Diocese de Santo André

Comissão para a doutrina da fé da CNBB se reúne em reunião anual ordinária

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Os bispos, peritos e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral Para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos, virtualmente, nesta terça-feira, 1 de fevereiro, para a primeira reunião ordinária de 2022.

Na pauta, apresentação de textos sobre os desafios da teologia; apresentação dos dois últimos subsídios doutrinais produzidos pela comissão: “Vida Dom e Compromisso I – Fé cristã e opção preferencial pelos pobres” e “Vida: dom e compromisso II – Fé cristã e aborto”, lançados pela Edições CNBB em 2021 e encaminhamentos para o ano de 2022.

O bispo da diocese de Santo André (SP) e presidente da comissão, dom Pedro Carlos Cipollini, manifestou a alegria do grupo poder estar reunido mesmo que virtualmente e destacou que a proposta da reunião seguirá a perspectiva sinodal da escuta.

“É um encontro ainda que nesta época difícil (de pandemia da covid-19). Esse encontro nos revigora, nos prepara e nos coloca em dia também. Em reunião dos bispos da comissão nós resolvemos entrar na perspectiva sinodal e promover esse encontro, dando muito espaço a escuta. Desejamos escutarmos uns aos outros, mas, principalmente, a comissão espera contar com a colaboração dos peritos, como uma assessoria na nossa missão”, disse.

Dom Cipollini deu ainda um retorno sobre a repercussão dos subsídios doutrinais “Vida: dom e compromisso I e II”. Segundo o bispo, os materiais foram muito bem elaborados. “Só temos recebido felicitações”, ressaltou.

Além dos bispos e do assessor, a reunião ampliada contou com a presença de membros do Grupo Interdisciplinar de Peritos (GIP) e do Grupo de Peritos em Bíblia (GPB) que integram a comissão nas várias áreas e disciplinas da teologia, entre elas bíblia, moral, sistemática e dogmática.

Os peritos são especialistas nos assuntos correspondentes ao trabalho da comissão e frequentemente são consultados e dão pareceres teológicos acerca de textos, publicações, manifestações, entre outras atividades da comissão.

O GIP é um órgão de assessoria teológica para auxiliar a CEPDF no cumprimento de sua missão e de suas atribuições. O GPB é encarregado da revisão da tradução da Bíblia da CNBB e corresponsável da revisão dos Lecionários litúrgicos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Subsídios

“Vida: dom e compromisso I – Fé cristã e opção preferencial pelos pobres”, tem o objetivo de resgatar o significado da opção pelos pobres em suas raízes bíblicas, patrísticas e teológicas e, em sua ressonância com o Magistério da Igreja e a teologia latino-americana.

“Vida: dom e compromisso II – Fé cristã e aborto”, aborda respostas à interrogação sobre quando começa a vida, análises acerca da sacralidade, do direito e da defesa do dom de viver, além de indicações para uma cultura de cuidado e compromisso com a vida humana.

Os materiais foram lançados pela comissão em 2021, por meio das Edições CNBB. Para adquirir o material, acesse o site da editora ou entre em contato via WhatsApp.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”65371″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO