Diocese de Santo André

Emeritude, acolhimento, zelo e misericórdia

Na tarde do dia 28 de dezembro, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André, juntamente com Padre Joel Nery, Vigário-Geral da diocese, reuniram-se com o Padre Orlando de Moura no sétimo andar do Edifício Santo André Apóstolo.

A motivação deste encontro foi a de ser um canal de acolhida, zelo e misericórdia para com o presbítero que possui problemas de saúde, cujo quadro clínico impossibilita que assuma provisões e ofícios.

Após um frutífero e construtivo diálogo, Dom Pedro, Padre Orlando e Padre Joel que foi seu colega de seminário, anuíram que entre os mecanismos canônicos possíveis, a emeritude (aposentadoria) do Padre Orlando seria a melhor forma de auxiliá-lo.

Padre Orlando continuará morando na cidade de Peruíbe e irá ajudar conforme suas possibilidades em um centro de recuperação de dependentes químicos e em uma paróquia próxima a sua residência.

Ao término da reunião, o presbítero emérito, ressaltou o quanto sentiu-se acolhido como um verdadeiro filho por um pai, pois tanto o cuidado e conversa, quanto a definição, trouxeram a paz que ele tanto precisava. Destacou que mesmo estando emérito, quer manter a comunhão com a Igreja, com a Diocese e com o bispo.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana