Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra Sábado Santo: “Aleluia, a igreja exclama hoje exultante!

Assim como aconteceu em todas as paróquias da Diocese de Santo André, na Igreja Mãe, a Catedral nossa Senhora do Carmo, no centro de Santo André, celebraram no neste sábado à noite (16/04) a Vigília Pascal, a noite mais importante para os católicos, que recordam e comemoram a vitória de Jesus Cristo sobre as trevas. A  Missa foi presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo pároco e vigário geral, Pe. Joel Nery,  e o pelo secretário episcopal, Pe. Camilo Gonçalves.

Essa celebração é considerada a mais importante do calendário litúrgico cristão, tanto que recebe o título de Mãe de todas as vigílias, por ser a primeira celebração oficial da ressurreição de Jesus. É também conhecida como celebração do Sábado de Aleluia, com velas, leituras sobre o plano de salvação de Deus, Batismo e Eucaristia.

A celebração iniciou-se do lado de fora da Catedral, os fiéis aguardavam ansiosos para reviverem esse momento que após dois anos acompanhando de casa, devido a pandemia. Dom Pedro começou o rito  com a bênção do fogo e depois com a procissão do Círio Pascal, que representa Cristo ressuscitado. 

No percurso até o altar as velas dos fiéis iam sendo acesas ao passo que o Padre Joel  anunciava: “Eis a Luz de Cristo”. Um dos momentos marcantes da celebração é quando entoam Hino do Glória, entoado pelas vozes do coro, enquanto as luzes eram acesas e a Páscoa  proclamada.

A liturgia da Vigília Pascal contém cinco elementos essenciais: benção do fogo novo e do Círio Pascal; proclamação da Páscoa, canto de alegria, anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, trazendo uma série de leituras sobre a história da Salvação; o batismo dos catecúmenos, a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

Nosso bispo diocesano inicia a sua homilia celebrando a vitória de Cristo: “Aleluia, a igreja exclama hoje exultante! Percorremos o caminho da Paixão e Morte de Jesus durante todo esse período quaresmal e semana semana. Hoje chegamos no ápice, celebrando a vitória de Cristo, pois Ele morreu e ressuscitou, Aleluia!”

 

“Deus nos fala de túmulo e escuridão, mas também nos fala de luz e vida. Páscoa é a passagem da morte para a vida, da morte do pecado para a vida da graça. Vivemos dias que aparentemente Jesus vive no túmulo, esquecido pela maioria da humanidade, que não houve a sua palavra  e trilha caminhos diferentes que Ele indicou. Parece que se perdeu a memória de Deus na sociedade, desvaloriza se a vida, não se pratica a religião de verdade, sem um modo de vida ético que conduza as pessoas a um destino feliz, muita solidão”, nos alerta nosso bispo diocesano.

Continuando a reflexão, salienta que Deus sempre renova sua aliança com o povo, assim como fez com Abraão e Moisés, pois Deus sempre toma a iniciativa: “Toma a iniciativa de enviar Seu Filho para nos salvar, toma a iniciativa de te criar e te convidar para estar aqui hoje como cristão batizado, membro da sua família e da igreja, que é o Corpo de Cristo, que é a cabeça da igreja. Deus toma a iniciativa de te amar do jeito que você é.”

Dom Pedro continua a reflexão sobre a noite de hoje: “A ressurreição de Jesus é consequência de uma vida gasta a fazer o bem e libertar os oprimidos. Isso significa que um cristão, uma cristã na linha de jesus se esforça por vencer o egoísmo, a mentira e a injustiça, e fazer triunfar o amor, está ressuscitando, a ressurreição vai acontecendo a cada momento que você escolhe fazer o bem, seguindo o que Jesus mandou no Evangelho. Significa que sempre que alguém no seguimento de Jesus se dá aos outros e manifesta em gestos  concretos a entrega aos irmãos, está ressuscitando”.

Seguindo o rito litúrgico, a igreja se uniu para rezar a Ladainha de todos os Santos, que é uma oração e invocação à Santíssima Trindade, pedido de intercessão da Virgem Maria, dos Anjos e todos os mártires e santos mais importantes da Igreja Católica.

Após a benção da água batismal,  Padre Joel apresentou a catecúmena Luciana Ferreira, que faz parte da turma da Iniciação à Vida Cristã para Adultos da Catedral, Dom Pedro seguiu com o rito do batismo, manifestando ao final a alegria e acolhendo a batizada com uma salva de palmas.

Os fiéis presentes tornaram a acender suas velas para a renovação das promessas batismais, sendo abençoados com a água do batismo pelo bispo e o vigário geral.

Ao final da celebração Padre Joel agradeceu nosso bispo pela presença nas celebrações na catedral, Dom Pedro desejou a todos os presentes uma Feliz e Santa Páscoa.

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão