Festa da Divina Misericórdia celebra o amor de Deus

O Movimento da Cultura da Divina Misericórdia, da Diocese de Santo André organizou um tríduo preparatório para a celebração da Festa da Divina Misericórdia, que acontece sempre no segundo domingo de Páscoa.

Essa data foi instituída por São João Paulo II, com o decreto emitido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em 23 de maio de 2000. Seu nome oficial é “Segundo Domingo da Páscoa ou Divina Misericórdia”.

O então papa João Paulo II havia anunciado durante a canonização da polonesa Irmã Faustina Kowalska, no dia 30 de abril daquele mesmo ano: “Em todo o mundo, o segundo domingo de Páscoa receberá o nome de domingo da Divina Misericórdia. Um convite perene para o mundo cristão enfrentar, com confiança na benevolência divina, as dificuldades e as provas que esperam o gênero humano nos anos que virão”. Todas as celebrações aconteceram na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André.

Primeiro dia do Tríduo em Preparação a Festa da Divina Misericórdia
Na quarta-feira, dia 20 de Abril, aconteceu o primeiro dia do Tríduo em preparação à Festa da Divina Misericórdia, com o tema  “O Sacramento do Perdão  e a Palavra” ( uma das três formas de Praticar a misericórdia) , a celebração eucarística foi presidida pelo diretor espiritual do Movimento da Cultura da Misericórdia (MCM), Padre Fernando Valladares.

Durante a santa missa, Padre Fernando lembrou que o Sacramento da Reconciliação é junto à Santa Comunhão, uma condição  indispensável para obter-se na Festa da Misericórdia, a grande promessa do completo perdão das culpas, como também  das penas do purgatório devido a nossos pecados. O Sacramento da Reconciliação, mais do que qualquer outro, põe em evidência o primeiro efeito da Misericórdia de Deus, que a institui, é um meio para alcançar a humildade de coração e um convite a aceitar com confiança a nossa própria redenção.  E ainda refletir de que amar o próximo como Jesus amou é querer o seu bem maior, sua salvação  desejando e agindo de forma que ele alcance a salvação, ensinando-o, corrigindo-o e aconselhando-o, conforme uma das três formas de praticar a Misericórdia que é a PALAVRA, isto para que tenha certeza da Misericórdia de Deus, que ama e quer salvar a todos.

Segundo dia do Tríduo em preparação à Festa da Divina Misericórdia
Celebrada por nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, na sexta-feira (22/04), a santa missa teve como tema “A Via Sacra (Paixão de Cristo) e a Oração (uma das três formas de praticar a Misericórdia)”.

A reflexão foi norteada a compreender que a Misericórdia de Deus deve  meditar na Paixão de Cristo que foi a condição  para que  Ele  pudesse entrar, por nós na sua “glória “, a misericórdia de Deus não tem medidas, pois Jesus sofreu sem medida. A Oração foi outro tema refletido como uma das três formas de praticar misericórdia, que é uma grande arma que Deus colocou em nossas mãos, pois a misericórdia de Deus atingirá os corações também pela força da oração.

Terceiro dia do Tríduo em preparação à Festa da Divina Misericórdia
Com o tema “O Sacramento da Eucaristia e a Ação  (uma das três formas de praticar a Misericórdia)”, Dom Nelson Westrupp, bispo emérito, celebrou a santa missa no dia 23 de abril (sábado).

Neste terceiro dia a reflexão baseou-se que a Santa Eucaristia é o sustentáculo  para a vida humana. Na vida de Santa Faustina era a presença de Jesus Sacramentado  que trazia paz ao coração de Santa Faustina, da presença Eucarística lhe veio a coragem para o sofrimento e a serenidade para enfrentá-lo. Outro tema refletido foi sobre a ação, que é  uma das três formas de praticar misericórdia, que temos que lembrar de que amar o próximo  como Jesus amou significa comprometer com aqueles que suplicam sustento para o corpo e para o espírito, pois Cristo multiplicando pães e peixes e dando alimento à Sua Palavra nunca deixou de saciar a fome daqueles que o seguiam.

Festa da Festa da Divina Misericórdia
No segundo domingo de Páscoa (24/04), Padre Fernando retorna à Catedral para celebrar a Festa da Divina Misericórdia. Antes do início da meditação sobre a palavra do domingo,  Padre Fernando falou sobre a grande alegria de celebrar presencialmente em torno da misericórdia de Deus, trouxe à memória todos aqueles que partiram e agradeceu todos os representantes da Cultura da Divina Misericórdia que se fizeram presente na santa missa.

Relembrou que o movimento tem 17 anos de atuação na diocese:” Somos propagadores da misericórdia de Deus por todas as nossas paróquias, só temos a agradecer podermos estar aqui novamente após esse tempo de penumbra que vivenciamos.” Sua homilia iniciou falando sobre a importância da Divina Misericórdia, ressaltou que o convívio com o próximo em comunidade, exercitando a fé e valorizando o momento que está com Deus e com o outro. “A experiência com Jesus vem da convivência com o irmão, não fazendo as coisas do meu jeito, mas é a presença do Cristo que eu quero na minha vida, o que me une a estar na caminhada de igreja? É o Cristo”, reflete o sacerdote.
Ao final da celebração, os membros do MCM foram convidados a irem até o presbitério para renovarem o ato de consagração a Jesus Misericordioso, pois cada membro é  um apóstolo da Divina Misericórdia.

A coordenadora diocesana do movimento, Maria Ivanilde, ao final da missa convidou a todos para participarem toda última sexta-feira do mês às 15h, da Missa em Louvor à Divina Misericórdia, que acontece sempre na catedral diocesana.

Quer saber mais sobre o Movimento da Cultura da Misericórdia? Entre em contato
Coordenadora Diocesana: Maria Ivanilde 11 98867 7249