Diocese de Santo André

Missa da Quarta-Feira de Cinzas abre Quaresma e Campanha da Fraternidade 2022 no dia 2 de março

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 na Diocese de Santo André e o início do tempo litúrgico da Quaresma acontecem nesta quarta-feira (02/03), às 19h, durante a Missa com o Rito da Imposição das Cinzas, que será celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André.

A Missa da Quarta-feira de Cinzas seguirá os protocolos sanitários adotados durante os tempos de pandemia da Covid-19, como o uso de máscara, álcool em gel e espaços bem ventilados com portas e janelas abertas durante as missas e também contará com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook: https://bit.ly/35YfmwA e YouTube: https://bit.ly/2zHgOqU.

As demais paróquias das sete cidades do Grande ABC também realizarão as missas da Quarta-feira de Cinzas em diferentes horários nas comunidades. Consulte o horário na paróquia mais próxima de sua casa.

Diante da situação que ameaça a paz e promove o sofrimento da população com o início de uma guerra, o Papa Francisco também convocou durante a Audiência Geral da última quarta-feira (23/02), realizada no Vaticano, um Dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia e o fim da guerra, a ser realizado em 2 de março.

Sobre a Quaresma

“Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10a). Essa é a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022, reflexão sugerida pelo santo Padre a partir da exortação de São Paulo aos Gálatas.

“A Quaresma vem recordar-nos que o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia”.

A Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, é um tempo de reflexão, caridade, confissão e penitência. Segundo Dom Pedro Cipollini, o jejum, a oração e a esmola são condições para a nossa conversão e vivência do discipulado de Jesus Cristo na sociedade.

Sobre a Campanha da Fraternidade

Realizada anualmente desde a década de 1960 em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema  “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). Não é um tema inédito, uma vez que as campanhas de 1982 e 1998 abordaram esse mesmo tema. Contudo, neste ano somos chamados a compreender não somente os aspectos e dificuldades de se consolidar uma educação formal de qualidade diante dos desafios gigantescos de nosso país, mas a compreender a busca por uma educação integral, na qual se considera a pessoa humana em sua totalidade. 

Leia mais: 

Vem aí o tempo da Quaresma

Campanha da Fraternidade 2022 destaca a educação no processo de formação integral do ser humano

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão