulo Roberto Vicente: Leia aqui

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO