Diocese de Santo André

A paróquia que nasceu do Coração de Jesus

“Jamais vos esquecerei!”  (Is 49,15).

No dia 2 de maio de 2022 registra uma data histórica para muitos fiéis católicos cristãos residentes no Bairro Jardim, no município de Santo André, na Grande São Paulo. Na data referida, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus comemora 60 anos de existência, missão e doação sob a devoção do Santíssimo e Sagrado Coração do Filho de Deus. Por isso, é com muita alegria que, para os fiéis desta Paróquia, 2022 tem sido considerado o seu ano Jubilar.

A  nossa história
Fundada por Dom Jorge Marcos de Oliveira, o primeiro Bispo da Diocese de Santo André, a história da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus reflete um chamado similar ao do Apóstolo São João: ser discípula amada, em essência, do Sagrado Coração de Jesus.

Antes instalada a alguns metros do Terminal Rodoviário, na Travessa São Vicente, no final da década de 1960 foi obtido um terreno onde, até hoje, fica a atual sede: Rua das Paineiras, 152. A Paróquia foi instalada onde antes funcionava a secretaria para anos depois começar a ser construída a “igreja de vidro”, transparente e acolhedora como o Coração Sagrado Daquele que recebe seus discípulos muito amados no referido templo.

O início da trajetória
O primeiro pároco, Pe. Eulálio (Frei Gil), foi quem assumiu a desafiadora missão de, a partir de um grão de mostarda, cultivar essa semente com fé ativa e contínua persistência, a fim de firmar e expandir a missão que lhe fora confiada. Missão essa que, como um precioso talento (bem cuidado e fermentado por todos os outros párocos que deram continuidade ao trabalho iniciado), gerou frutos cem por um e resultou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Vivendo o hoje
Sessenta anos após a sua fundação, a nossa querida Paróquia é um ramo florescido a partir da nossa amada Igreja Católica, representante e ponte maior da fé que nos ampara, nos orienta e nos sustenta em Cristo Jesus, pela intercessão de Nossa Senhora Virgem Maria. É a Nossa Mãe querida que também nos faz perseverar nos preceitos católicos, a fim de consolarmos esse Sagrado Coração, que doou a própria vida por cada um de nós e em remissão aos nossos pecados para nos presentear com a Vida Eterna.

Em meio a uma sociedade na qual, uma vez inseridos, vivemos o nosso dia a dia lidando com desafios e tribulações, ainda que cada católico percorra a sua via crucis particular, quem confia sua fé a Jesus, por Maria, tem profunda e inequívoca consciência de que é nesse Coração Sagrado que podemos tirar as sandálias dos nossos pés e nos despojar por inteiro das blindagens e resistências do cotidiano, que tantas vezes se apresenta de forma ácida e até incompreensível. Desafios diários que, sozinhos, provavelmente não conseguiríamos suportar.


Um convite a todos
Com muita alegria, celebremos o nosso Jubileu neste ano festivo de 2022 e que venham os próximos sessenta anos de missão e evangelização da Paróquia Sagrado Coração de Jesus!

Com a orientação de nosso Pe. Fernando Rocha Sapaterro, pároco desde dezembro de 2015, sempre nos levando e nos impulsionando neste momento de fé.

 

Colaboração do texto: Comissão dos 60 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão