Padre Marcelo Moura é acolhido na Paroquia São José Operário, em Mauá

Com a igreja repleta de fiéis e acolhido com alegria, Pe. Marcelo Aparecido Moura foi empossado na noite de domingo (23/01), Administrador Paroquial pelo Padre Joel Nery (Vigário Geral) na Paróquia São José Operário (Jardim Itapeva, Mauá) e suas cinco comunidades.

A celebração contou com as participações do Pe. José Soares Rodrigues(pároco da Paróquia São José, em Mauá), do diácono permanente Clodoaldo César Sonvez, seminaristas e membros de pastorais, movimentos e associações da Paróquia São José Operário e suas cinco comunidades.

Pe. Marcelo demonstrou gratidão primeiramente a Deus por esse presente, de assumir a Paróquia São José Operário, justamente por ter sido ordenado no dia do padroeiro, em 1º de maio de 2014. “Fui ordenado no dia 1º de maio, Dia de São José Operário. Então, é um grande presente e vai ser uma alegria dupla, assim festejando a nossa paróquia, diante do nosso padroeiro e também festejando minha ordenação, a cada ano”, revela.

O vigário geral, Padre Joel Nery também destacou a importância da acolhida ao Pe. Marcelo pelos membros do corpo de Cristo. “Nós lembramos que Ele (Cristo) é a cabeça na comunidade. Toda a comunidade é o corpo. A função daquele que administra e coordena a vida comunitária, não só no momento eucarístico, ponto central da nossa fé, o padre assume na função litúrgica, a função de presidir, que é literalmente isso: estar como Cristo, cabeça do corpo, reunido para celebrar, reunido para lutar por uma vida mais justa, mais digna para fazer acontecer vista aos cegos, liberdade aos cativos, liberdade aos oprimidos”, elucida Pe. Joel.

A leitura da nomeação de posse foi realizada pelo diácono Clodoaldo César Sonvez, em seguida Pe. Marcelo recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia, o sacerdote manifestou sua disposição de cooperar com o bispo trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe está sendo entregue. Na Renovação das Promessas Sacerdotais recebeu os símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.

Sobre o novo administrador paroquial

Padre Marcelo Aparecido Moura nasceu no dia 23 de maio de 1984, em Santa Cruz das Palmeiras (SP). Ingressou no seminário, em 2005, pela Paróquia Santa Rita de Cássia (Santa Cruz das Palmeiras) a caminho do Seminário da Diocese de São João da Boa Vista (SP). Foi ordenado diácono transitório no dia 27 de dezembro de 2013 e posteriormente presbítero no dia 1º de maio de 2014.

Em sua caminhada sacerdotal, Pe. Marcelo atuou como vigário paroquial durante um ano na Paróquia São Pedro Pescador; logo depois, foi enviado para atuar na fundação de uma paróquia (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mogi Guaçu – SP); com a nomeação do novo bispo Dom Antônio Emídio Vilar, Pe. Marcelo é transferido para a Paróquia Santa Luzia e São João Paulo II (Vargem Grande do Sul – SP), onde atuou durante um ano e meio; em seguida, foi chamado para atuar em missão na Diocese de Santo André, onde atuou na Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, na Região São Bernardo – Centro, ao longo de dois anos (2019-2020); em março de 2020, mesmo como Pároco da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, também foi nomeado como Administrador Paroquial “Pro tempore” da Paróquia São Geraldo Magella e posteriormente tomou posse no dia 31 de janeiro de 2021; assume como Administrador Paroquial da Paróquia São José Operário, em Mauá, no dia 23 de janeiro de 2022.

Na Diocese de São João da Boa Vista atuou como assessor da Pastoral da Juventude.

Sobre a paróquia

A Paróquia São José Operário, na Região Mauá, localizada na Rua Pedro Brancalion, nº 12 – Jardim Itapeva, em Mauá, é uma das paróquias mais novas da Diocese de Santo André. Fundada no dia 17 de junho de 2016, a igreja completará seis anos de história neste ano de 2022.

As missas são realizadas nos seguintes horários aos finais de semana: sábado (16h) e domingo (10h30 e 18h30). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4548-7050.(telefone).

A matriz paroquial também conta com cinco capelas/comunidades: Cristo Operário, no Jardim Esperança; São Francisco de Assis, no Jardim Adelina; Sagrada Família, no Jardim Canadá; Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Serrano; e Nossa Senhora da Visitação, no Jardim Vital Brasil.

Crédito das fotos: Pascom São José Operário – Região Pastoral Mauá