Diocese de Santo André

Homilia na Quarta-Feira de Cinzas de 2022

QUARTA FEIRA DE CINZAS – 02/março/2022
Homilia Dom Pedro Carlos Cipollini – Catedral de Santo André
Abertura da Campanha da Fraternidade

Estimados irmãos presbíteros aos quais saúdo na pessoa do Padre Joel Vigário Geral e Pe. Geraldo, coordenador diocesano da CF/2022, cujo lançamento na Diocese se dá nesta Santa Eucaristia, prezados diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e todos vocês irmãos e irmãs pelo santo Batismo, o qual nos consagrou a Jesus Cristo para a vida nova do Reino de Deus.

Estamos vivenciando o primeiro dia da quaresma. Com esta celebração a Igreja nos dá as orientações para vivermos este período quaresmal. São Paulo na segunda leitura (2 Cor 5,20-6,2) nos convida a acolher a graça de Deus, a não deixar passar em vão esta oportunidade que Deus nos oferece: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. Neste tempo quaresmal que iniciamos hoje, a Igreja propõe uma mobilização para a conversão que é sempre reconciliação com Deus e com os irmãos. Agora diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos, pedindo o perdão e Eu vos perdoarei (cf. Jl 2,12).

Somos instruídos a viver estes quarenta dias como um caminho de conversão e penitência. Um esforço e uma busca mais intensa de corresponder à vontade de Deus em nossa vida. Porém não podemos viver a quaresma sem ter os olhos fixos na Páscoa, que é vitória final de Jesus Cristo. Ele vence a morte e nos dá a vida.

São quarenta dias que nos recordam o tempo bíblico de quarenta dias, significando o tempo da espera, da preparação para algo importante que vai acontecer. Este algo importante é a Páscoa. Quarenta dias nos recordam os quarenta dias que durou o dilúvio (Gn 7,4); quarenta anos de peregrinação do povo de Deus pelo deserto (Ex. 16,35); os quarenta dias nos quais o profeta Elias viajou até o monte Horeb, para encontrar-se com Deus (1 Rs 19,8); os quarenta dias que Jesus passou no deserto orando, jejuando e sendo tentado (Mt 4,3).

A todos nós, é proposto este período de quaresma, no qual deve ressoar constantemente em nossos ouvidos o convite de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Não é uma simples mudança de vida, mas é a acolhida do amor de Deus, que reconcilia o mundo consigo pelo amor manifestado na cruz. É reconhecer a infidelidade, a falta de conversão, arrependimento, de acolhida e do perdão que nos é oferecido pelo coração do Pai misericordioso. Assim,  Quaresma nos ensina o caminho da purificação e da iluminação do nosso interior, se rezarmos mais e procurarmos ouvir melhor a Palavra de Deus.

No Evangelho Jesus nos propõe exercícios que evidenciam o caráter da conversão, da mudança de vida. Na Quarta-feira de Cinzas escuta-se o Evangelho de Mateus (Mt 6,1-8.16-18) onde Jesus faz referência à esmola, à oração e ao jejum. A esmola está associada á partilha dos bens. A oração nos coloca em relação direta com Deus e o jejum nos prepara e capacita para orar e partilhar. São posturas que visam novas relações do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a criação e com Deus. É o modo de agir no amor, justiça e paz. Na amizade social”, conforme ensina o papa Francisco na Fratelli Tutti.

Não podemos ficar somente neste aspecto exterior da conversão, como comumente se faz. Jesus propõe algo mais profundo. Ele propõe uma consciência reta, propõe a retidão interior, que brota de nossa intimidade com Deus. Que quer dizer isso? Quer dizer que devemos imitar Jesus, que não fazia nada para ser admirado e aplaudido pelos outros. Ele vivia diante de Deus Pai e tudo fazia por Ele.

Jesus nos alerta no Evangelho para estarmos atentos contra nossa humana tendência de querer recompensa por fazermos o bem, cumprir o dever e sermos bons. Esta atitude nos faz fechados em nós mesmos, porque vivemos preocupados com o que pensam de nós, se nos louvam ou agradecem. Jesus nos convida a fazer o bem porque fazer o bem é bom, o Pai do céu age assim. Amar a Deus porque Deus é Deus e merece ser amado pelo que Ele é, e não pelo que Ele nos dá ou faz. Estar ligado a Deus por amor, fazer o bem por amor de forma gratuita, esta é a conversão que nos é proposta. Está é a alegria perfeita com base no amor gratuito, na pratica da justiça do Reino.

Jesus nos indica a motivação principal para praticar a justiça do Reino de Deus: buscar agradas a Deus e não aos homens! Jesus nos ensina a nos livrarmos da hipocrisiaVivamos este itinerário de conversão quaresmal e Jesus nos promete: “o teu pai do céu te recompensará”. Se vivermos no amor Deus nos recompensará com amor e felicidade. No amor há sempre reciprocidade. Que nesta quaresma possamos viver e praticar o bem no segredo, onde o Pai nos vê, nos ama e nos esperara para nos dar a recompensa.

No Evangelho aqui proclamado podemos perceber como Jesus “Fala com sabedoria e ensina com amor”(cf. Pr 31,26). Este é o lema da CF/2022 cujo tema é “Fraternidade e Educação”. A exemplo de Jesus, nós seus discípulos somos chamados a nos interessarmos pela “educação”, educação para todos, a fim de que todos possam ter mais vida e vida com dignidade. Educar é humanizar. Começa na família, passa pela escola e vai pela vida toda. Alguém disse que  a distribuição desigual da renda em nosso país, deriva da distribuição desigual da educação.

Vivemos no mundo uma agressividade e violência crescentes. No Brasil a falta de educação se reflete nesta quase “guerra civil” que vivemos, caracterizada pelo “nós contra eles”, pela agressividade com quem “não pensa como eu” e o desrespeito ao que é diferente. Precisamos educação de qualidade para todos, precisamos de vontade política de educar para a fraternidade, o diálogo e a convivência pacífica. Educar não é um ato isolado, é encontro no qual todos são educadores e educandos. Educar é tarefa da família, da escola, da Igreja e de toda a Sociedade.

Estamos neste momento horrorizados com a guerra na Ucrânia. Queremos rezar para que este conflito insano, termine o mais rápido. Porém, repito que nós infelizmente, vivemos no Brasil uma “guerra civil camuflada”, fruto de uma sociedade sem projeto eficiente para a educação. Todos os dias se contabilizam centenas de mortos, não só pela covid, a pandemia, mas pela violência, a fome, a falta de assistência médica, de moradia, etc. Não é somente a corrupção que impede uma “Pátria Feliz”, mas a incompetência também.

A Campanha da Fraternidade tem como grande objetivo, despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto da sociedade brasileira, buscando caminhos de solução a partir do Evangelho. Assim se une Fé e Vida! A realidade da Educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade e busca de desenvolver o sentimento de pertença e cidadania. A maior parte das mazelas eu atingem nossa sociedade, nosso Brasil é por falta de cidadania, e esta somente através do processo educacional é possível desenvolver.

Por isso, o papa Francisco pede-nos a adesão ao “Pacto Educativo Global”, no qual a pessoa humana é considerada de modo integral, nas suas diferentes dimensões e realidades. Jesus pede-nos uma educação para o amor, fraternidade e justiça. Em nossa Dioceses os agentes de pastorais tiveram seu encontro formativo em fevereiro. Incentivo o coordenador da CF/2022 em nossa Diocese Pe. Geraldo, os agentes de pastorais em especial os padres e diáconos a promoverem e vivenciarem esta Campanha nas várias frentes de trabalho evangelizador de nossa Igreja. Foi elaborado pela Comissão Teológica diocesana um subsídio para os encontros e via sacra, ficou muito bom e já está sendo usado. É o esforço e a contribuição de nossa Igreja de Santo André para que o Evangelho chegue a todos através desta CF/2022. Vamos participar!

Para iniciar a quaresma a Igreja coloca cinzas, sinal de penitência e arrependimento, proferindo a frase de Jesus: Convertei-vos e crede no Evangelho.  As cinzas recorda-nos nossa origem e nosso fim conforme está na Bíblia: Deus fez o homem do pó da terra (Gn 2,7) e ao pó da terra ele voltará (Gn 3,19). Esta consideração é um chamado para reconhecermos nossa fragilidade, mortalidade e a vaidade de todas as coisas.

É tempo favorável de renovar a fé, mudar de vida, passando do egoísmo ao amor, e encontrar a felicidade que somente o Deus Vivo pode oferecer através de Jesus que Fala com sabedoria e nos ensina com Amor. AMÉM!

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO