Diocese de Santo André

Comissão para Ministérios Extraordinários realiza encontro formativo

Realizou-se na noite desta terça-feira dia 15 de Março no Auditório da Cúria Diocesana de Santo André, o primeiro encontro formativo do ano de 2022 nos formatos presencial e on-line pelas mídias diocesanas da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários (CDME).

“Após 2 anos, sentimos no coração a alegria de retomar de forma presencial este encontro e o calor humano das pessoas. Com alegria recebemos nossa palestrante a Secretária Executiva do Centro de Pastoral da diocese Mércia Aparecida da Silva Ferreira.  De forma clara e suscinta, ela destacou os aspectos fundamentais sobre o protagonismo dos leigos que fazem a igreja de Jesus Cristo acontecer, com o lema: “Ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mt, 28-19)”,  celebra o casal coordenador do CDME, Cláudio e Maria da Penha.

Mércia Ferreira refletiu junto aos coordenadores paroquiais dos ministros, que  como filhos e filhas de Deus pelo nosso batismo, a proposta do Documento de Aparecida (DAp, n. 211) nos traz o chamado para a missão de sermos protagonistas das ações pastorais da igreja, construindo o Reino de Deus, caminhando junto com nossos irmãos e irmãs e conhecendo suas necessidades partindo de uma visão ampla e entender está tão sonhada construção do Reino que o próprio Cristo Jesus nos confiou. Somos aqueles nos quais as pessoas se espelham. Sobretudo devemos carregar em nossos corações a Alegria do Senhor, pois ela é a nossa força, em nossos rostos, o sorriso que reflete este Cristo que está vivo dentro de cada um de nós e envolvidos no amor de Cristo, somos sensíveis ao acolhimento e a espiritualidade para levar Jesus, Nossa Senhora e São José, a Sagrada Família de Nazaré aos corações das pessoas, aos corações das famílias que são projeto de Deus. Nossos lares são a primeira igreja construída sobre a rocha firme que é Jesus Cristo e à partir deste ponto, somos capazes de realizar a igreja em saída que o Papa Francisco tanto nos pede.

Os momentos de espiritualidade e as leituras dos documentos da igreja, também foram pontos destacados no encontro formativo: “Que à Luz do Espírito Santo, sejamos “Homens e Mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da igreja.” (Puebla, n. 786 – 1979).   Também deve-se estar sempre atentos as propostas do Papa Francisco para os ministros e para a igreja, para que estejam sempre em comunhão com Deus e com a Igreja, a fim de construir o Reino de Deus.

Por fim, o encontro foi encerrado com uma mensagem inspiradora do nosso amado Papa Francisco, em que ele diz: “Prefiro uma igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”

 

Perdeu a formação? Clique no link e assista em nosso canal do Youtube

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui