Diocese de Santo André

A paróquia que nasceu do Coração de Jesus

“Jamais vos esquecerei!”  (Is 49,15).

No dia 2 de maio de 2022 registra uma data histórica para muitos fiéis católicos cristãos residentes no Bairro Jardim, no município de Santo André, na Grande São Paulo. Na data referida, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus comemora 60 anos de existência, missão e doação sob a devoção do Santíssimo e Sagrado Coração do Filho de Deus. Por isso, é com muita alegria que, para os fiéis desta Paróquia, 2022 tem sido considerado o seu ano Jubilar.

A  nossa história
Fundada por Dom Jorge Marcos de Oliveira, o primeiro Bispo da Diocese de Santo André, a história da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus reflete um chamado similar ao do Apóstolo São João: ser discípula amada, em essência, do Sagrado Coração de Jesus.

Antes instalada a alguns metros do Terminal Rodoviário, na Travessa São Vicente, no final da década de 1960 foi obtido um terreno onde, até hoje, fica a atual sede: Rua das Paineiras, 152. A Paróquia foi instalada onde antes funcionava a secretaria para anos depois começar a ser construída a “igreja de vidro”, transparente e acolhedora como o Coração Sagrado Daquele que recebe seus discípulos muito amados no referido templo.

O início da trajetória
O primeiro pároco, Pe. Eulálio (Frei Gil), foi quem assumiu a desafiadora missão de, a partir de um grão de mostarda, cultivar essa semente com fé ativa e contínua persistência, a fim de firmar e expandir a missão que lhe fora confiada. Missão essa que, como um precioso talento (bem cuidado e fermentado por todos os outros párocos que deram continuidade ao trabalho iniciado), gerou frutos cem por um e resultou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Vivendo o hoje
Sessenta anos após a sua fundação, a nossa querida Paróquia é um ramo florescido a partir da nossa amada Igreja Católica, representante e ponte maior da fé que nos ampara, nos orienta e nos sustenta em Cristo Jesus, pela intercessão de Nossa Senhora Virgem Maria. É a Nossa Mãe querida que também nos faz perseverar nos preceitos católicos, a fim de consolarmos esse Sagrado Coração, que doou a própria vida por cada um de nós e em remissão aos nossos pecados para nos presentear com a Vida Eterna.

Em meio a uma sociedade na qual, uma vez inseridos, vivemos o nosso dia a dia lidando com desafios e tribulações, ainda que cada católico percorra a sua via crucis particular, quem confia sua fé a Jesus, por Maria, tem profunda e inequívoca consciência de que é nesse Coração Sagrado que podemos tirar as sandálias dos nossos pés e nos despojar por inteiro das blindagens e resistências do cotidiano, que tantas vezes se apresenta de forma ácida e até incompreensível. Desafios diários que, sozinhos, provavelmente não conseguiríamos suportar.


Um convite a todos
Com muita alegria, celebremos o nosso Jubileu neste ano festivo de 2022 e que venham os próximos sessenta anos de missão e evangelização da Paróquia Sagrado Coração de Jesus!

Com a orientação de nosso Pe. Fernando Rocha Sapaterro, pároco desde dezembro de 2015, sempre nos levando e nos impulsionando neste momento de fé.

 

Colaboração do texto: Comissão dos 60 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas