Diocese de Santo André

“Vocação: graça e missão”; Divulgado o cartaz do 3º anos vocacional do Brasil

Foi divulgado durante o Encontro Nacional dos Coordenadores Regionais do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional, ocorrido nos dias 28 a 30 de março, em Brasília (DF), o cartaz do 3º Ano Vocacional do Brasil.

“Nele, recordaremos o tema e o lema que nos orientarão, ao longo do próximo ano, que comemorará os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção de todas as vocações no país”, afirmou o bispo referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque de Araújo. 

Dom José explica que na inspiração do autor, o padre Reinaldo Leitão (rogacionista), recorda que todos são convidados a contemplar a vocação, como um dom e iniciativa divina, a partir da experiência de encontro com o ressuscitado, na participação da vida comunitária e em perspectiva missionária. 

Para ele, o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, a partir do relato dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), ajudará a renovar o ardor vocacional e a disponibilidade a sair em missão a partir da escuta da Palavra. 

“Fazemos votos que este instrumento de comunicação seja bastante divulgado em todas as comunidades e que nos irmane na tarefa, bela e desafiadora, de colaborar no caminho sinodal que estamos percorrendo”, completou dom José. 

Em entrevista ao portal da CNBB, o padre Reinaldo Leitão (na foto abaixo) agradeceu o convite e a confiança do SAV-PV para ilustrar o tema e lema deste “tão esperado e promotor 3° ano vocacional”.

“Busquei traços simples e equilíbrio de cores vibrantes para criar a identidade visual que representará as diversas ações realizadas neste grande mutirão em prol de todas as vocações. Fico feliz em perceber a receptividade das pessoas e instituições frente a esta minha proposta visual. Desejo que este ano vocacional possibilite em todo país , um belíssimo florescimento de todas as vocações”, exortou padre Reinaldo.

O cartaz está disponível para venda no site da Edições CNBB (AQUI).

O Ano Vocacional 2023

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil deverá ser celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

 

“VOCAÇÃO: GRAÇA E MISSÃO”; DIVULGADO O CARTAZ DO 3º ANO VOCACIONAL DO BRASIL

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

“Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”, disse a Comissão organizadora.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

“Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”, finalizou a Comissão.

 

Fonte: CNBB

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO