Diocese de Santo André

Comissão para Ministérios Extraordinários realiza encontro formativo

Realizou-se na noite desta terça-feira dia 15 de Março no Auditório da Cúria Diocesana de Santo André, o primeiro encontro formativo do ano de 2022 nos formatos presencial e on-line pelas mídias diocesanas da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários (CDME).

“Após 2 anos, sentimos no coração a alegria de retomar de forma presencial este encontro e o calor humano das pessoas. Com alegria recebemos nossa palestrante a Secretária Executiva do Centro de Pastoral da diocese Mércia Aparecida da Silva Ferreira.  De forma clara e suscinta, ela destacou os aspectos fundamentais sobre o protagonismo dos leigos que fazem a igreja de Jesus Cristo acontecer, com o lema: “Ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mt, 28-19)”,  celebra o casal coordenador do CDME, Cláudio e Maria da Penha.

Mércia Ferreira refletiu junto aos coordenadores paroquiais dos ministros, que  como filhos e filhas de Deus pelo nosso batismo, a proposta do Documento de Aparecida (DAp, n. 211) nos traz o chamado para a missão de sermos protagonistas das ações pastorais da igreja, construindo o Reino de Deus, caminhando junto com nossos irmãos e irmãs e conhecendo suas necessidades partindo de uma visão ampla e entender está tão sonhada construção do Reino que o próprio Cristo Jesus nos confiou. Somos aqueles nos quais as pessoas se espelham. Sobretudo devemos carregar em nossos corações a Alegria do Senhor, pois ela é a nossa força, em nossos rostos, o sorriso que reflete este Cristo que está vivo dentro de cada um de nós e envolvidos no amor de Cristo, somos sensíveis ao acolhimento e a espiritualidade para levar Jesus, Nossa Senhora e São José, a Sagrada Família de Nazaré aos corações das pessoas, aos corações das famílias que são projeto de Deus. Nossos lares são a primeira igreja construída sobre a rocha firme que é Jesus Cristo e à partir deste ponto, somos capazes de realizar a igreja em saída que o Papa Francisco tanto nos pede.

Os momentos de espiritualidade e as leituras dos documentos da igreja, também foram pontos destacados no encontro formativo: “Que à Luz do Espírito Santo, sejamos “Homens e Mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da igreja.” (Puebla, n. 786 – 1979).   Também deve-se estar sempre atentos as propostas do Papa Francisco para os ministros e para a igreja, para que estejam sempre em comunhão com Deus e com a Igreja, a fim de construir o Reino de Deus.

Por fim, o encontro foi encerrado com uma mensagem inspiradora do nosso amado Papa Francisco, em que ele diz: “Prefiro uma igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”

 

Perdeu a formação? Clique no link e assista em nosso canal do Youtube

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão