Vocação que brota do batismo, relembra Dom Pedro em reunião geral do clero

Tendo como local o salão da Paróquia São José, no Baeta Neves em São Bernardo do Campo, aconteceu na manhã de quinta-feira (16/05) a segunda Reunião Geral do Clero da Diocese de Santo André,. Logo no início do encontro nosso bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini realizou o momento de oração com todos os presentes.

O bispo diocesano relembra sobre os ensinamentos de Jesus Cristo sobre a santa igreja: “Jesus diz à igreja para ser servidora do bem. Por isso o nosso lugar na igreja é o lugar a partir do qual nós seguimos Jesus. É o lugar a partir do qual nós servimos o reino. Nossa vocação presbiteral brota do batismo e que não devemos deixar de fazer uma escolha amorosa em Cristo, para que nós estejamos mais perto Dele e participando do seu pastoreio.”

O Coordenador de Pastoral, Pe. Everton Gonçalves relembrou sobre a etapa diocesana do Sínodo dos Bispos, que estamos na fase final de escuta para elaboração da síntese diocesana, que terá seu momento celebrativo de encerramento dia 30 de Julho às 09h na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Padre Ryan Mathew Holke , vigário para caridade social, também relembrou o clero sobre a Assembleia Diocesana do Vicariato Episcopal para Caridade Social que acontece dia 28 de Maio, com a presença de dois representantes por paróquia.

Após o período mais crítico de pandemia, as celebrações de  conferimento e renovação dos ministério extraordinários não aconteceram, mas serão retomados no meio do ano, segundo Padre Francisco Semplicio, assessor diocesano, que trouxe informações importantes sobre a data da celebração e como será realizada o cadastro dos ministros no novo sistema utilizado.

A reunião do clero é essencial, pois é o momento em que os presbíteros recebem informações e orientações sobre calendário e acontecimentos em toda diocese, assim também como questões administrativas.