Em Mauá, Paróquia São Paulo Apóstolo comemora 60 anos de história

A Paróquia São Paulo Apóstolo celebra o Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos de história nesta segunda-feira (28/02), na Diocese de Santo André. De acordo com o decreto diocesano, a paróquia foi criada no dia 28 de fevereiro de 1962, pelo primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira (1915-1989). A igreja fica localizada na Avenida Cláudio Savietto, nº 66 – Jardim Zaíra, na Região Mauá. O atual pároco é o Pe. José Ferreira, o Padre Zezão, que está à frente da paróquia desde setembro de 2004.

As missas na matriz paroquial são realizadas nos seguintes horários aos finais de semana: sábado, às 16h; domingo, às 7h, 10h e 18h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial pelo telefone: 4514-7394.

A matriz paroquial conta com cinco comunidades: Sagrados Corações de Jesus e de Maria (Jardim Zaíra); Santa Edwiges (Jardim Alto da Boa Vista); Santa Teresinha do Menino Jesus (Jardim Zaíra III); Nossa Senhora de Fátima (Jardim Zaíra II) e Santo Expedito (Jardim Zaíra – Macuco).

Vamos rezar por seus padres e paroquianos para que a Acolhida e a Missão sejam prioridades permanentes na evangelização e na promoção humana!

Fundação e padres que atuaram na Paróquia São Paulo Apóstolo

Aos 28 de fevereiro de 1962 foi criada pelo primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, a Paróquia de São Jorge, atual Paróquia São Paulo Apóstolo, desmembrada da Paróquia Imaculada Conceição de Mauá, com sede em terreno doado pelo Sr. Chafik Mansur Sadek e seus parentes.

Década de 1960

O primeiro sacerdote a atendê-la como vigário ecônomo foi o Pe. José Jeukens. Em 19 de agosto de 1963, o Cônego Pe. Walfrides Praxedes foi nomeado o primeiro pároco, que organizou e deu vida à nova paróquia usando o seu carisma e experiência nas difíceis condições da época. Em julho de 1966, o Cônego Praxedes foi transferido e o Pe. Luiz Roberto Constantino Orlow assumiu como vigário ecônomo, que logo foi substituído com a volta do Cônego Praxedes.

Década de 1970

Em 24 de julho de 1972, foi nomeado pároco, o Pe. Pedro Luiz Jourdane,  que no ano seguinte voltou para a França. Em março de 1973, a paróquia ficou sob os cuidados de três leigos do curso de Diaconato até que o Pe. José Mahon, até então vigário da Paróquia São Felipe, no Parque das Américas (Mauá), veio para a Paróquia São Jorge. Foi então construído um novo templo que deu mais condições de participação da crescente ocupação do Jardim Zaíra.

Padroeiro São Paulo Apóstolo

Foi nessa época que, movidos pela polêmica dos santos canonizados ou não, o padroeiro da paróquia foi trocado por São Paulo Apóstolo, em 3 de junho de 1975. Em 29 de junho do mesmo ano chega em Santo André o bispo Dom Cláudio Hummes, que assumiu a Diocese no Natal de 1975. No dia 25 de janeiro de 1976 foi inaugurada a nova igreja por Dom Cláudio.

Décadas de 1980 e 1990

Em 20 de julho de 1980, Pe. Ângelo Belloso assumiu a paróquia. Ele permaneceu até a vinda do Pe. Mariano Callegari, que tomou posse em março de 1986, e ficou até a nomeação do Pe. Igino Tonon, em 16 de março de 1989, que foi o pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo durante dez anos até a chegada do Pe. Edmar Antonio de Jesus, no ano de 1999.

Anos 2000 em diante

Pe. José Herculano Vicente chegou à paróquia ainda no século passado, em janeiro de 1999 e permaneceu até setembro de 2004. Em agosto desse mesmo ano foi nomeado pároco, o Pe. José Ferreira, que em 2020 se tornou administrador paroquial e permanece na paróquia até os dias atuais.

Uma trajetória de perseverança, superação e testemunho da fraternidade

Em 60 anos de existência são inúmeros os fatos que marcaram a comunidade paroquial, alguns edificantes e outros nebulosos, principalmente à época da ditadura militar que produziu, inclusive, mártires militantes da Pastoral Operária e do advento das engajadas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), fruto do Concílio Vaticano II.

A organização pastoral dos padres precedentes que estiveram à frente desta Paróquia São Paulo Apóstolo permitiu uma grande evolução em termos de dar melhores condições ao povo cristão participantes desta caminhada de fé. Assim, as cinco capelas estão reformadas e pudemos assumir a empreitada de construir uma nova matriz paroquial, sempre lembrando que de nada adianta fazer lindas “igrejas”, se a verdadeira Igreja que somos nós, seguidores do Crucificado – Ressuscitado como discípulos e discípulas de Jesus Cristo, não nos tornarmos “sal da terra e luz do mundo”.

Que nos 60 anos da Paróquia São Paulo Apóstolo façamos a justa e agradecida memória de tantos fiéis que permitiram com seu trabalho dedicado e sua participação responsável e consciente que pudéssemos estar comemorando cheios de júbilo, movidos pela fé e semeando a esperança esta data tão festiva.

Os cristãos católicos desta Paróquia São Paulo Apóstolo querem que o povo do Jardim Zaíra perceba que somos solidários e pelo testemunho da fraternidade acreditem que é possível criar um mundo novo onde sejamos irmãos e irmãs atentos aos preferidos de Deus, os mais fracos e desvalidos, os sem voz e sem vez, aos pobres e desesperançados em busca de uma nova humanidade a caminho do Reino definitivo.

Texto: Pe. José Ferreira (Pe. Zezão) – pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo

Fotos: Diocese de Santo André