Celebração Eucarística abre ano letivo do Seminário Diocesano

No dia 3 de fevereiro de 2022, memória litúrgica de São Brás, nossa Diocese celebrou a Santa Missa de abertura do ano letivo dos seminaristas, presidida por Dom Pedro Cipollini e concelebrada pelo Padre Camilo (secretário episcopal) e pelos reitores do seminário Padre Cleidson (Seminário Propedêutico), Padre Hamilton (Seminário de Filosofia) e Padre Rudnei (Seminário de Teologia).
No início da celebração o bispo acolheu os 7 novos seminaristas do propedêutico e posteriormente dirigiu-se a todos, pedindo perseverança e fé. Tendo em vista a liturgia muito propícia dentro do contexto vocacional, o envio dos doze, dois a dois cf. (Mc 6, 7-13), Dom Pedro em sua homilia refletiu com os seminaristas a dimensão do chamado feito por Jesus, vocação, sendo o primeiro passo do qual derivam os demais.
Abordou a importância da amizade com Jesus em seu seguimento, sendo portanto essencial o cultivo de uma vida espiritual. Neste panorama, em uma metáfora, comparou a vida espiritual, a espiritualidade, como a raiz de uma árvore e denotou que quando esta não se alimenta, fica fraca, a árvore vai se deformando ao ponto que mesmo ventos suaves, derrubam-na.
Por tanto, para quem quer ser padre, ter uma espiritualidade sólida é essencial, pois sem esta raiz não é possível sobreviver, aguentar as ventanias e intempéries da vida.
Delineou ainda, que a missão do padre não é individual, não se faz a missão sozinho, que o padre deve ser um homem de comunidade, de maneira direta disse aos seminaristas: “Vocês não serão padres sozinhos, sem a comunidade.” Ademais onde existe vida no Espírito e comunhão com os irmãos, vida em comunidade, tudo se resolve. O bispo expressou a importância da cruz no seguimento de Jesus e convidou a todos a terem coragem e serem amigos da Cruz, pois não existe seguimento sem cruz.

Em síntese, ele alinhavou: “Que Deus nos dê coragem, se formos amigos de Cristo e aprendermos a viver em comunidade e aceitarmos a cruz de Cristo, se seguirmos este caminho no processo formativo, seremos padres felizes.”
No final da celebração eucarística Padre Cleidson, reitor do propedêutico e pároco da paróquia onde foi presidida a missa, dirigiu uma palavra de acolhida a todos e na sequência o Reitor da Casa de Filosofia, Padre Hamilton anunciou as paróquias em que os jovens seminaristas irão atuar pastoralmente no ano de 2022.